Estudante impedida de ir à casa de banho indemnizada em mais de um milhão de euros

Uma antiga estudante vai receber uma indemnização de 1,25 milhões de dólares (1,17 milhões de euros), depois de ter sido forçada a urinar num balde, na sala de aula, porque a professora não a deixou ir à casa de banho.

O caso aconteceu em San Diego, na Califórnia, EUA, onde um júri decidiu a favor da antiga estudante do Liceu Patrick Henry, no âmbito de um processo movido por esta, onde exigia uma indemnização de 25 mil dólares (23,4 mil euros).

O incidente aconteceu em 2012 e, segundo a queixa, a adolescente, que tinha 14 anos na altura dos factos, não era autorizada a ir à casa de banho por uma professora, durante as aulas, por causa das rigorosas regras da escola.

No episódio que motivou o julgamento, a professora disse à jovem que urinasse num balde, numa arrecadação, na parte de trás da sala e que depois despejasse a urina na pia.

Esta situação humilhante levou a jovem a tornar-se numa vítima dos colegas, que a gozavam e lhe enviavam textos obscenos, o que a levou a tentar cometer suicídio, conforme explicou durante o julgamento que durou três semanas.

“Lidei, nos últimos 20 anos, com casos de injúria e este foi um dos meus mais inusuais”, assumiu o advogado de defesa, Brian Watkins, à agência noticiosa francesa AFP, apontando que isto “nunca deveria ter acontecido com uma menina de 14 anos acabada de entrar na escola secundária”.

Brian Watkins afirma que a sua cliente, que tem actualmente 18 anos e que continua a fazer terapia, está satisfeita com o veredicto.

“Acredito que foi feita justiça e penso que as autoridades escolares reconhecem isso”, nota, destacando que “já mudaram as suas políticas”, pelo que o desfecho “foi positivo para ambos os lados”.

Responsáveis da escola testemunharam, durante o julgamento, que a professora – que foi colocada em licença administrativa e nunca mais regressou ao campus depois do incidente – não pretendia causar qualquer dano e que apenas pensou que tinha de cumprir as regras.

ZAP // Lusa

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. A estudante ficou satisfeita com o veredicto. Então mas está claro – pediu uma indemnização de 25 mil dólares e recebeu 1,25 milhões!!! E quem pagou, a professora ou a escola? Será que não houve por aqui troca de números?

RESPONDER

Furacão Sally fragmentou parte de uma ilha da Florida em três

A passagem do furacão Sally fragmentou parte de uma ilha na costa da Florida, no Estados Unidos, criando assim três pequenas porções de terra. Na prática, tal como explica o portal USA Today, o furação abriu …

Benfica 2-0 Moreirense | “Águia” vence e convence cónegos

Após ter perdido e empatado nas duas últimas recepções ao Moreirense, o Benfica voltou a vencer o emblema de Moreira de Cónegos na Luz. Este sábado, em duelo relativo à segunda jornada do campeonato, as “águias” …

"Surpreendente e fascinante". Descoberta pela primeira vez uma aurora sobre um cometa

A nave Rosetta da Agência Espacial Europeia (ESA) detetou uma aurora boreal sobre o cometa 67P / Churyumov-Gerasimenko (67P / C-G). Em comunicado, os cientistas envolvidos na deteção frisam que esta é a primeira vez quem …

Austrália não quer que turistas caminhem na famosa rocha sagrada Uluru (nem no Google Maps)

A Austrália pediu ao Google que remova do seu serviço Maps fotografias tiradas do topo de Uluru, o monólito aborígine sagrado que os visitantes estão proibidos de escalar desde o ano passado. De acordo com a …

NASA vai procurar aquíferos nos desertos com tecnologia já usada em Marte

Uma parceria entre a NASA e a Fundação Qatar tem como objetivo procurar as cada vez mais escassas águas que estão enterradas nos desertos do Saara e da Península Arábica. Este processo deverá ser desenvolvido …

Os aeroportos mudam o nome das pistas (e a culpa é dos pólos magnéticos da Terra)

O pólo norte magnético pode mover-se até 64 quilómetros por ano. Isto pode ser um problema para os pilotos de aviões. A pista 17L/35R, no Aeroporto Internacional de Austin-Bergstrom, no estado norte-americano do Texas, não terá …

Rússia quer ultrapassar Tom Cruise e ser a primeira a gravar um filme no Espaço

O ator Tom Cruise quer rodar um filme no Espaço, mas a Rússia quer ser a primeira, de acordo com um comunicado da agência espacial Roscosmos. Os Estados Unidos e a Rússia são, novamente, os protagonistas …

Os animais perdem o medo dos predadores depois de contactarem com o Homem

Uma nova investigação concluiu que os animais selvagens perdem rapidamente o medo dos seus predadores depois de entrarem em contacto com o Homem. A maioria dos animais selvagens, como é o caso dos leões, exibe …

Há mais 884 casos confirmados e oito óbitos por covid-19 em Portugal

De acordo com o último boletim divulgado epidemiológico da Direção-Geral da Saúde (DGS), Portugal regista, este sábado, mais oito óbitos e 884 novos casos de infeção pelo novo coronavírus. Assim, Portugal contabiliza, desde o início da …

Negros norte-americanos estão a comprar armas em valores recorde

O número de afro-americanos a comprar armas aumentou drasticamente. Em causa, estará uma resposta ao agravar das tensões sociais no país devido ao movimento Black Lives Matter. Nos Estados Unidos, os protestos do movimento Black Lives …