Estrangeiros interferem na campanha (mas o conteúdo era mesmo falso e pago?)

1

Anúncios na internet contra PS e PSD. Indícios da primeira interferência estrangeira numas eleições em Portugal. Mas há questões a colocar.

A Comissão Nacional de Eleições (CNE) está a analisar mas, aparentemente, tem havido interferência de estrangeiros na campanha eleitoral para as legislativas do dia 10.

Caso se confirme, é a primeira interferência estrangeira numas eleições em Portugal.

Surgiram indícios em anúncios online contra PS e PSD. O meio de transmissão foram vídeos no YouTube, com alegadas notícias falsas, feitas com a mesma base e grafismo dos jornais Público e Eco.

O primeiro sinal que os investigadores do MediaLab do ISCTE detectaram foi um vídeo publicado por um canal no YouTube chamado ‘Bolsonaristas em Portugal’.

Os anúncios eleitorais (que desapareceram 48 horas depois de serem publicados) teriam sido pagos por uma empresa estrangeira chamada Nekoplay LLC – uma empresa focada em anúncios de jogos.

Mas a mesma Nekoplay LLC, sedeada nos EUA e sem contactos, tem anúncios políticos em Singapura, Roménia e Panamá; todos estes países vão passar por eleições neste ano.

“Deixamos de ser um território imune a interferências estrangeiras”, comentou o investigador Gustavo Cardoso, na RTP.

Nos tais vídeos o PS é associado a corrupção e o PSD a cortes durante o período da troika.

E os conteúdos eram falsos?

A pergunta foi lançada por Ricardo Jorge Pinto, comentador político. A lei eleitoral proíbe publicidade paga e anónima relacionada com eleições.

No entanto, e na mesma RTP, Ricardo Jorge Pinto avisou que “há questões a colocar” sobre esta conclusão do ISCTE.

A primeira é precisamente essa: “Isto era realmente informação falsa? Eu ainda tenho dúvidas sobre isso”.

A segunda: “Isto é realmente informação paga? E, sendo paga, mas sendo paga fora do país, será que viola as leis eleitorais portuguesas? É bom que a Comissão Nacional de Eleições dê uma explicação sobre isto”, completou o comentador.

ZAP //

1 Comment

  1. Modéstia à parte, acho que a vida me deu bom faro.
    Bem que estranhei a notícia que comentei na zap, e que dava conta da “presença de políticos brasileiros no nosso país, supostamente “para tirarem notas sobre o o sucesso do turismo”.
    Afinal, o ovo tinha serpente e a serpente tem nome.
    Bolsonaro já tinha avisado que tudo faria para colocar o partideco ADN no governo de Portugal.
    Is portugueses têm que abrir a pestana e deixarem de ser bocós.

    2
    1

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.