Estoril campeão nacional sub-23 (a jogar contra nove durante meia hora)

Estoril campeão nacional sub-23

Na “final” da Liga Revelação, o Estoril ganhou ao Leixões por 2-0 e sagrou-se campeão. Duas expulsões condicionaram o desempenho da equipa visitante.

O Estoril é o novo campeão nacional de sub-23. A segunda edição da Liga Revelação terminou nesta terça-feira, com uma autêntica “final” entre Estoril e Leixões, que o Estoril ganhou em casa por 2-0.

A vitória permitiu ao Estoril igualar o Leixões na classificação, com 32 pontos, mas o conjunto “canarinho” foi campeão por causa do confronto direto (1-0 na primeira volta, 2-0 na segunda).

O Leixões só teve 11 jovens em campo durante nove minutos. Logo na fase inicial da partida, quando Mário Junior (Leixões) impediu Lucho Vega (Estoril) de se isolar em frente ao guarda-redes, o defesa do Leixões foi expulso. Cartão vermelho direto, ainda antes dos 10 minutos.

Mesmo em superioridade numérica, o Estoril protagonizou uma primeira parte sem bom critério, claramente nervosa, e os visitantes foram segurando sem muitas dificuldades o empate sem golos, que daria o título ao Leixões.

Macula inaugurou o marcador logo no arranque do segundo tempo, num bom remate cruzado já dentro da área.

Em cima do quarto de hora da segunda parte, novo cartão vermelho direto para o Leixões. Quando estava tudo pronto para ser marcado um pontapé de canto, André Lacximicant passou pelo árbitro e disse algo ao juiz da partida, que expulsou o avançado do Leixões. Foram mais de 30 minutos a alinhar com nove jogadores mas, mesmo assim, a turma de Matosinhos esteve perto do golo do empate nos minutos finais.

No entanto, num contra-ataque rápido, no qual surgiram quatro jogadores do Estoril em frente ao guarda-redes, Rúben Pina marcou facilmente e fechou o resultado e fechou o campeonato.

O Estoril é o sucessor do Desportivo das Aves, que foi campeão nacional sub-23 há dois anos. Atrás da dupla Estoril e Leixões ficou o Sporting de Braga, a somente três pontos de distância (29), tendo também lutado pelo título até à penúltima jornada da Liga Revelação.

Nuno Teixeira, ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Governo britânico ordena ao Exército que ajude na crise dos combustíveis

O Reino Unido ordenou esta segunda-feira ao Exército que se prepare para ajudar na atual crise de combustíveis do país, depois de um fim de semana em que os britânicos acorreram aos postos de abastecimento, …

Pela primeira vez, cientistas demonstram que reprodução assexuada pode ser bem-sucedida

Pela primeira vez, uma equipa de cientistas demonstrou que a reprodução assexuada pode ser bem-sucedida a longo prazo. Os estudos foram feitos com o ácaro Oppiella nova. Até agora, a sobrevivência de uma espécie animal por …

Governo deverá anunciar esta terça-feira a extinção da task force

O Governo deverá anunciar, esta terça-feira, a extinção da task force responsável pelo plano de vacinação contra a covid-19, liderada pelo vice-almirante Henrique Gouveia e Melo. De acordo com o jornal online Observador, que soube desta …

Primeiro-ministro dos Países Baixos com segurança reforçada após ameaças de rapto

Aumento das medidas de segurança está relacionado com uma crescente ameaça direta, mas também com a crescente onda de crimes violentos que os Países Baixos está a viver. O primeiro-ministro dos Países Baixos, Mark Rutte, passou, …

Derretimento do gelo polar está a "empenar" o planeta

Não são só os oceanos que saem prejudicados. O derretimento do gelo polar também está a deformar a crosta terrestre. À medida que as temperaturas derretem o gelo polar a um ritmo preocupante, o aumento do …

Superterras "nuas" dão pistas sobre a evolução de atmosferas quentes

TOI-1634b e TOI-1685b, duas superterras rochosas, carecem de atmosferas primordiais espessas, em órbitas muito próximas em torno de duas anãs vermelhas. TOI-1634b e TOI-1685b, dois candidatos a planeta, localizam-se na constelação Perseus, aproximadamente à mesma distância …

Prosecco ou prošek? A batalha da UE entre Itália e Croácia por causa de vinho

Prosecco é provavelmente o vinho italiano mais famoso, mas por trás da efervescência deste néctar, a Itália está numa grande disputa sobre se a Croácia pode vender um vinho de sobremesa com o nome de …

China vai limitar abortos. E nada tem a ver com saúde

A China vai reduzir o número de abortos realizados por motivos que não estejam relacionados com a saúde, anunciou o governo esta segunda-feira, avançando que serão também criadas medidas para evitar a gravidez indesejada. As autoridades …

Crónica ZAP - Linha de Fundo por Teófilo Fernando

Linha de Fundo: SL7, arte e paciência

Líder soma e segue. Leões e dragões vencem à justa. As frases e os números da semana. Visto da Linha de Fundo. Líder reina no castelo Vitória SC 1 (Bruno Duarte 78', g.p.) – SL Benfica …

"Atropelamento e fuga." Terra e Vénus cresceram como planetas rebeldes

Planetas como a Terra e Vénus, que residem dentro de Sistemas Solares, são fruto de repetidas colisões. Esta conclusão desafia os modelos convencionais sobre a formação de planetas. Investigadores do Laboratório Lunar e Planetário (LPL) da …