Estónia, o país mais digital do mundo, pesca programadores em Portugal

A Estónia, considerado o país mais digital do mundo, está à procura de programadores informáticos para reforçar as suas startups. E os portugueses são alguns dos mais apetecidos pelos estónios.

A explosão digital na Estónia atinge cada vez mais níveis estratosféricos e, de maneira a acompanhar esse fenómeno, as startups estónias estão à procura de mais programadores informáticos no estrangeiro. Portugal está num restrito lote de países de origem.

A iniciativa Career Hunt 2019 parte do Governo estónio e procura atrair profissionais da área das Tecnologias da Informação, vindos de países como Portugal, Turquia, Hungria, Arménia, Geórgia e Brasil. O Observador refere que apenas os 25 melhores candidatos serão escolhidos.

Esses 25 programadores informáticos viajarão gratuitamente até à Estónia, onde passarão cinco dias a conhecer as 14 empresas líderes do setor. A iniciativa não é nova e já foi responsável pela contratação de oito programadores estrangeiros, que já trabalham no país.

A Estónia foi dos primeiros países a introduzir a identidade digital obrigatória. “O que a nossa experiência nos diz é que há dois marcos importantes: ter uma identidade digital e uma espinha dorsal de todos os sistemas de informação, que ajudem diferentes sistemas a comunicarem entre si. É uma espécie de camada base do nosso e-governo”, referiu o antigo primeiro-ministro da Estónia, Taavi Rõivas, em 2017.

Sede para empresas como o Skype, Veriff e Taxify, o número de funcionários de startups a entrar no país cresceu 26% para 3763 pessoas. O crescimento estrondoso do número de novos trabalhadores levou a certos problemas logísticos.

“Precisamos de centenas de cadeiras para os novos funcionários, mas até o IKEA dos vizinhos da Letónia e Finlândia podem apenas oferecer-nos um fornecimento semanal combinado de 20 cadeiras”, explicou Kaarel Kotkas, diretor da empresa de verificação online de identidade, Veriff.

Para além dos problemas mobiliários, os pedidos de t-shirts para os funcionários não têm tido resposta. A Veriff recorre à Reet Aus, marca de camisolas feitas de materiais sustentáveis e reciclados. No entanto, o seu diretor, Kaarel Kotkas, diz que “pode levar até sete meses para obter as t-shirts da Reet, já que a procura é muito alta”.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Até as estrelas têm auroras (e já as podemos ver)

Uma equipa internacional de astrónomos observou sinais de rádio estranhos vindos de uma anã vermelha. Estas ondas bizarras estavam a ser produzidas pela interação com um exoplaneta que orbitava a estrela, criando uma aurora. Apesar de …

Tiroteios em dois bares fazem oito mortos na Alemanha

Pelo menos oito pessoas morreram hoje em dois tiroteios em dois bares na cidade alemã de Hanau, no centro do país, indicou a polícia local, sem precisar o número. O primeiro tiroteio ocorreu num bar de …

Descobertos sarcófago e altar dedicado ao fundador de Roma do século VI a.C.

Os dois objetos foram descobertos numa área subterrânea perto da Cúria, foi anunciado esta terça-feira. Um sarcófago considerado "excecional" e um altar do século VI a.C., que poderá ter sido dedicado a Rómulo, fundador de Roma, …

40 anos depois, cientistas identificam falha fundamental na eficiência dos painéis solares

Os painéis solares são uma das invenções mais impressionantes, mas é emergente descobrir como torná-los ainda mais eficientes. Recentemente, uma equipa de cientistas resolveu um mistério de 40 anos em torno de um dos principais …

SIC vai lançar serviço de streaming e canal de e-sports este ano

A SIC vai avançar para uma plataforma de streaming ainda em 2020. A "Netflix à portuguesa" ainda não tem nome, mas tem como objetivo "encontrar mais e novas audiências". Em entrevista ao jornal Público, o CEO …

Dagmar Turner tocou violino enquanto lhe era removido um tumor do cérebro

Uma paciente do King's College Hospital, no Reino Unido, tocou violino enquanto os médicos lhe removiam um tumor do cérebro. Desta forma, foi possível preservar a sua capacidade de tocar e a sua paixão de 40 …

"Não é aceitável". Tribunal de Contas refuta acusações de Manuel Heitor

O Tribunal de Contas (TdC) refutou as acusações do ministro do Ensino Superior sobre a auditoria ao modelo de financiamento do setor, considerando-as inaceitáveis e infundadas. "O tribunal tem o máximo respeito pela opinião dos auditados, …

"Lava que se farta". Isabel dos Santos recorre da absolvição de Ana Gomes

A empresária angolana recorreu para o Tribunal da Relação de Lisboa por causa das publicações no Twitter nas quais a antiga eurodeputada acusa a empresária, por exemplo, de "lavar que se farta". Em janeiro, o Tribunal …

Ministro considera "inaceitável" que TAP pague prémios em ano de prejuízos

O ministro das Infraestruturas e da Habitação considerou "inaceitável" que a TAP, empresa que "tem 100 milhões de euros de prejuízos" em 2019, atribua prémios a uma minoria de trabalhadores. "É uma falta de respeito para …

Eventos climáticos extremos podem levar os EUA a uma crise económica, revela estudo

Um relatório recentemente divulgado revela que os eventos climáticos extremos podem levar os Estados Unidos (EUA) a uma crise económica sem precedentes, com uma maior incidência no mercado da energia. "Se o mercado não fizer um …