Cientistas traduziram a estrutura de uma teia de aranha em música

Isabelle Su e Markus Buehler

Imagens transversais de uma teia de aranha foram combinadas nesta imagem 3D e traduzidas em música.

Uma equipa de investigadores garante ter criado música a partir de uma teia de aranha. Os cientistas traduziram a estrutura de uma teia numa melodia — algo que pode ter aplicações que vão desde melhores impressoras 3D até à comunicação entre espécies e composições musicais sobrenaturais.

Além de fazer música, o objetivo desta experiência foi conseguir novos insights sobre a arquitetura 3D e a construção de teias, escreve o Tech Explorist.

Mas como é que os cientistas conseguiram transformar uma simples teia de aranha em música? Primeiro, começaram por digitalizar uma teia de aranha através de lasers, de forma a capturar secções transversais em 2D. Depois, através de algoritmos computacionais, reconstruiram a rede 3D da teia.

Com isto, atribuíram diferentes frequências de som a fios da teia, criando “notas” que combinaram em padrões baseados na sua estrutura para gerar melodias.

Desta forma, os investigadores criaram um instrumento semelhante a uma harpa, que usaram para tocar música em várias apresentações ao vivo.

“Fizemos uma configuração de realidade virtual que permitiu às pessoas ‘entrar’ na teia de forma visual e audível. O ambiente de realidade virtual é realmente intrigante porque os ouvidos captam características estruturais que se podem ver, mas não reconhecer imediatamente. Ao ouvir e ver ao mesmo tempo, pode-se realmente começar a entender o ambiente em que vive a aranha”, explicou o coautor do estudo, Markus Buehler.

“A forma como a aranha ‘imprime’ a teia é notável porque não é usado nenhum material de suporte, como muitas vezes é necessário nos métodos atuais de impressão 3D”, acrescentou num comunicado de imprensa divulgado pela ACS.

Como os sons mudam conforme a aranha constrói a teia, é possível explorar a sequência temporal de como esta está a ser construída de forma audível.

A equipa de investigadores também está interessada em aprender a comunicar com aranhas no seu idioma. Para tal, gravaram as vibrações da teia produzidas enquanto executam diferentes atividades. Embora ao ouvido humano as diferenças parecessem impercetíveis, um algoritmo classificou corretamente os sons em diferentes atividades.

“Agora estamos a tentar gerar sinais sintéticos para falar a língua das aranhas. Se as expusermos a ritmos ou vibrações específicos, poderemos afetar o que elas fazem e poderemos começar a comunicar com elas? Estas são ideias fascinantes”, atirou Buehler.

Os resultados do estudo foram apresentados esta segunda-feira.

Daniel Costa, ZAP //

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

RESPONDER

Um dinossauro gigante com o dobro do comprimento dos tiranossauros dominou a cadeia alimentar

A nova espécie foi descoberta no Uzbequistão e tinha dentes semelhantes aos de um tubarão. Pesava cinco vezes mais do que o principal predador conhecido até agora, o tiranossauro. Há cerca de 90 milhões de anos, …

A teimosia de Simeone e a "cabeça dura" de Conceição vão defrontar-se já amanhã

O FC Porto e o Atlético de Madrid vão arrancar a campanha na Champions já amanhã, e os velhos amigos Sérgio Conceição e Diego Simeone deixaram recados um ao outro nas conferências de imprensa. É já …

Parlamento Europeu apela ao reconhecimento das uniões homossexuais em toda a União

Os eurodeputados querem que os casais homossexuais e as suas famílias sejam tratadas de forma igual em todos os estados-membros. Os eurodeputados exigiram esta quarta-feira que os casais homossexuais beneficiem dos mesmos direitos dos restantes em …

Dínamo Kiev 0-0 Benfica | Tanta posse para acabar a rezar a São VAR

As “águias” dominaram as operações durante grande parte deste primeiro encontro de Liga dos Campeões “a sério” em 2021/22, mas não materializaram essa superioridade e no fim viram Vlachodimos, os postes e o VAR a …

Reino Unido avança com terceira dose para maiores de 50 anos. Máscara pode regressar

Boris Johnson anunciou hoje o plano de protecção do Reino Unido para o Outono e Inverno, que inclui medidas que vão entrar já em vigor e que prevê o regresso da máscara e a exigência …

Uma bactéria que "come carne" está a causar mortes da Flórida

A bactéria está mais presente na água do mar em zonas quentes e já matou 125 pessoas no estado norte-americano desde 2008. Pelo menos oito pessoas já morreram este ano na Flórida devido a uma infecção …

Siemens vai criar comboio de alta velocidade que ligará Mar Vermelho e Mediterrâneo

Um consórcio liderado pela multinacional alemã Siemens estabeleceu um contrato de 4,5 mil milhões de euros para construir uma linha ferroviária de alta velocidade que ligue Ain Sukhna, no Canal de Suez, a Alexandria e …

Alaba joga no Real Madrid mas o seu sonho era jogar no Barcelona

Véspera do grande jogo entre Barcelona e Bayern Munique serviu para Uli Hoeneß divulgar uma conversa pouco simpática para as pessoas ligadas ao Barcelona. A fase de grupos da Liga dos Campeões está de volta. Neste …

Chuva está a ajudar a controlar incêndios em Espanha

Há quase uma semana que as chamas deflagram em Málaga e o incêndio já matou um bombeiro. A chuva tem ajudado a combater o fogo. Há seis dias consecutivos que os bombeiros estão a combater incêndios …

Voos da ONU para Cabul são retomados. Doadores angariam 850 mil milhões de euros de ajuda

Os talibãs garantem que vão proteger as equipas humanitárias da ONU que vão ajudar o Afeganistão, que enfrenta uma grave crise devido à seca. Desde 15 de Agosto que os voos com ajuda humanitária da ONU …