Estranho artefacto encontrado no interior de uma múmia egípcia infantil

(dr) Copyright Stuart R. Stock

Uma equipa de cientistas norte-americanos encontrou uma misterioso artefacto no interior de uma múmia egípcia com 2.000 anos, revela uma nova investigação.

Recorrendo a tecnologias avançadas de tomografia computorizada, combinadas com difração de raios X e um acelerador de partículas, os cientistas conseguiram descobrir mais sobre o interior desta múmia, que pertence a uma menina de cinco anos.

A equipa rastreou dezenas de pequenos objetos, incluindo um misterioso artefacto de sete milímetros, cujo propósito não é completamente claro para os cientistas, de acordo com o novo estudo, publicado na revista Journal of the Royal Society Interface.

“Cada vez que entramos num estudo como este, obtemos boas respostas. Mas levantamos também mais questões”, disse ao portal Live Science Stuart Stock, professor na Universidade de Chicago, nos Estados Unidos, e autor principal do estudo.

Este pequeno objeto está perto da barriga do corpo mumificado, junto do lugar onde foi levado a cabo o corte para retirar os órgãos durante o processo de mumificação.

Tendo isto em conta, e frisando não ser possível apresentar uma resposta concreta, os cientistas dizem que o artefacto encontrado pode ser um amuleto, possivelmente sob forma de escravelho-sagrado, deixado no corpo para proteção espiritual da múmia.

Este tipo de amuletos era muito comum no Antigo Egito, frisa o mesmo portal.

Os cientistas confirmaram ainda na mesma investigação que a múmia, da era romana, pertence a uma menina de cinco anos, apesar de sobre a múmia estar um retrato pintado de uma mulher. Múmias com retratos eram comuns no Antigo Egito sob o domínio romano.

O corpo embalsamado, conhecido como “Múmia de Hauara 4 com Retrato”, datado do 1.º século d.C., foi encontrado em 1910-1911 no sítio arqueológico de Hauara, no Egito.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Tenista João Sousa falha Open da Austrália após ter estado infetado

João Sousa vai falhar o Open da Austrália depois de ter estado infetado com o novo coronavírus, por determinação das autoridades australianas, anunciou hoje o tenista português. "É com muita tristeza que vos dou a conhecer …

Cientistas criam nova forma de produzir carne em laboratório (e prometem manter o sabor e a textura)

Uma equipa da McMaster desenvolveu uma nova forma de carne cultivada, através do uso de um método que promete manter o sabor e a textura mais naturais do que as outras alternativas à carne tradicional. Os …

Papa pede "jornalismo corajoso" e controlo de notícias falsas na Internet

O papa Francisco pediu hoje um "jornalismo corajoso" que venha ao encontro das pessoas e histórias, propondo ainda o controlo das notícias falsas na Internet, especialmente neste período de pandemia da covid-19. “Opiniões atentas lamentam, há …

A cidade mais antiga das Américas está sob ameaça de invasão (e a culpa é da pandemia)

Tendo sobrevivido durante cinco mil anos, o sítio arqueológico mais antigo das Américas está sob a ameaça de invasores que afirmam que a pandemia de covid-19 os deixou sem outra opção a não ser ocupar …

Suspeito do homicídio de Bruno Candé nega ter agido impulsionado por racismo

Evaristo Marinho disparou vários insultos racistas contra Bruno Candé: “Vai para a tua terra, preto, tens a família toda na sanzala e também devias lá estar”, foi um deles. Três dias depois acabou por matá-lo, …

Macaulay Culkin, o Kevin de "Sozinho em Casa", apela para que participação de Trump no filme seja retirada

A estrela do filme "Sozinho em Casa", Macaulay Culkin, fez comentários nas redes sociais onde apelou a que a participação especial de Donald Trump no filme seja removida digitalmente e substituída por uma versão mais …

Governo dos Açores defende clarificação de competências em situação de pandemia

O presidente do Governo Regional dos Açores, José Manuel Bolieiro, alertou para a necessidade de ser criada legislação que clarifique as competências da região no combate a uma pandemia. “É importante a aprovação de uma lei …

"Da terra à mesa". Contentores com quintas verticais produzem vegetais para restaurantes e supermercados

A agricultura tradicional envolve o uso de muitos recursos, quer durante o processo de cultivo, quer depois, durante o processo de distribuição. O conceito das quintas verticais tem vindo a difundir-se pelo mundo, e agora …

"O fecho das escolas resultou". Número de portugueses em casa aumentou para 50%

O número de portugueses que ficou em casa aumentou para 50% na sexta-feira, o primeiro dia de fecho das escolas, segundo os dados do índice de mobilidade divulgados hoje. Em comunicado, a empresa PSE, que tem …

Governo quer que coimas nos casos de incumprimento sejam cobradas de imediato

O Governo quer que as forças de segurança privilegiem a cobrança imediata de coimas nos casos de incumprimento das regras de confinamento e que verifiquem os comprovativos que justifiquem as deslocações de exceção, incluindo passeios …