Estudante poderá ter encontrado a chave para vencer as superbactérias

(dr) The Telegraph

Terá Shu Lam encontrado a chave para vencer as superbactérias?

Uma investigadora de apenas 25 anos criou uma maneira inovadora de combater as superbactérias resistentes a medicamentos, recorrendo a um polímero em forma de estrela que provoca a destruição desses organismos.

Segundo Shu Lam, estudante de doutoramento da Universidade de Melbourne de apenas 25 anos, a técnica foi eficaz na exterminação de seis superbactérias diferentes sem o uso de antibióticos – simplesmente rasgando as paredes celulares.

“Descobrimos que os polímeros atacam e destroem as bactérias de várias maneiras. Um dos métodos usados é a demolição da parede celular das bactérias, o que gera muito stress e faz com que esses organismos comecem a matar-se”, disse Lam ao jornal The Telegraph.

Os polímeros, ou SNAPPS, têm a capacidade de penetrar, atacar e desestabilizar a membrana celular das bactérias, sem afetar as células que estão saudáveis.

De acordo com Greg Qiao, um dos investigadores da equipa, ao contrário dos antibióticos – que também podem afetar células saudáveis – os SNAPPS “são tão grandes que não parecem afetá-las“.

“Estamos a falar de uma diferença de escala entre um rato e um elefante. As grandes moléculas não conseguem entrar nas células saudáveis”, afirmou.

Em todas as experiências realizadas, os SNAPPS foram capazes de matar os seus alvos e as bactérias não pareceram desenvolver qualquer resistência aos polímeros.

Segundo o jornal britânico, as superbactérias matam cerca de 700 mil pessoas por ano, entre elas 230 mil recém-nascidos.

A investigação, cujos primeiros resultados foram publicados na Nature Microbiology, ainda está a decorrer, mas vários cientistas dizem ser um avanço que poderá mudar a medicina moderna.

BZR, ZAP

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

RESPONDER

Portimonense 1-3 Sporting CP | Raphinha dá vida a visão de Bruno

O Sporting assumiu a liderança da Liga NOS, ao arrancar uma vitória por 3-1 no terreno do Portimonense. Raphinha foi o herói da partida ao apontar dois golos. Num jogo que teve um arranque louco, com …

Psicólogos revelam o que pensam as outras pessoas das suas selfies

Uma experiência com centenas de utilizadores do Instagram descobriu que aqueles que publicam muitas selfies são vistos como menos amigáveis, bem-sucedidos, extrovertidos e também mais inseguros. "Mesmo quando dois feeds têm conteúdo semelhante, como conquistas ou …

Descoberta em Alenquer uma das maiores muralhas do país do Calcolítico

Arqueólogos portugueses e espanhóis descobriram em Alenquer uma muralha monumental, uma das maiores do país do período Calcolítico, com quatro a cinco mil anos, após terem realizado este mês as primeiras escavações. A uma altitude de …

Minas americanas continuam inseguras apesar de multas de mil milhões de dólares

O veredito é dado pela sistema federal que multa as empresas mineiras: nem os mais de mil milhões de dólares em multas se revelaram suficientes para desencorajar as práticas inseguras do setor. Esta foi a conclusão …

Ainda há esperança. Corais do Atlântico reproduziram-se pela primeira vez em laboratório

Este é um avanço histórico que poderia ajudar a salvar corais em todo o mundo, incluindo o ameaçado recife da Flórida, nos Estados Unidos. O Aquário da Flórida, nos Estados Unidos, conseguiu que o coral Dendrogyra …

Cientistas descobrem a melhor maneira de ensinar uma nova língua a crianças

As pessoas muitas vezes assumem que as crianças aprendem novas línguas facilmente e sem esforço, independentemente da situação em que se encontram. Mas será verdade que as crianças absorvem linguagem como esponjas? Estudos mostraram que as …

Cientistas descobrem que as mantas gostam de socializar e de fazer amigos

Embora já tenham sido consideradas criaturas solitárias, um novo estudo descobriu que as mantas formam relações sociais e escolhem parceiros sociais. De acordo com o IFLScience, uma equipa de cientistas estudou mais de 500 grupos sociais …

Planta que não se reproduzia há 60 milhões de anos no Reino Unido revivida pelas alterações climáticas

Há 60 milhões de anos que as cicas não se reproduziam no Reino Unido. Agora, com a subida das temperaturas devido às alterações climáticas, fizeram-no pela primeira vez. As cicas são plantas lenhosas muito parecidas com …

Líderes políticos e religiosos ultraconservadores reunidos secretamente em Fátima

A reunião foi promovida pela International Catholic Legislators Network (ICLN). O encontro começou na quinta e termina este domingo. Entre muitos, conta com a participação do primeiro-ministro húngaro, Viktor Orbán. Vários líderes políticos e religiosos ultraconservadores …

Rio alerta para "divórcio violento" e medo de Costa em perder votos para o BE

O líder do PSD, Rui Rio, disse este sábado que as críticas de António Costa ao Bloco de Esquerda refletem "ingratidão" e o "medo" que o Partido Socialista tem em "perder" votos para os bloquistas …