Estónia, o país mais digital do mundo, pesca programadores em Portugal

A Estónia, considerado o país mais digital do mundo, está à procura de programadores informáticos para reforçar as suas startups. E os portugueses são alguns dos mais apetecidos pelos estónios.

A explosão digital na Estónia atinge cada vez mais níveis estratosféricos e, de maneira a acompanhar esse fenómeno, as startups estónias estão à procura de mais programadores informáticos no estrangeiro. Portugal está num restrito lote de países de origem.

A iniciativa Career Hunt 2019 parte do Governo estónio e procura atrair profissionais da área das Tecnologias da Informação, vindos de países como Portugal, Turquia, Hungria, Arménia, Geórgia e Brasil. O Observador refere que apenas os 25 melhores candidatos serão escolhidos.

Esses 25 programadores informáticos viajarão gratuitamente até à Estónia, onde passarão cinco dias a conhecer as 14 empresas líderes do setor. A iniciativa não é nova e já foi responsável pela contratação de oito programadores estrangeiros, que já trabalham no país.

A Estónia foi dos primeiros países a introduzir a identidade digital obrigatória. “O que a nossa experiência nos diz é que há dois marcos importantes: ter uma identidade digital e uma espinha dorsal de todos os sistemas de informação, que ajudem diferentes sistemas a comunicarem entre si. É uma espécie de camada base do nosso e-governo”, referiu o antigo primeiro-ministro da Estónia, Taavi Rõivas, em 2017.

Sede para empresas como o Skype, Veriff e Taxify, o número de funcionários de startups a entrar no país cresceu 26% para 3763 pessoas. O crescimento estrondoso do número de novos trabalhadores levou a certos problemas logísticos.

“Precisamos de centenas de cadeiras para os novos funcionários, mas até o IKEA dos vizinhos da Letónia e Finlândia podem apenas oferecer-nos um fornecimento semanal combinado de 20 cadeiras”, explicou Kaarel Kotkas, diretor da empresa de verificação online de identidade, Veriff.

Para além dos problemas mobiliários, os pedidos de t-shirts para os funcionários não têm tido resposta. A Veriff recorre à Reet Aus, marca de camisolas feitas de materiais sustentáveis e reciclados. No entanto, o seu diretor, Kaarel Kotkas, diz que “pode levar até sete meses para obter as t-shirts da Reet, já que a procura é muito alta”.

ZAP ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Cientistas sugerem que os gorilas não batem no peito apenas para se exibir

Os cientistas sugerem que o ato de bater no peito permite aos gorilas machos sinalizar o seu tamanho e assim evitar brigas desnecessárias. De acordo com o jornal The Guardian, cientistas que estudam gorilas-das-montanhas (Gorilla beringei …

Médicos alertam que Navalny pode sofrer paragem cardíaca "a qualquer momento"

Alexei Navalny está cada vez mais em risco de insuficiência renal. Médicos próximos do opositor russo alertam que pode sofrer uma paragem cardíaca "a qualquer momento". Médicos próximos do opositor russo Alexei Navalny, detido e em …

Perto de sequenciar 1 milhão de genomas, cientistas querem desvendar segredos genéticos

O projeto All of Us está a recolher informações genéticas, registos médicos e hábitos de saúde de mais de um milhão de pessoas. Os dados podem ser usados para desvendar segredos genéticos. O primeiro esboço do …

"Besta dos cinco dentes". Descoberta nova espécie de mamífero na Patagónia

Paleontólogos descobriram uma nova espécie de mamífero, com dentes peculiares, que viveu na Patagónia durante o período Cretáceo. De acordo com a agência Europa Press, os fósseis foram encontrados em Cerro Guido, na província chilena de …

Com os zoos fechados, tudo serve para entreter uma família de lontras. Até um simples galho de bambu

O confinamento serviu como um lembrete indesejado de que ficar preso dentro de casa sem muito o que fazer pode ser desgastante. O mesmo é verdade para os animais, por isso os jardins zoológicos tiveram …

Uma ilha, cinco géneros. Os Bugis têm palavras para as "cinco maneiras de estar no mundo"

Uma ilha, cinco géneros. O povo Bugis é um poderoso grupo étnico que se destaca pelo reconhecimento de cinco géneros distintos. Na Indonésia, a ilha Sulawesi é a casa de um povo que reconhece cinco …

O "aeroporto do amanhã" está abandonado no meio de um pântano dos Estados Unidos

Era para ser o "aeroporto do amanhã", um centro intercontinental para aviões supersónicos com seis pistas e conexões ferroviárias de alta velocidade para as cidades vizinhas. Hoje, é pouco mais do que uma pista no …

Facebook remove (acidentalmente) página oficial de Ville de Bitche, uma remota cidade francesa

O Facebook apagou a página de Ville de Bitche, uma remota cidade francesa. O município passou um mês a apelar à rede social para repor a página. "Recebemos uma mensagem no Facebook e também percebemos que …

NASA escolheu SpaceX de Elon Musk para a próxima missão tripulada à Lua

Elon Musk fecha contrato de 2,9 mil milhões de dólares para levar o Homem novamente à Lua. O contrato é a mais importante vitória da SpaceX e reforça a posição da empresa como parceira …

Benfica 1-2 Gil Vicente | Galo canta e silencia águia na Luz

STOP. O Gil Vicente visitou na tarde deste sábado o Benfica e saiu do palco da Luz com os três pontos na bagagem e a “cantar de galo”, ao vencer por 2-1, num duelo relativo …