Chantagem e sedução: as estratégias da China para controlar a imprensa no mundo

Mgmoscatello / wikimedia

Shangai, China

De acordo com o relatório da Repórteres sem Fronteiras, a China faz um esforço constante para controlar a informação que circula sobre o país. Mas, para isso, são utilizadas várias estratégias que representam um perigo para a democracia.

Num relatório acabado de divulgar pela Repórteres sem Fronteiras, uma ONG sediada em Paris, são divulgadas várias ações por parte da China para controlar a informação que circula sobre o país, quer no interior do seu território, quer fora dele. Essas estratégias representam um perigo para a democracia tal como a conhecemos.

Chantagem, intimidação e assédio em larga escala” são parte da estratégia, facilitadas pelo ascendente económico que a China tem vindo a ganhar em numerosos países. A crise económica, e em especial a crise generalizada da imprensa tradicional, tornam esta particularmente sensível a influência exercida através do dinheiro.

Segundo o Expresso, há em grande escala artigos de propaganda pró-Beijing que até mesmo grandes jornais de referência publicam regularmente, a troco de somas que podem chegar ao quarto de milhão de dólares. Além disso, e a um nível menos visível, há as viagens à China com tudo pago que são oferecidas a jornalistas de vários países.

Outra estratégia, também discreta, é a entrada no capital de certos media importantes. O relatório sublinha que a China tem conseguido eliminar ou evitar a publicação de artigos problemáticos para o Governo chinês.

“Na mente do regime de Beijing, a função dos jornalistas não é a de ser contrapoder mas servir a propaganda dos Estados. Se as democracias não resistirem, a propaganda ‘estilo chinês’ invadirá gradualmente os media mundiais, competindo com o jornalismo tal como o conhecemos”, diz o secretário-geral da organização, Christophe Deloire.

Cédric Alviani, diretor do escritório da RSF na Ásia Oriental, é da mesma opinião. “É muito provável que o que mostramos neste relatório seja apenas a ponta do iceberg. É isso que faz arrepios. O nosso propósito é o de despertar interesse entre os jornalistas, a fim de que prestem atenção à dimensão da influência chinesa nas suas regiões.”

ZAP //

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. Nada de novo… a mão da China está presente na corrupção em todo o mundo!…
    Costuma dizer-se que não há nenhum negócio entre a China/empresas chinesas em que não haja corrupção, luvas, etc… até nos vistos Gold dos diversos países (incluindo Portugal)!!
    Claro que daí a tentar controlar a “opinião publicada” sobre a China, é um passo “natural”… afinal, lá estão habituados a ser eles (governo chinês) a fonte das “noticias”!…

RESPONDER

Canibalismo é observado pela primeira vez em espécie de macacos

Uma equipa de investigadores observou um caso de canibalismo em macacos-prego selvagens de cara branca. No estudo, os especialistas descrevem um incidente no qual membros desta espécie consumiram restos mortais de uma cria de 10 …

"Ponte" biodegradável pode curar lesões nervosas do sistema nervoso periférico

Investigadores da Universidade de Pittsburgh descobriram recentemente uma "ponte" biodegradável que poderá ajudar no tratamento de lesões nos nervos e a recuperar cerca de 80% da função nervosa. As lesões superficiais que ocorrem no sistema nervoso …

Os polegares dos neandertais adaptaram-se a ferramentas com pega

Os polegares dos neandertais adaptaram-se para segurar melhor ferramentas com pega, da mesma forma como utilizamos atualmente um martelo, revela uma nova investigação da Universidade de Kent, no Reino Unido. A mesma investigação sugere ainda …

Sporting 2-1 Moreirense | JackPote rende pontos ao “leão”

O “Leão” soma e segue na liderança do campeonato, depois de vencer o Moreirense por 2-1, graças a um bis Pedro Gonçalves. Neste sábado, na recepção ao Moreirense, num embate relativo à oitava jornada, sofreu, mas conseguiu …

Raro crustáceo parasita descoberto na boca de um tubarão em exibição num museu

Uma equipa de cientistas descobriu uma espécie extremamente rara de Cymothoidae na boca de um espécime de tubarão capturado no Mar da China Oriental e agora em exibição num museu. Os Cymothoidae são uma família de isópodes …

Série da Netflix faz disparar venda de jogos de xadrez nos Estados Unidos

A série "The Queen’s Gambit", da plataforma de streaming Netflix, que retrata a ascensão de uma jovem jogadora de xadrez na década de 1950, fez disparar as vendas deste jogo de tabuleiro nos Estados Unidos. …

Novo comité central do PCP eleito com 98,5%

O novo comité central do PCP foi este domingo eleito no XXI congresso nacional dos comunistas, em Loures, com 98,5% dos votos. Dos 611 delegados, 602 votaram a favor, seis abstiveram-se e três votaram contra na …

Elefante salvo de um poço profundo na Índia. Resgate durou 14 horas

Uma equipa de 50 pessoas ajudou a salvar um elefante que tinha caído num poço profundo em Dharmapuri, no sul da Índia. Moradores locais atiraram folhas de bananeira para o animal comer antes de ser …

Santa Clara 0-1 Porto | Magia de Díaz resolve jogo pobre

Missão cumprida. O Porto viajou até aos Açores para defrontar o Santa Clara e leva na bagagem os três pontos. Mas não o conseguiu com brilhantismo, longe disso. A eficácia foi a palavra de ordem, num …

Raro pinguim totalmente branco encontrado nas Ilhas Galápagos

Um raro pinguim com o corpo totalmente "pintado" de branco foi encontrado no arquipélago das Galápagos, no Equador. Em comunicado, o Parque Nacional das Galápagos detalha que o raro espécime foi encontrado enquanto um guia fazia …