Chantagem e sedução: as estratégias da China para controlar a imprensa no mundo

Mgmoscatello / wikimedia

Shangai, China

De acordo com o relatório da Repórteres sem Fronteiras, a China faz um esforço constante para controlar a informação que circula sobre o país. Mas, para isso, são utilizadas várias estratégias que representam um perigo para a democracia.

Num relatório acabado de divulgar pela Repórteres sem Fronteiras, uma ONG sediada em Paris, são divulgadas várias ações por parte da China para controlar a informação que circula sobre o país, quer no interior do seu território, quer fora dele. Essas estratégias representam um perigo para a democracia tal como a conhecemos.

Chantagem, intimidação e assédio em larga escala” são parte da estratégia, facilitadas pelo ascendente económico que a China tem vindo a ganhar em numerosos países. A crise económica, e em especial a crise generalizada da imprensa tradicional, tornam esta particularmente sensível a influência exercida através do dinheiro.

Segundo o Expresso, há em grande escala artigos de propaganda pró-Beijing que até mesmo grandes jornais de referência publicam regularmente, a troco de somas que podem chegar ao quarto de milhão de dólares. Além disso, e a um nível menos visível, há as viagens à China com tudo pago que são oferecidas a jornalistas de vários países.

Outra estratégia, também discreta, é a entrada no capital de certos media importantes. O relatório sublinha que a China tem conseguido eliminar ou evitar a publicação de artigos problemáticos para o Governo chinês.

“Na mente do regime de Beijing, a função dos jornalistas não é a de ser contrapoder mas servir a propaganda dos Estados. Se as democracias não resistirem, a propaganda ‘estilo chinês’ invadirá gradualmente os media mundiais, competindo com o jornalismo tal como o conhecemos”, diz o secretário-geral da organização, Christophe Deloire.

Cédric Alviani, diretor do escritório da RSF na Ásia Oriental, é da mesma opinião. “É muito provável que o que mostramos neste relatório seja apenas a ponta do iceberg. É isso que faz arrepios. O nosso propósito é o de despertar interesse entre os jornalistas, a fim de que prestem atenção à dimensão da influência chinesa nas suas regiões.”

ZAP //

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. Nada de novo… a mão da China está presente na corrupção em todo o mundo!…
    Costuma dizer-se que não há nenhum negócio entre a China/empresas chinesas em que não haja corrupção, luvas, etc… até nos vistos Gold dos diversos países (incluindo Portugal)!!
    Claro que daí a tentar controlar a “opinião publicada” sobre a China, é um passo “natural”… afinal, lá estão habituados a ser eles (governo chinês) a fonte das “noticias”!…

RESPONDER

Pinto da Costa diz ter total confiança em Sérgio Conceição

O presidente do FC Porto, Pinto da Costa, garantiu que tem "total confiança nos jogadores e no treinador", Sérgio Conceição, que no sábado colocou o lugar à disposição, de acordo com a newsletter oficial dos …

Isabel dos Santos utilizou três identidades para entrar e sair de Portugal

A empresária angola Isabel dos Santos utilizou três documentos de identificação distintos durante as últimas viagens que fez entre Portugal e o Reino Unido. "Izabel Dosovna Kukanova", "Isabel José dos Santos" e "Santos Isabel" foram as …

Voar nunca foi tão seguro, garante a Estatística

Voar em companhias áreas comerciais nunca foi tão seguro, garante um estudo levado a cabo por um professor do Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT) que monitoriza o número de mortes de passageiros de todo o …

Coronavírus já provocou 56 mortes. China começa a desenvolver vacina

China começou a desenvolver uma vacina contra o novo coronavírus, que já provocou a morte a 56 pessoas e infetou 1.975 pessoas no país, informa este domingo o jornal oficial do Partido Comunista Chinês (PCC). De …

Portugueses vencem "Óscares" de animação em Los Angeles

O filme “Tio Tomás, A Contabilidade dos Dias” da realizadora portuguesa Regina Pessoa, venceu este domingo o prémio de Melhor Curta Metragem e Sérgio Martins venceu a Melhor Direção de Animação em Longa Metragem, pelo …

Juiz Neto de Moura muda nome com que assina acórdãos

O juiz Neto de Moura, envolvido em algumas decisões polémicas sobre violência doméstica, alterou o nome com que assina os acórdãos, avança o Jornal de Notícias na sua edição impressa deste domingo. De acordo com …

Violenta tempestade faz pelo menos 30 mortos em Minas Gerais

A violenta tempestade que desde quinta-feira assola o estado de Minas Gerais, sudeste do Brasil, já provocou pelo menos 30 mortos e 17 desaparecidos, anunciou este domingo a Proteção Civil. De acordo com o novo balanço, …

Descobertas quatro novas espécies de tubarões que caminham

Foram descobertas quatro novas espécies de tubarões que caminham usando as suas barbatanas. Ao todo são já conhecidas nove espécies deste tipo de tubarões. Investigadores encontraram tubarões que caminham nas águas do norte da Austrália e …

Caso suspeito de infeção por coronavírus em Portugal deu negativo

A Direção-Geral da Saúde (DGS) informou este domingo que o primeiro caso suspeita de coronavírus em Portugal, com um paciente sob observação no Hospital de Curry Cabral, em Lisboa, deu negativo após  análises. "A Direção-Geral da …

Francisco Rodrigues dos Santos é o novo líder do CDS

A moção de estratégia de Francisco Rodrigues dos Santos, sob o título "Voltar a Acreditar", foi a mais votada na madrugada domingo no 28.º congresso do CDS, em Aveiro, avançaram à agência Lusa fontes partidárias. A …