Estudante chinesa processa governo por livros que classificam homossexualidade como transtorno

Uma estudante está a processar o Ministério da Educação da China por livros escolares que descrevem a homossexualidade como um “transtorno”.

A iniciativa partiu de Chen Qiuyan, uma estudante que afirma ter descoberto os livros na biblioteca de sua universidade.

Segundo Qiuyan, os livros sugerem que os homossexuais podem ser “curados” com terapia de electrochoques, informa a agência de notícias estatal Xinhua.

Um tribunal de Pequim aceitou a denúncia e pediu que o material seja recolhido.

“Os homossexuais já estão sob grande pressão“, diz Chen, que apresentou inicialmente a acção usando um pseudónimo.

Segundo a BBC, a estudante optou entretanto por usar o nome verdadeiro para falar com a imprensa internacional.

“O estigma adicional difundido por estes livros causam danos aos homossexuais. O ministério deveria vigiar e supervisionar estes conteúdos”, acrescentou a estudante.

Chen, que estuda numa universidade pública na província de Guangdong, no sul do país, afirmou que estava a consultar alguns livros, depois de se ter sentido confusa sobre a sua própria orientação sexual.

“Depois de ler alguns destes livros, fiquei aterrorizada. Fiquei com mais medo de admitir que sou gay”, disse Chen, em entrevista ao jornal americano The New York Times.

A China parou de classificar a homossexualidade como uma doença mental em 2001, mas dezenas de livros publicados desde então ainda a descrevem como um “transtorno“.

O ano passado, no primeiro caso do género no país, um tribunal de Pequim emitiu uma decisão história contra uma clínica que oferecia “terapia de conversão gay”.

ZAP / BBC

3 COMENTÁRIOS

  1. não !!! Ser heterossexual é que é um transtorno!! Qualquer dia andar com as mãos no chão e os pés no ar é que é normal !!!!

RESPONDER

Morrem por dia 15 mil crianças com menos de 5 anos

Um novo relatório revela que 15 mil crianças morreram por dia em 2016 antes de completarem o quinto aniversário. Pelo menos 46% delas, ou 7 mil, não sobreviveram aos primeiros 28 dias após o nascimento. Quando …

Presidente da Proteção Civil demite-se

O presidente da Autoridade Nacional da Proteção Civil, Joaquim Leitão, demitiu-se esta quarta-feira, informou hoje à Lusa fonte do Governo. A mesma fonte adiantou que Joaquim Leitão entregou na quarta-feira uma carta de demissão dirigida …

A vidente que afinal não é filha de Dalí vai ter que pagar os custos da exumação

Pilar Abel, a espanhola que a 20 de julho obrigou a que o corpo do pintor surrealista Salvador Dalí fosse exumado, após alegações de que seria sua filha, foi condenada a pagar os custos judiciais …

Milhares de comunistas indonésios foram massacrados em 1966 com apoio dos EUA

Documentos desclassificados revelam novos detalhes sobre o massacre indonésio contra comunistas. De acordo com os documentos, Washington estava a par e apoiava a tomada do poder pelos militares e a perseguição dos opositores comunistas. Segundo a …

Pedro Siza Vieira admite que entra num "Governo fragilizado"

O novo Ministro Adjunto e amigo próximo do primeiro-ministro admite que o "Estado falhou" e que o Governo "está fragilizado" mas assegura estar motivado para o novo desafio. Em declarações ao jornal ECO, Pedro Siza Vieira, sócio …

May promete facilitar permanência de cidadãos europeus no Reino Unido

A primeira-ministra britânica prometeu, esta quinta-feira, "facilitar" a estadia dos cidadãos europeus no Reino Unido depois do Brexit, ao mesmo tempo que garantiu que o consenso com a União Europeia nesta matéria está "muito perto". Theresa …

Bruxelas deve considerar despesas dos incêndios como “excecionais”

O comissário europeu dos Assuntos Económicos, Pierre Moscovici, defendeu esta quinta-feira que as despesas públicas resultantes dos devastadores incêndios em Portugal sejam consideradas como "circunstâncias excecionais", sem consequências na avaliação orçamental a fazer por Bruxelas. "Parece-me …

Creme anticelulite tem ingrediente proibido

A Associação Portuguesa para a Defesa do Consumidor (DECO) pediu ao Infarmed a retirada do mercado do creme 'Depuralina Celulite', por conter um ingrediente proibido em cosméticos, na União Europeia, desde 2015. De acordo com um …

Benfica recebe o V. Setúbal, FC Porto o Portimonense e Sporting o Famalicão

O sorteio realizado, esta quinta-feira, na Cidade do Futebol, em Oeiras, ditou que os três grandes vão jogar em casa. Benfica e FC Porto jogam com outras duas equipas da I Liga, enquanto que o …

Líder neonazi britânico declara-se homossexual, revela ser judeu e abandona movimento

Um proeminente líder neonazi da Frente Nacional (NF) britânica deixou o movimento depois de se declarar homossexual e revelar a sua herança judaica. O líder fez as revelações sobre o seu passado violento enquanto renunciava …