Há estrelas que conseguem viajar no tempo (e podem ser “destinos turísticos interestelares”)

Estrelas localizadas perto dos buracos negros supermassivos podem ser lançadas pela galáxia quase à velocidade da luz. Assim, por causa das peculiaridades da relatividade especial, basicamente viajam no tempo.

O Universo está cheio de estrelas extremamente rápidas que se movem livremente pelo Espaço. Essas estrelas são ejetadas por “fisgas” gravitacionais localizados no ponto focal das fusões de galáxias.

À medida que o par de buracos negros se contrai, a sua velocidade orbital aumenta, proporcionando uma oscilação ainda mais poderosa. Eventualmente, este processo lança algumas estrelas à velocidade da luz, de acordo com a teoria da relatividade especial de Albert Einstein.

De acordo com um artigo escrito pelo astrónomo da Universidade de Harvard, Avi Loeb, na Scientific American, o investigador calculou a abundância de estrelas relativísticas em queda livre no vasto espaço entre as galáxias e as dificuldades em detetá-las em grandes distâncias.

Quer sejam ejetadas por campos gravitacionais poderosos ou explosões cósmicas massivas, as estrelas podem ser lançadas pela galáxia quase à velocidade da luz. E por causa das peculiaridades da relatividade especial, basicamente viajam no tempo.

Viajar perto da velocidade da luz traz efeitos físicos instáveis. Velocidades como estas trazem o que é chamado de dilatação do tempo – fenómeno onde um objeto em alta velocidade percebe menos o tempo a passar do que um parado.

Isso poderia desacelerar o processo natural de envelhecimento de todos os viajantes em relação aos que deixaram para trás.

A dilatação do tempo e a contração do espaço, em que as distâncias de viagem percebidas mudam, tecnicamente acontecem em qualquer velocidade – mesmo quando se está apenas a andar na rua. Contudo, os seus efeitos são tão subtis que, até se aproximar da velocidade da luz, são quase inconsequentes.

Avi Loeb menciona no artigo o que isto pode significar para formas de vida alienígenas teóricas. Nesse caso, o astrónomo considera que estas estrelas em ascensão podem ser destinos turísticos interestelares incríveis, tanto para alienígenas que desejam fazer uma viagem quase à velocidade da luz ou para outros que simplesmente desejam assistir ao espetáculo.

“Ao todo, os núcleos galácticos oferecem locais de lançamento para as plataformas habitáveis ​​mais rápidas que a natureza oferece gratuitamente”, escreveu Loeb. “Não seria surpreendente se civilizações tecnológicas avançadas optassem por migrar em direção aos centros galácticos pela mesma razão que astronautas e espectadores migram para o Cabo Canaveral da Florida durante o lançamento de foguetes.”

Maria Campos Maria Campos, ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Sérgio Conceição admite pausa na carreira

O treinador do FC Porto terá em cima da mesa a possibilidade de fazer uma pausa na carreira, mas só vai decidir o seu futuro depois do fim do campeonato. Quem avança esta possibilidade é o …

Ministra garante que Ticão não será extinto e que "nada ficará como antes"

A ministra da Justiça disse, esta quinta-feira, que "nunca nada ficará como antes" no Tribunal Central de Instrução Criminal (TCIC), o chamado Ticão, mas que não será extinto. Falando à margem da reinauguração das instalações do …

Real Madrid goleia em Granada e continua a sonhar com o título

Os madrilenos golearam em casa do Granada (4-1), esta quinta-feira, em jogo da 36.ª jornada, o que lhes permite continuar a sonhar com a conquista do campeonato. Os golos foram marcados por Modric (aos 17 minutos), …

PS e PAN avançam com direito ao esquecimento para quem sobreviveu ao cancro

O Parlamento vai aprovar esta sexta-feira, na generalidade, projetos-lei para acabar com a discriminação de pessoas que tiveram cancro no acesso a seguros de vida. O PS apresenta esta sexta-feira uma proposta no parlamento para quem …

Estudo mostra que é seguro misturar vacinas, mas DGS quer mais detalhes

O novo estudo dá indicações sobre a segurança da administração de vacinas de marcas diferentes – uma das opções possíveis em Portugal para o meio milhão de pessoas com menos de 60 anos que receberam …

Romualda Fernandes - PS

"Erro" ou "canalhice"? Editor da Lusa demite-se após referência racista a deputada do PS

A Lusa está no olho do furacão depois de um jornalista da casa ter identificado a deputada do PS Romualda Fernandes como "Preta" numa peça que acabou por ser replicada em vários jornais online. O …

Estudo mostra que o navio Mary Rose tinha uma tripulação multiétnica

A análise dos restos mortais de parte da tripulação do navio de guerra Mary Rose, o favorito do rei Henrique VIII de Inglaterra, mostra a diversidade que já existia no período Tudor. O navio de guerra …

Hulk marcou num jogo que foi interrompido... cinco vezes

Muitas pausas na partida entre América de Cali e Atlético Mineiro. Protestos na Colômbia também afetaram o jogo Atlético Nacional-Nacional. Grupo H da Taça Libertadores, quarta jornada. Em Barranquilla, América de Cali e Atlético Mineiro entraram …

Festa leonina, OE e política. Marcelo poupa Cabrita, mas não põe de lado uma remodelação

Em entrevista à RTP, a primeira deste mandato, o Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, poupou Cabrita, culpou os adeptos pelo que se passou nos festejos do Sporting, sublinhou que acredita que o Orçamento …

Governo prometeu a Bruxelas reforma de serviços do Estado. Sindicatos não sabiam

O Governo prometeu a Bruxelas arrancar com uma “reforma funcional e orgânica da administração pública (AP)” sob pena de não receber os cheques da bazuca europeia. “A reforma iniciar-se-á no segundo trimestre de 2021, com a …