/

Estudante da Zâmbia acusada de “nazismo” por dançar em frente a memorial de guerra na Rússia

1

Comité de investigação de Khanty-Mansiysk

Rebecca Ziba, estudante de 21 anos da Zâmbia

Uma estudante de 21 anos da Zâmbia foi detida na Rússia e acusada de “nazismo”, por ter dançado twerk em frente a um memorial da II Guerra.

Rebecca Ziba, estudante de 21 anos da Zâmbia, foi detida na Rússia esta quarta-feira, por alegadamente “regenerar” os ideais “nazis”.

Segundo o Observador, a estudante publicou um vídeo nas suas sociais em que dançava twerk, em frente a um memorial da II Guerra Mundial, em Khanty-Mansiysk.

A Rússia considerou que Rebecca Ziba fez uma “dança obscena” no local e publicou o vídeo com uma legenda “insultuosa” nas redes sociais, noticia a Euronews.

A jovem de 21 anos pode enfrentar uma pena de prisão de três anos, e ter de pagar uma multa até três milhões de rublos (cerca de 34 mil euros) se for condenada pelo crime de profanar um símbolo da glória militar russa”.

Rebecca Ziba pediu “desculpa pelo vídeo que publicou a 16 de abril“, partilhado pelo departamento da polícia de Khanty-Mansiysk.

Alegou que o fez sem saber “quem iria magoar ou irritar”. “Não era para ser ofensivo”, garantiu a estudante, realçando que não queria “desrespeitar as pessoas que morreram” na II Guerra Mundial.

“Não sabia o que eles tinham feito, não sabia que era tão importante. Peço imensa desculpa. Não sabia”, repetiu a jovem, não sendo claro se teve direito a ser representada por um advogado.

O Memorial da Glória em Khanty-Mansiysk é dedicado aos soldados que morreram durante a II Guerra Mundial.

ZAP //

1 Comment

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.