A obra “Comedian”, do italiano Maurizio Cattelan, foi danificada por um estudante sul-coreano que disse estar “com fome”. Estava avaliada em mais de 120 mil euros.
Se, para uns, uma banana colada numa parede é uma obra de arte, para outros é apenas um bom pequeno almoço. Noh Huyn-soo, um estudante de Arte sul-coreano, visitou o Museu Leeum e comeu a obra do italiano Maurizio Cattelan porque estava com fome.
Batizada de “Comedian“, a obra de arte, que consiste numa banana presa à parede com fita adesiva, estava exposta no Museu de Arte Leeum, em Seul, capital da Coreia do Sul.
Segundo o All That’s Interesting, o insólito aconteceu na passada quinta-feira e foi registado em vídeo.
Ver esta publicação no Instagram
No vídeo, amplamente partilhado nas redes sociais, o jovem é filmado a comer a banana, voltando a colar a casca da fruta à parede onde estava exposta.
Um porta-voz do museu adiantou à CNN que o aluno alegou que estava com “fome” depois de “não ter tomado o pequeno-almoço”. “Aconteceu de repente, por isso não foram tomadas medidas especiais. O artista foi informado do incidente, mas não teve qualquer reação”, acrescentou.
Aos jornalistas, Noh Huyn-soo disse que encarava o trabalho de Cattelan como uma “rebelião contra a autoridade”. “Pode haver outra rebelião contra a rebelião. Danificar uma obra de arte também pode ser visto como uma obra de arte”, justificou.
A equipa do museu substituiu a banana no mesmo local, mas para Maurizio Cattelan o consumo frequente da sua obra “não é problema”. O artista reconhece que o seu trabalho é em grande parte satírico e goza com os absurdos da cultura popular.
Além disso, esta não é a primeira vez que uma obra sua é ingerida. Em 2019, quando a exposição de arte “Comedian” foi apresentada pela primeira vez ao público, em Miami, o artista norte-americano David Datuna fez o mesmo na cerimónia da abertura. A peça acabou por ser vendida por cerca de 120 mil euros.
Alguns dos trabalhos anteriores de Cattelan incluem “America”, uma sanita em ouro de 18 quilates avaliada em mais de cinco milhões de euros, e “Il Dito”, uma escultura do dedo do meio que se encontrava em frente à bolsa de valores de Milão, Itália.
E fez ele bem.
por este andar começam a fazer Pratos de comida colados á Parede e começa o pessoal a ir comer aos museus eh eh
Acabei de pagar, no supermercado, 2.40€ por seis obras de arte e estava a pensar que tinha comprado caro.
Afinal valem 720 000€. Nunca tinha feito um negócio tão bom.
Os Culpados , são os Snobs , que valorizam uma banana colada com fita cola e a qualificam de “obra de arte” . E o Rital a esfregar as mãos a espera que um Snob endinheirado lhe compre uma banana !