Estudante poderá ter encontrado a chave para vencer as superbactérias

(dr) The Telegraph

Terá Shu Lam encontrado a chave para vencer as superbactérias?

Uma investigadora de apenas 25 anos criou uma maneira inovadora de combater as superbactérias resistentes a medicamentos, recorrendo a um polímero em forma de estrela que provoca a destruição desses organismos.

Segundo Shu Lam, estudante de doutoramento da Universidade de Melbourne de apenas 25 anos, a técnica foi eficaz na exterminação de seis superbactérias diferentes sem o uso de antibióticos – simplesmente rasgando as paredes celulares.

“Descobrimos que os polímeros atacam e destroem as bactérias de várias maneiras. Um dos métodos usados é a demolição da parede celular das bactérias, o que gera muito stress e faz com que esses organismos comecem a matar-se”, disse Lam ao jornal The Telegraph.

Os polímeros, ou SNAPPS, têm a capacidade de penetrar, atacar e desestabilizar a membrana celular das bactérias, sem afetar as células que estão saudáveis.

De acordo com Greg Qiao, um dos investigadores da equipa, ao contrário dos antibióticos – que também podem afetar células saudáveis – os SNAPPS “são tão grandes que não parecem afetá-las“.

“Estamos a falar de uma diferença de escala entre um rato e um elefante. As grandes moléculas não conseguem entrar nas células saudáveis”, afirmou.

Em todas as experiências realizadas, os SNAPPS foram capazes de matar os seus alvos e as bactérias não pareceram desenvolver qualquer resistência aos polímeros.

Segundo o jornal britânico, as superbactérias matam cerca de 700 mil pessoas por ano, entre elas 230 mil recém-nascidos.

A investigação, cujos primeiros resultados foram publicados na Nature Microbiology, ainda está a decorrer, mas vários cientistas dizem ser um avanço que poderá mudar a medicina moderna.

BZR, ZAP

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

RESPONDER

Militares birmaneses acusados de incendiar uma aldeia

Uma aldeia foi destruída pelo Exército birmanês depois de confrontos entre militares e opositores da junta ditatorial. Dois idosos, que não conseguiram fugir, acabaram por morrer queimados. A aldeia de Kin Ma, na região de Magway, …

Ucrânia 2-1 Macedónia N. | “Synio-zhovti” relançam aspirações

A Ucrânia conquistou esta quinta-feira a sua segunda vitória em Europeus, depois de seis derrotas consecutivas, ao bater a estreante Macedónia do Norte por 2-1, em encontro disputado em Bucareste, com arbitragem pelo argentino Fernando …

Mais 1.233 casos de covid-19 em Portugal. Morreram duas pessoas

Esta quinta-feira, Portugal registou 1.233 novos casos e duas mortes na sequência da infeção por covid-19. Segundo o último boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde (DGS), foram registados, nas últimas 24 horas, mais 1.233 casos e …

Proibida circulação de e para a Área Metropolitana de Lisboa ao fim de semana

A situação epidemiológica em Portugal é agora "mais preocupante", pelo que "dificilmente" o país deverá desconfinar na próxima semana como estava previsto, anunciou esta quinta-feira a ministra Mariana Vieira da Silva. A ministra da Presidência, Mariana …

Lisboa alarga horários de vacinação para atingir as 65 mil pessoas por semana

Já a partir da próxima segunda-feira, os centros de vacinação em Lisboa vão ter horário acrescido. O objetivo é aumentar o número de doses de vacinas administradas por semana para cerca de 65 mil. A partir …

PS diz que portugueses não esquecem que Passos cortou a dobrar no SNS

Pedro Passos Coelho acusou a esquerda de "desqualificar" o Serviço Nacional de Saúde (SNS) e a deputada socialista Sónia Fertuzinhos respondeu que os portugueses não esquecem que o Governo PSD/CDS cortou o dobro no SNS …

Escassez de matérias-primas deverá aumentar preço dos alimentos entre 5% e 10%

As matérias-primas agrícolas sobem com a conjugação do maior consumo e menor oferta por força das más colheitas em países como o Brasil e França, atingidos pelo mau tempo. Desta forma, prevê-se que, nos …

Portugal é o país da União Europeia com mais confiança nas vacinas

Portugal é o país da União Europeia (UE) onde a população tem mais confiança nas vacinas contra a covid-19, com 95% dos inquiridos a considerarem as vacinas seguras, segundo um Eurobarómetro publicado esta quinta-feira pela …

Estas são as dez profissões mais bem pagas em Portugal

O ManpowerGroup fez o levantamento das das dez profissões mais bem pagas do país. Esses profissionais recebem até 150 mil euros por ano. Com base no levantamento das dez profissões mais bem pagas do país, fornecido …

Nave espacial chinesa com três astronautas acopla na nova estação espacial

A nave espacial chinesa que partiu ao início do dia de hoje com uma tripulação de três pessoas já acoplou na nova estação espacial da China, para uma missão de três meses, noticia a imprensa …