Estrutura feita de ossos de mamute ajudou os humanos a sobreviver na Idade do Gelo

(dr) Pryor et al., Antiquity, 2020

Kostenki 11, na Rússia

Cientistas acreditam que a estrutura circular feita com ossos de mamute, na Rússia, pode ter ajudado os primeiros seres humanos a sobreviver durante a Idade do Gelo, há cerca de 20 mil anos.

De acordo com a revista Newsweek, esta estrutura circular criada com ossos de mamute foi encontrada em Kostenki, na Rússia, e construída durante a Idade do Gelo, numa altura em que grande parte da América do Norte e a Europa estavam cobertas de gelo. Por isso, pensa-se que este tipo de estruturas tenham sido usadas para abrigar pessoas.

Porém, no estudo publicado, esta terça-feira, na revista científica Antiquity, a equipa de investigadores liderada por Alexander Pryor, da Universidade de Exeter, no Reino Unido, questiona esta teoria.

Análises anteriores revelaram que este “círculo contínuo” foi criado com, pelo menos, 51 maxilares de mamutes e 64 crânios, não tendo uma “entrada óbvia”, escreveram os cientistas.

A estrutura, que teria cerca de meio metro de altura, estava cercada por grandes covas que terão sido usadas para armazenar alimentos e combustível. Das amostras recolhidas no local, a equipa encontrou restos de madeira, ossos e sementes queimados, assim como restos de plantas.

Ao contrário de outras estruturas semelhantes, os investigadores acreditam que esta Kostenki 11, como foi batizada, não foi usada como habitação permanente, o que é algo surpreendente, dado o tempo e a energia que terão sido necessários para a construir. Os cientistas também se dizem desconcertados com a falta de restos de outros animais.

O próximo passo desta equipa é conseguir apresentar evidências para mostrar que estas estruturas foram usadas para armazenar alimentos. “Se pelo menos alguns desses mamutes tivessem sido caçados, isso geraria muita comida. Portanto, preservar e armazenar esses alimentos poderia ser uma parte realmente significativa do que os humanos estavam lá a fazer”, disse Pryor à Newsweek.

Além disso, o autor principal do estudo não acredita que a estrutura tenha sido usada como acampamento, uma vez que alguns dos ossos ainda tinham cartilagem e gordura. “Isso teria provocado mau cheiro e atraído outros animais, como lobos e raposas.”

“Kostenki 11 representa um exemplo raro de caçadores-coletores do Paleolítico que viviam neste ambiente hostil. O que poderia ter levado caçadores-coletores antigos a este local? Uma possibilidade é que tanto mamutes como humanos possam ter chegado a esta área em massa porque tinha uma nascente que fornecia água líquida durante o inverno — algo raro neste período de frio extremo”, explicou também o investigador num comunicado.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Antiviral Remdesivir pode ser eficaz no combate à covid-19

O antiviral Remdesivir é eficaz contra a covid-19 caso seja administrado antes dos pacientes necessitarem de ventilação mecânica, indica um ensaio internacional com este medicamento, coordenado pelo Hospital Can Ruti, em Badalona, Barcelona, Espanha. Segundo um …

Há uma misteriosa ilha em Nova Iorque que quase ninguém pode visitar (e está abandonada)

A menos de 1,6 quilómetros de Manhattan, em Nova Iorque, localiza-se uma misteriosa ilha abandonada há mais de meio século. É preciso ter autorização do New York City Department of Parks and Recreation para visitar …

Israel não vai desperdiçar "oportunidade histórica" para anexar a Cisjordânia

O primeiro-ministro israelita Benjamin Netanyahu voltou a defender hoje a anexação de partes da Cisjordânia nos próximos meses e em prosseguir este polémico plano, apesar do crescente coro de condenações de diversos aliados. Os palestinianos, e …

Zlatan Ibrahimovic lesiona-se e deixa carreira em risco

No treino com vista ao regresso da Liga italiana, Zlatan saiu a coxear do centro de treinos, com os milaneses a explicarem que exames vão determinar se se trata de lesão no gémeo ou tendão …

Há uma orquestra presa num palácio da Alemanha há 75 dias

Um grupo de músicos bolivianos, que pertencem à Orquestra Experimental de Instrumentos Nativos, está confinado no Palácio Rheinsberg, na Alemanha, há cerca de 75 dias devido à pandemia de covid-19. No início de março, os membros da …

Bolsonaro diz ter imagem negativa no exterior porque a imprensa "é de esquerda"

O Presidente do Brasil, Jair Bolsonaro, disse hoje que a sua imagem no exterior é negativa porque a imprensa mundial é de esquerda, enquanto falava com apoiantes junto ao Palácio da Alvorada, em Brasília. "A imprensa …

Líderes vodu do Haiti preparam templos para tratar infetados com covid-19

Líderes de vodu do Haiti pediram aos padres da religião afro-caribenha para criar um remédio secreto que servisse de tratamento contra o novo coronavírus. Aos religiosos foi também pedido que preparassem as câmaras sagradas de …

Centros comerciais e lojistas dizem-se preparados para reabrir em junho

Os centros comerciais e lojistas asseguram estar preparados para reabrir em pleno em 1 de junho, apelando à não discriminação face aos restantes espaços de retalho, mas pedem medidas que travem o impacto da pandemia …

Não vai faltar sardinha dentro dos próximos anos, revela investigação

A quantidade de sardinha adulta no mar é mais do que suficiente para os próximos três anos. Os dados científicos confirmam que o stock de sardinha está totalmente recuperado. O último cruzeiro realizado pelo Instituto Português …

Um ano e 20 mil assinaturas depois, Acordo Ortográfico regressa ao parlamento

Um projeto de lei de iniciativa de cidadãos, com 20.669 assinaturas, contra o Acordo Ortográfico (AO), começa esta quarta-feira a ser discutido no parlamento, mais de um ano depois de ter sido entregue. Na agenda de …