Há uma estrela morta a girar a alta velocidade (e a distorcer o espaço-tempo)

Um grupo internacional de investigadores estudou o sistema binário PSR J1141-6545 na constelação de Musca, composto por uma anã branca maciça orbitada por um radiopulsar, uma estrela de neutrões rotativa que emite ondas de rádio ao longo dos seus pólos magnéticos.

As observações duraram quase duas décadas e, de acordo com o estudo publicado no mês passado na revista científica Science, os investigadores conseguiram rastrear pela primeira vez a forma como a estrutura espaço-temporal é distorcida em torno de uma anã branca que gira rapidamente.

Desta forma, os cientistas conseguiram confirmar o chamado efeito Lense-Thirring (“Arrasto de referenciais”), previsto pela teoria geral da relatividade de Albert Einstein, e segundo a qual o espaço-tempo é “arrastado” pela presença de um objeto rotativo maciço. O efeito foi observado, no ano passado, no buraco negro V404 na constelação de Cygnus. Agora, os cientistas revelaram que também foram observadas curvaturas semelhantes na estrutura do espaço-tempo em torno de algumas anãs brancas.

De acordo com o astrofísico Willem van Straten, da Universidade Tecnológica de Auckland, observações do pulsar que orbita em torno desta anã branca mostraram que a sua órbita oscila cerca de 150 quilómetros de lado a cada duas décadas sob a influência de efeitos associados ao alongamento do espaço-tempo em torno desse sistema binário.

“O que descobrimos é que a órbita do sistema está a cair no espaço“, disse Vivek Venkatraman Krishnan, do Instituto Max Planck de Radioastronomia, na Alemanha, em declarações ao Space.

Descobriu-se ainda que a inclinação da órbita do pulsar está a mudar lentamente devido ao efeito previsto por Einstein por causa da rotação da anã branca. Segundo Krishnan, tudo o que está a acontecer neste sistema “alinha-se completamente com as previsões da relatividade geral”.

O sistema PSR J1141-6545 tem a peculiaridade de que a sua anã branca gira muito rapidamente em torno do seu eixo, porque nasceu do pulsar vizinho, o que permitiu “roubar” parte da matéria da estrela que gerou o pulsar. Esta velocidade de rotação ultra-rápida, a sua alta densidade e a distância extremamente pequena entre as duas partes do sistema levaram os cientistas a concluir que o efeito Lense-Thirring afeta muito a natureza do movimento do pulsar em órbita.

Medições feitas com a ajuda dos radiotelescópios UTMOST e Parks da Austrália confirmaram que a órbita do pulsar tremeu sob a influência de efeitos relativísticos. Isto não só confirma a teoria da relatividade de Einstein, mas também permitiu que os cientistas medissem com precisão as propriedades da anã branca e do pulsar, que coincidiam com os valores teoricamente previstos.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Ljubomir Stanisic rescindiu contrato “de forma unilateral” com a TVI

A caminho da SIC, o apresentador rescindiu o contrato com a estação de Queluz, avança a TVI. Ljubomir Stanisic tinha contrato até dezembro de 2020. “O Chef Ljubomir Stanisic rescindiu hoje [esta sexta-feira], unilateralmente, o contrato …

Netflix tem uma nova funcionalidade. Os cegos e os surdos agradecem

A nova funcionalidade da Netflix permite alterar a velocidade de reprodução dos seus filmes e séries. Esta é uma novidade bem recebida por espetadores cegos e surdos. A Netflix tem uma nova funcionalidade que permite que …

Cientistas transformam tijolos em dispositivos de armazenamento de eletricidade

Uma equipa de investigadores descobriu como converter o pigmento vermelho dos tijolos num plástico condutor de eletricidade. Esse processo permitiu transformar os tijolos em dispositivos de armazenamento de eletricidade. Esses supercapacitores de tijolo podem ser …

Primeiro Museu do Godzilla abre no Japão (e os visitantes podem entrar na boca do monstro)

O primeiro Museu do Godzilla do mundo está agora aberto no Japão e tem uma estátua enorme do icónico monstro, em cuja boca se pode entrar de slide. De acordo com a Newsweek, atualmente, os visitantes …

Hubble faz a primeira observação de um eclipse lunar total

Tirando vantagem de um eclipse lunar total, astrónomos usaram o Telescópio Espacial Hubble da NASA/ESA para detetar ozono na atmosfera da Terra. Este método serve como um substituto de como vão observar planetas semelhantes à Terra …

Biden tem 71% de probabilidade de vencer as eleições contra Trump

Joe Biden, candidato democrata à Casa Branca, tem 71% de probabilidade de vencer as eleições presidenciais norte-americanas frente a Donald Trump, o atual Presidente dos Estados Unidos, aponta uma nova sondagem. A pesquisa de opinião, levada …

Barcelona 2-8 Bayern | Atropelamento histórico na Champions

Noite histórica no Estádio da Luz. Em jogo dos quartos-de-final da Liga dos Campeões, o Bayern goleou o Barcelona por impensáveis 8-2 – com 4-1 em cada uma das metades. Um resultado que se tornou …

Depois das sementes, norte-americanos recebem máscaras, óculos de sol e até meias sujas da China

Vários residentes da Flórida, nos Estados Unidos, receberam pacotes misteriosos da China pelo correio que não tinham encomendado. Desta vez não eram sementes, mas sim máscaras cirúrgicas, óculos de sol e até meias sujas. Em declarações …

Imposto sobre refrigerantes reduziu o seu consumo

O imposto especial sobre as bebidas com maior teor de açúcar levou mais de 40% dos inquiridos num estudo da Universidade Católica esta sexta-feira divulgado a reduzir o seu consumo, comportamento que adotariam também com …

Uma só teoria da conspiração sobre a covid-19 matou 800 pessoas. 60 ficaram totalmente cegas

Pelo menos 800 pessoas morreram e 60 ficaram cegas na sequência de uma teoria da conspiração sobre a covid-19, concluiu um novo estudo. A investigação, cujos resultados foram esta semana publicados na revista científica American Journal …