Estudante poderá ter encontrado a chave para vencer as superbactérias

(dr) The Telegraph

Terá Shu Lam encontrado a chave para vencer as superbactérias?

Uma investigadora de apenas 25 anos criou uma maneira inovadora de combater as superbactérias resistentes a medicamentos, recorrendo a um polímero em forma de estrela que provoca a destruição desses organismos.

Segundo Shu Lam, estudante de doutoramento da Universidade de Melbourne de apenas 25 anos, a técnica foi eficaz na exterminação de seis superbactérias diferentes sem o uso de antibióticos – simplesmente rasgando as paredes celulares.

“Descobrimos que os polímeros atacam e destroem as bactérias de várias maneiras. Um dos métodos usados é a demolição da parede celular das bactérias, o que gera muito stress e faz com que esses organismos comecem a matar-se”, disse Lam ao jornal The Telegraph.

Os polímeros, ou SNAPPS, têm a capacidade de penetrar, atacar e desestabilizar a membrana celular das bactérias, sem afetar as células que estão saudáveis.

De acordo com Greg Qiao, um dos investigadores da equipa, ao contrário dos antibióticos – que também podem afetar células saudáveis – os SNAPPS “são tão grandes que não parecem afetá-las“.

“Estamos a falar de uma diferença de escala entre um rato e um elefante. As grandes moléculas não conseguem entrar nas células saudáveis”, afirmou.

Em todas as experiências realizadas, os SNAPPS foram capazes de matar os seus alvos e as bactérias não pareceram desenvolver qualquer resistência aos polímeros.

Segundo o jornal britânico, as superbactérias matam cerca de 700 mil pessoas por ano, entre elas 230 mil recém-nascidos.

A investigação, cujos primeiros resultados foram publicados na Nature Microbiology, ainda está a decorrer, mas vários cientistas dizem ser um avanço que poderá mudar a medicina moderna.

BZR, ZAP

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

RESPONDER

Mau feitio afasta juiz desembargador de concurso

Eurico Reis está fora da lista de magistrados responsáveis pela nova secção do Tribunal da Relação de Lisboa, relativa à propriedade intelectual e concorrência, supervisão e regulação, que começa a funcionar esta sexta-feira. O juiz …

Algarve escolhido como melhor destino de golfe do Mundo para 2020

A Associação Internacional de Operadores de Turismo de Golfe (IAGTO) escolheu o Algarve como "melhor destino de golfe do mundo para 2020", distinção que o presidente do Turismo do Algarve atribuiu à qualidade dos 40 …

Balakov deixa cargo de selecionador da Bulgária

O treinador Krasimir Balakov deixou nesta sexta-feira o cargo de seleccionador de futebol da Bulgária, na sequência da goleada (6-0) sofrida na recepção à Inglaterra, num jogo de qualificação para o Euro 2020 marcado por …

Fez-se História no Espaço com o primeiro passeio espacial feminino

As astronautas Jessica Meir e Christina Koch saíram esta sexta-feira da Estação Espacial Internacional (EEI) no primeiro passeio orbital sem a participação de homens, durante o qual repararão um controlo das baterias da estação. A saída …

UEFA proíbe Ajax de vender bilhetes

O Comité de Controlo, Ética e Disciplina da UEFA proibiu o Ajax de vender bilhetes para o próximo encontro da Liga dos Campeões, em Londres, frente ao Chelsea, a 5 de Novembro, devido ao mau …

Aumenta para cinco número de mortos em desabamento de prédio no Brasil

O número de mortos no desabamento de um prédio residencial em Fortaleza, capital do estado do Ceará, no nordeste do Brasil, aumentou para cinco, segundo informações do corpo de bombeiros divulgadas esta sexta-feira pelas autoridades …

Cartel de Sinaloa abre fogo e obriga polícia a libertar filho de “El Chapo”

O filho de El Chapo, Ovidio Guzmán López, foi libertado depois de várias horas de violência que se seguiram à sua detenção e o ministro da Defesa argumentou com medidas de segurança para o fazer. O …

Portugal tem 796 mil “eleitores-fantasma”

Portugal tem mais 796 mil eleitores do que população residente com 18 e mais anos. O número de inscritos nos cadernos eleitorais, em território nacional, apresenta uma diferença de 9,3% face ao número de residentes …

Lenine Cunha e Ana Filipe conquistam mais duas medalhas nos INAS Global Games

Os portugueses Lenine Cunha e Ana Filipe conquistaram esta quinta-feira medalhas de prata e bronze, respetivamente, nos INAS Global Games, competição mundial para atletas com deficiência intelectual, que decorre em Brisbane, na Austrália. Os dois pódios …

Homem detido em França por ameaça de ataque inspirado no 11 de setembro

Um indivíduo identificado como sendo um radical islâmico foi detido em França acusado de terrorismo devido a uma ameaça de sequestro e ataque inspirado no atentado às Torres Gémeas, nos Estados Unidos, em 2001, anunciaram …