Estudante chinesa processa governo por livros que classificam homossexualidade como transtorno

Uma estudante está a processar o Ministério da Educação da China por livros escolares que descrevem a homossexualidade como um “transtorno”.

A iniciativa partiu de Chen Qiuyan, uma estudante que afirma ter descoberto os livros na biblioteca de sua universidade.

Segundo Qiuyan, os livros sugerem que os homossexuais podem ser “curados” com terapia de electrochoques, informa a agência de notícias estatal Xinhua.

Um tribunal de Pequim aceitou a denúncia e pediu que o material seja recolhido.

“Os homossexuais já estão sob grande pressão“, diz Chen, que apresentou inicialmente a acção usando um pseudónimo.

Segundo a BBC, a estudante optou entretanto por usar o nome verdadeiro para falar com a imprensa internacional.

“O estigma adicional difundido por estes livros causam danos aos homossexuais. O ministério deveria vigiar e supervisionar estes conteúdos”, acrescentou a estudante.

Chen, que estuda numa universidade pública na província de Guangdong, no sul do país, afirmou que estava a consultar alguns livros, depois de se ter sentido confusa sobre a sua própria orientação sexual.

“Depois de ler alguns destes livros, fiquei aterrorizada. Fiquei com mais medo de admitir que sou gay”, disse Chen, em entrevista ao jornal americano The New York Times.

A China parou de classificar a homossexualidade como uma doença mental em 2001, mas dezenas de livros publicados desde então ainda a descrevem como um “transtorno“.

O ano passado, no primeiro caso do género no país, um tribunal de Pequim emitiu uma decisão história contra uma clínica que oferecia “terapia de conversão gay”.

ZAP / BBC

PARTILHAR

3 COMENTÁRIOS

  1. não !!! Ser heterossexual é que é um transtorno!! Qualquer dia andar com as mãos no chão e os pés no ar é que é normal !!!!

RESPONDER

Argélia expulsa para o deserto 390 pessoas (incluindo grávidas e crianças)

A Argélia expulsou este domingo 391 pessoas em condições precárias, incluindo crianças e grávidas, para o deserto do Níger. A Organização Internacional para as Migrações, OIM, indicou que as pessoas expulsas, oriundas de países da África …

Descoberto em Israel um mosaico que retrata os "espiões bíblicos" de Moisés

A descoberta de uma série de mosaicos que datam de há 1600 anos, no interior de uma antiga sinagoga, em Israel, está a "revolucionar" tudo o que sabíamos sobre o Judaísmo dessa época, apresentando "novas …

Investigadores descobrem que Ross 128 B tem todas as condições para ter vida

O exoplaneta Ross 128 b tem características viáveis para abrigar vida. Uma equipa coordenada por investigadores do Observatório Nacional do Brasil analisou as características físico-químicas do sistema extrassolar Ross 128, e constatou que este sistema …

Naufrágio do século XVI encontrado na Florida (mas o tesouro pertence à França)

Um naufrágio do século XVI, sobrevivente de uma das primeiras viagens europeias à América, foi descoberto na costa da Florida. O achado guarda tesouros que valem milhões de dólares, mas um tribunal norte-americano determinou que a …

Quem é o maior inimigo dos EUA? A União Europeia, respondeu Trump

O Presidente norte-americano, Donald Trump, disse hoje, em declarações à CBS, que a União Europeia, a Rússia e a China são inimigos dos Estados Unidos. Numa entrevista à CBS News, quando questionado pelo jornalista Jeff Glor …

E os vencedores são... Modric, Kane e Mbappé

O médio Luka Modric conquistou hoje a Bola de Ouro, o prémio de melhor jogador do Mundial2018 de futebol, que decorreu na Rússia, apesar da derrota da Croácia na final perante a França (4-2). O jogador …

Os satélites gémeos GRACE-FO já disparam os seus lasers no espaço

Falar de lasers e espaço na mesma frase será suficiente para fazer imaginar loucas batalhas espaciais como as que vemos em filmes como o Star Wars, mas desta vez a utilização de lasers é para …

Prémio Nobel alternativo da Nova Academia vai ser decidido pelo público

Depois do cancelamento do prémio por parte da Academia Sueca, a Nova Academia, criada este ano em protesto, vai atribuir um prémio alternativo. As votações para o prémio ao Nobel (alternativo) da Literatura serão realizadas …

O fungo mortal que queria ser bactéria está a tornar-se um problema de saúde mundial

Um agente patogénico que resiste a quase todos os medicamentos desenvolvidos para o tratar está a espalhar-se rapidamente pelo mundo. Já foram detectadas infecções em 27 países e há já várias mortes registadas. O mais estranho …

França vs Croácia | "Les bleus" conquistam o Mundo

A França conquistou o seu segundo Campeonato do Mundo. Na final frente à Croácia, os gauleses foram felizes na primeira parte, somando dois golos, um na própria baliza por Mario Mandzukic, e outro de penálti, …