Chantagem e sedução: as estratégias da China para controlar a imprensa no mundo

Mgmoscatello / wikimedia

Shangai, China

De acordo com o relatório da Repórteres sem Fronteiras, a China faz um esforço constante para controlar a informação que circula sobre o país. Mas, para isso, são utilizadas várias estratégias que representam um perigo para a democracia.

Num relatório acabado de divulgar pela Repórteres sem Fronteiras, uma ONG sediada em Paris, são divulgadas várias ações por parte da China para controlar a informação que circula sobre o país, quer no interior do seu território, quer fora dele. Essas estratégias representam um perigo para a democracia tal como a conhecemos.

Chantagem, intimidação e assédio em larga escala” são parte da estratégia, facilitadas pelo ascendente económico que a China tem vindo a ganhar em numerosos países. A crise económica, e em especial a crise generalizada da imprensa tradicional, tornam esta particularmente sensível a influência exercida através do dinheiro.

Segundo o Expresso, há em grande escala artigos de propaganda pró-Beijing que até mesmo grandes jornais de referência publicam regularmente, a troco de somas que podem chegar ao quarto de milhão de dólares. Além disso, e a um nível menos visível, há as viagens à China com tudo pago que são oferecidas a jornalistas de vários países.

Outra estratégia, também discreta, é a entrada no capital de certos media importantes. O relatório sublinha que a China tem conseguido eliminar ou evitar a publicação de artigos problemáticos para o Governo chinês.

“Na mente do regime de Beijing, a função dos jornalistas não é a de ser contrapoder mas servir a propaganda dos Estados. Se as democracias não resistirem, a propaganda ‘estilo chinês’ invadirá gradualmente os media mundiais, competindo com o jornalismo tal como o conhecemos”, diz o secretário-geral da organização, Christophe Deloire.

Cédric Alviani, diretor do escritório da RSF na Ásia Oriental, é da mesma opinião. “É muito provável que o que mostramos neste relatório seja apenas a ponta do iceberg. É isso que faz arrepios. O nosso propósito é o de despertar interesse entre os jornalistas, a fim de que prestem atenção à dimensão da influência chinesa nas suas regiões.”

ZAP //

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. Nada de novo… a mão da China está presente na corrupção em todo o mundo!…
    Costuma dizer-se que não há nenhum negócio entre a China/empresas chinesas em que não haja corrupção, luvas, etc… até nos vistos Gold dos diversos países (incluindo Portugal)!!
    Claro que daí a tentar controlar a “opinião publicada” sobre a China, é um passo “natural”… afinal, lá estão habituados a ser eles (governo chinês) a fonte das “noticias”!…

RESPONDER

Índia regista mais de oito mil novos casos. Tem "uma longa batalha" pela frente

A Índia registou mais de oito mil novos casos de covid-19 num único dia, um novo recorde desde o início da pandemia no país, foi este domingo anunciado. O número de casos confirmados de covid-19 na …

Jovens bolivianos forçaram picada de viúva-negra. Queriam ser como o Homem-Aranha

Três irmãos bolivianos de 8, 10 e 12 anos acabaram hospitalizados depois de fazerem com que uma viúva negra os picasse para que ficassem com super-poderes como o Homem Aranha. "Pensando que a [picada] lhes …

Bloco exige retirada de norma "insultuosa" no apoio a recibos verdes

O Bloco de Esquerda (BE) exigiu este domingo ao Governo que retire do formulário de apoio para os trabalhadores independentes uma norma "insultuosa" que lhes exige o compromisso de retomarem a atividade no prazo de …

Espetada de porco 2.0. Novameat propõe carne impressa em 3D para o jantar

A Novameat, uma empresa espanhola de tecnologia alimentar, apresentou um novo produto: carne de porco à base de plantas impressa em 3D, a que batizaram de espetada de porco 2.0. A Novameat quer apoiar um sistema …

Uber acusada de exploração de trabalhadores em Itália

Um tribunal de Milão ordenou a nomeação de um administrador judicial para a Uber Itália durante um ano, após ter determinado que o serviço de entrega de refeições da empresa explorava os trabalhadores. De acordo com …

Pinto de Costa: "Se Rui Moreira tivesse avançado, não me candidatava"

Pinto da Costa revelou que não teria avançado para a recandidatura à presidência do FC Porto se o presidente da Câmara do Porto tivesse entrado na corrida. "Se o Rui Moreira se tivesse candidatado, embora …

"Ficamos chocados." Cientistas redescobrem abelha azul que pensavam estar extinta

Um tipo de abelha azul reapareceu recentemente na Florida, nos Estados Unidos, depois de ter sido vista pela última vez em 2016. Além de azul, a espécie é nova e extremamente rara. Os cientistas estavam convencidos …

Missão da Space X acoplou com sucesso. Astronautas da NASA já chegaram à EEI

A cápsula Dragon que transporta os astronautas da agência espacial norte-americana (NASA) já acoplou à Estação Espacial Internacional, após terem partido no primeiro voo privado rumo ao espaço, neste sábado. Foi às 15:17 (hora de Lisboa) …

Venezuela vai aliviar quarentena com método próprio

Nicolás Maduro anunciou que, a partir de segunda-feira, a Venezuela vai aplicar um modelo próprio de quarentena preventiva da covid-19, que combina cinco dias de flexibilização disciplinada com dez de confinamento obrigatório. “É o modelo cinco …

Uma escultura gigante de uma ave está a espalhar gargalhadas numa cidade da Austrália

Um escultor australiano aproveitou o tempo de quarentena devido à pandemia de covid-19 para construir uma kookaburra eletrónica com quase quatro metros de altura, que até faz os mesmos movimentos e barulhos que o famoso …