“Estratégia única”. Formigas adaptam uso de ferramentas para evitar o afogamento

Rubén Díaz / Flickr

Uma equipa de cientistas observou pela primeira vez espécimes de formigas da espécie Solenopsis richteri, nativas da América do Sul, a utilizar grãos de areia como ferramentas para evitar o afogamento.

O novo estudo, cujos resultados foram recentemente publicados na revista especializada Functional Ecology, não só mostra que esta espécie é capaz de detetar o aumento de riscos envolvidos na procura de alimento, como também evidencia que estes animais são capazes de mudar as suas estratégias no uso de ferramentas perante os desafios da natureza.

De acordo com os cientistas, as formigas da espécie Solenopsis richteri têm capacidades cognitivas consideráveis para estratégias de alimentação únicas.

Para chegar a esta conclusão, os cientistas levaram a cabo um procedimento experimental que consistia em colocar alguns destas animais num espaço em que estava também alguma areia, bem como pequenos recipientes com água com açúcar.

Os recipientes com água açucarada permitiam que os espécimes de Solenopsis richteri conseguissem flutuar e alimentar-se à superfície; contudo, quando os cientistas reduziram a tensão superficial da mistura, tirando-lhes as capacidade de flutuar, os insetos começaram a colocar grãos de areia no interior do recipiente para que o alimento, isto é, a água com açúcar, vertesse do recipiente, explica o portal Eureka Alert.

 

 

“Descobrimos que as formigas usavam a areia para construir uma estrutura que pudesse efetivamente retirar a água com açúcar do recipiente para ser recolhida”, disse o líder do estudo, Aiming Zhou, citado em comunicado. “Esta excecional capacidade de produção de ferramentas não apenas reduziu o risco de afogamento das formigas, como também proporcionou uma maior área para que pudessem recolher água com açúcar”.

Esta foi a primeira vez que esta espécie foi observada a adaptar ferramentas para evitar um eventual afogamento. O uso de ferramentas é, por norma, um indicador de sofisticação cognitiva, sendo principalmente observado em primatas e alguns pássaros.

“O nosso estudo é o primeiro a analisar este tópico interessante [uso de ferramentas por parte de animais invertebrados]”, observou Zhou, acrescentando: “Esperamos que o nosso artigo motive outras pessoas a fazerem investigações relacionadas”.

ZAP ZAP //

 

PARTILHAR

RESPONDER

Ninguém quer "a batata quente" do caso Sócrates. Ivo Rosa e Carlos Alexandre com nota máxima

Os juízes Ivo Rosa e Carlos Alexandre foram avaliados com a nota máxima de "Muito Bom" pelo Conselho Superior da Magistratura em inspecções realizadas entre 2013 e 2018, ou seja, abarcando o período da investigação …

Clubes alemães atentos a Tiago Dantas depois da sua estreia como titular

A titularidade do jovem português na equipa do Bayern, no último sábado, despertou a atenção dos clubes alemães para o médio cedido pelo Benfica. Tiago Dantas, de 20 anos, fez a sua estreia como titular do …

Chega aposta em Hugo Ernano, o militar que atingiu mortalmente rapaz de 13 anos

O cabeça-de-lista do Chega para a Câmara Municipal de Odivelas vai ser o líder do núcleo local, Nuno Beirão, e o militar da Guarda Nacional Republicana (GNR) Hugo Ernano candidata-se à Assembleia Municipal. Hugo Hernano, candidato …

Taarabt reencontrou a sua boa forma, mas o Benfica quer vendê-lo

O Benfica está disposto a ouvir propostas que cheguem por Adel Taarabt, o marroquino que tem dado cartas no meio-campo das 'águias'. A caminho dos 32 anos de idade, Taarabt não vai para novo, mas tem …

Vacina russa contra a covid-19 pode vir a ser produzida em Sintra

O Presidente da câmara de Cascais fez de intermediário para que viesse para Portugal uma licença de produção da Sputnik V. António Costa não se opõe, mas lembra que a vacina ainda não foi aprovada …

FC Porto admite batalha legal com o Sporting devido ao caso Palhinha

Os azuis e brancos contestam a utilização de João Palhinha após o jogador ter sido suspenso ao somar cinco amarelos na Liga. O FC Porto admite uma batalha legal. O FC Porto está preparado para levar …

Supremo recusa levantar arresto de bens a Rui Rangel e Fátima Galante

O Supremo Tribunal de Justiça (STJ) rejeitou, esta quinta-feira, recursos dos ex-juízes, arguidos no processo "Operação Lex", que contestavam o arresto dos seus bens. No acórdão proferido, a que a agência Lusa teve acesso, o Supremo …

Portugueses a partir dos 60 anos vão ter segunda dose AstraZeneca

Após os casos de coágulos, a DGS só vai mudar o esquema vacinal aos mais jovens, sendo que a população com mais de 60 anos que tomou a vacina da Astrazeneca irá receber a segunda …

Messi já tem uma decisão tomada em relação ao seu futuro

Andoni Zubizarreta, dirigente do Barcelona, garante que Lionel Messi já tomou uma decisão em relação ao seu futuro no clube, embora não saiba qual é. Depois da novela que foi a situação de Lionel Messi no …

Menos dinheiro para estradas e mais para as empresas. Governo apresenta a versão final do PRR

O Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) vai ser divulgado na sua versão final esta sexta-feira. Durante a manhã, será apresentado ao Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa. A apresentação do Plano de Recuperação e …