/

Estrutura feita de ossos de mamute ajudou os humanos a sobreviver na Idade do Gelo

(dr) Pryor et al., Antiquity, 2020

Kostenki 11, na Rússia

Cientistas acreditam que a estrutura circular feita com ossos de mamute, na Rússia, pode ter ajudado os primeiros seres humanos a sobreviver durante a Idade do Gelo, há cerca de 20 mil anos.

De acordo com a revista Newsweek, esta estrutura circular criada com ossos de mamute foi encontrada em Kostenki, na Rússia, e construída durante a Idade do Gelo, numa altura em que grande parte da América do Norte e a Europa estavam cobertas de gelo. Por isso, pensa-se que este tipo de estruturas tenham sido usadas para abrigar pessoas.

Porém, no estudo publicado, esta terça-feira, na revista científica Antiquity, a equipa de investigadores liderada por Alexander Pryor, da Universidade de Exeter, no Reino Unido, questiona esta teoria.

Análises anteriores revelaram que este “círculo contínuo” foi criado com, pelo menos, 51 maxilares de mamutes e 64 crânios, não tendo uma “entrada óbvia”, escreveram os cientistas.

A estrutura, que teria cerca de meio metro de altura, estava cercada por grandes covas que terão sido usadas para armazenar alimentos e combustível. Das amostras recolhidas no local, a equipa encontrou restos de madeira, ossos e sementes queimados, assim como restos de plantas.

Ao contrário de outras estruturas semelhantes, os investigadores acreditam que esta Kostenki 11, como foi batizada, não foi usada como habitação permanente, o que é algo surpreendente, dado o tempo e a energia que terão sido necessários para a construir. Os cientistas também se dizem desconcertados com a falta de restos de outros animais.

O próximo passo desta equipa é conseguir apresentar evidências para mostrar que estas estruturas foram usadas para armazenar alimentos. “Se pelo menos alguns desses mamutes tivessem sido caçados, isso geraria muita comida. Portanto, preservar e armazenar esses alimentos poderia ser uma parte realmente significativa do que os humanos estavam lá a fazer”, disse Pryor à Newsweek.

Além disso, o autor principal do estudo não acredita que a estrutura tenha sido usada como acampamento, uma vez que alguns dos ossos ainda tinham cartilagem e gordura. “Isso teria provocado mau cheiro e atraído outros animais, como lobos e raposas.”

“Kostenki 11 representa um exemplo raro de caçadores-coletores do Paleolítico que viviam neste ambiente hostil. O que poderia ter levado caçadores-coletores antigos a este local? Uma possibilidade é que tanto mamutes como humanos possam ter chegado a esta área em massa porque tinha uma nascente que fornecia água líquida durante o inverno — algo raro neste período de frio extremo”, explicou também o investigador num comunicado.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.