“Estratégia única”. Formigas adaptam uso de ferramentas para evitar o afogamento

Rubén Díaz / Flickr

Uma equipa de cientistas observou pela primeira vez espécimes de formigas da espécie Solenopsis richteri, nativas da América do Sul, a utilizar grãos de areia como ferramentas para evitar o afogamento.

O novo estudo, cujos resultados foram recentemente publicados na revista especializada Functional Ecology, não só mostra que esta espécie é capaz de detetar o aumento de riscos envolvidos na procura de alimento, como também evidencia que estes animais são capazes de mudar as suas estratégias no uso de ferramentas perante os desafios da natureza.

De acordo com os cientistas, as formigas da espécie Solenopsis richteri têm capacidades cognitivas consideráveis para estratégias de alimentação únicas.

Para chegar a esta conclusão, os cientistas levaram a cabo um procedimento experimental que consistia em colocar alguns destas animais num espaço em que estava também alguma areia, bem como pequenos recipientes com água com açúcar.

Os recipientes com água açucarada permitiam que os espécimes de Solenopsis richteri conseguissem flutuar e alimentar-se à superfície; contudo, quando os cientistas reduziram a tensão superficial da mistura, tirando-lhes as capacidade de flutuar, os insetos começaram a colocar grãos de areia no interior do recipiente para que o alimento, isto é, a água com açúcar, vertesse do recipiente, explica o portal Eureka Alert.

 

 

“Descobrimos que as formigas usavam a areia para construir uma estrutura que pudesse efetivamente retirar a água com açúcar do recipiente para ser recolhida”, disse o líder do estudo, Aiming Zhou, citado em comunicado. “Esta excecional capacidade de produção de ferramentas não apenas reduziu o risco de afogamento das formigas, como também proporcionou uma maior área para que pudessem recolher água com açúcar”.

Esta foi a primeira vez que esta espécie foi observada a adaptar ferramentas para evitar um eventual afogamento. O uso de ferramentas é, por norma, um indicador de sofisticação cognitiva, sendo principalmente observado em primatas e alguns pássaros.

“O nosso estudo é o primeiro a analisar este tópico interessante [uso de ferramentas por parte de animais invertebrados]”, observou Zhou, acrescentando: “Esperamos que o nosso artigo motive outras pessoas a fazerem investigações relacionadas”.

ZAP //

 

PARTILHAR

RESPONDER

Governo deverá anunciar esta terça-feira a extinção da task force

O Governo deverá anunciar, esta terça-feira, a extinção da task force responsável pelo plano de vacinação contra a covid-19, liderada pelo vice-almirante Henrique Gouveia e Melo. De acordo com o jornal online Observador, que soube desta …

Primeiro-ministro dos Países Baixos com segurança reforçada após ameaças de rapto

Aumento das medidas de segurança está relacionado com uma crescente ameaça direta, mas também com a crescente onda de crimes violentos que os Países Baixos está a viver. O primeiro-ministro dos Países Baixos, Mark Rutte, passou, …

Derretimento do gelo polar está a "empenar" o planeta

Não são só os oceanos que saem prejudicados. O derretimento do gelo polar também está a deformar a crosta terrestre. À medida que as temperaturas derretem o gelo polar a um ritmo preocupante, o aumento do …

Superterras "nuas" dão pistas sobre a evolução de atmosferas quentes

TOI-1634b e TOI-1685b, duas superterras rochosas, carecem de atmosferas primordiais espessas, em órbitas muito próximas em torno de duas anãs vermelhas. TOI-1634b e TOI-1685b, dois candidatos a planeta, localizam-se na constelação Perseus, aproximadamente à mesma distância …

Prosecco ou prošek? A batalha da UE entre Itália e Croácia por causa de vinho

Prosecco é provavelmente o vinho italiano mais famoso, mas por trás da efervescência deste néctar, a Itália está numa grande disputa sobre se a Croácia pode vender um vinho de sobremesa com o nome de …

China vai limitar abortos. E nada tem a ver com saúde

A China vai reduzir o número de abortos realizados por motivos que não estejam relacionados com a saúde, anunciou o governo esta segunda-feira, avançando que serão também criadas medidas para evitar a gravidez indesejada. As autoridades …

Crónica ZAP - Linha de Fundo por Teófilo Fernando

Linha de Fundo: SL7, arte e paciência

Líder soma e segue. Leões e dragões vencem à justa. As frases e os números da semana. Visto da Linha de Fundo. Líder reina no castelo Vitória SC 1 (Bruno Duarte 78', g.p.) – SL Benfica …

"Atropelamento e fuga." Terra e Vénus cresceram como planetas rebeldes

Planetas como a Terra e Vénus, que residem dentro de Sistemas Solares, são fruto de repetidas colisões. Esta conclusão desafia os modelos convencionais sobre a formação de planetas. Investigadores do Laboratório Lunar e Planetário (LPL) da …

A origem do "Gigante de Segorbe" pode finalmente ter sido esclarecida

Um novo estudo revela que a origem do "Gigante de Segorbe" pode ser bastante mais complexa daquilo que se pensava. O "Gigante de Segorbe", como é conhecido, foi um indivíduo encontrado por arqueólogos numa necrópole islâmica …

Instagram suspende planos de uma versão da aplicação para crianças

Para já, a empresa ainda não fez se se trata de um abandono temporário ou definitivo. Tempestade mediática em torno da influência das redes sociais na saúde mental dos jovens, sobretudo raparigas, pode ter influenciado …