Cientistas provaram: este é o vestido mais antigo do mundo

Petrie Museum of Egyptian Archaeology, University College London

-

Novos testes científicos provaram que este vestido, encontrado em 1900 numa tumba egípcia, tem mais de cinco mil anos.

É um vestido de linho, com decote em V, perfeitamente costurado e com pormenores plissados. Podia ser a descrição de mais um vestido da moda, não fosse o facto de este ser o mais antigo do mundo.

Conhecido por “Tarkhan”, a peça foi encontrada no ano de 1900 numa tumba egípcia mas, graças a novos testes científicos, sabe-se agora que o vestido tem mais de cinco mil anos.

Segundo a revista National Geographic, este vestido é um autêntico achado e representa “a complexidade e a riqueza da antiga sociedade que o produziu”.

Isto acontece porque são poucas ou quase nenhumas as peças de roupa feitas de fibras vegetais ou peles de animais que sobrevivem ao longo do tempo sem se desintegrarem.

Prova disso são as declarações de Alice Stevenson, uma das autoras do novo estudo publicado sobre o vestido na revista Antiquity, que diz que este tipo de peças que resistem ao tempo normalmente não têm mais do que dois mil anos.

Apenas algumas peças com a mesma idade sobreviveram intactas até aos dias de hoje, mas eram sempre pedaços de pano que tinham apenas a função de embrulhar os defuntos.

Pelo contrário, este vestido mostra-nos o passado da alta-costura, com detalhes bem vincados que mostram que terá sido elaborado por um artesão especializado.

As pregas nos cotovelos e nas axilas também sugerem que alguém realmente usou este vestido e que essa pessoa devia pertencer a uma camada alta da sociedade egípcia.

De acordo com Stevenson, que também é curadora do Museu Petrie de Arqueologia Egípcia de Londres, local onde se encontrava esta relíquia, é provável que o vestido tenha sido originalmente mais longo.

O vestido foi enviado para o museu londrino no início de 1900 e permaneceu esquecido até 1977, altura em que especialistas em conservação ‘tropeçaram’ na peça. A idade exata do vestido foi conseguida através de uma técnica por rádio-carbono.

ZAP / HypeScience

PARTILHAR

RESPONDER

Presidente da IPSS "O Sonho" constituído arguido

O presidente da Instituição Particular de Solidariedade Social (IPSS) ‘O Sonho’, em Setúbal, foi constituído arguido e ouvido esta sexta-feira na Polícia Judiciária de Setúbal, disse à agência Lusa o diretor daquela polícia, Vítor Paiva. Segundo …

Cirurgiões retiram o "maior tumor cerebral de sempre"

No passado dia 14 de fevereiro, cirurgiões indianos conseguiram remover o maior tumor cerebral de sempre. Santlal Pal, de 31 anos, vivia desde 2015 com um tumor de 1,8 quilos. Santlal Pal viu nos últimos anos …

Tripulantes da Ryanair marcam greve para 29 de março, 1 e 4 de abril

Os tripulantes de cabine da Ryanair exigem o cumprimento da legislação laboral e afirmam que a situação laboral na empresa é "insustentável". Os tripulantes de cabine da Ryanair anunciaram hoje que vão estar em greve nos …

Governador do Missouri detido por chantagear uma mulher

O governador do Estado do Missouri foi detido esta quinta-feira sob acusação de ter chantageado uma mulher com quem manteve um relacionamento extraconjugal em 2015. Eric Greitens foi libertado sem fiança, esta sexta-feira. Eric Greitens foi …

PJ de Setúbal faz buscas na IPSS "O Sonho"

A Polícia Judiciária está a realizar buscas à instituição particular de solidariedade social (IPSS) "O Sonho", em Setúbal, por suspeitas dos crimes de fraude na obtenção de subsídio, participação económica em negócio e peculato. "As buscas, …

À luz das regras europeias, despedimento coletivo pode abranger grávidas

Segundo o Tribunal de Justiça, as grávidas podem ser despedidas em caso de despedimento coletivo. Em Portugal, a entidade patronal deve comprovar que a demissão não está relacionada com a gravidez. O Tribunal de Justiça da …

Sindicatos falam em adesão de 68% à greve dos CTT

Os sindicatos afetos aos CTT afirmam que estão cerca de duas mil pessoas na manifestação contra a atual situação dos Correios, enquanto a polícia aponta para 1.500, disseram à Lusa os responsáveis no local. Os trabalhadores …

Adalberto Campos Fernandes

Concurso de médicos recém-especialistas publicado na próxima semana

O despacho com a abertura do concurso para a colocação dos médicos recém-especialistas nos hospitais, reclamado há meses por estes profissionais, será publicado na próxima semana, anunciou hoje o ministro da Saúde. Adalberto Campos Fernandes fez …

Benfica e Jorge Jesus chegam a acordo

O atual treinador do Sporting confirmou ter chegado a acordo com o Benfica, no processo em que os encarnados pediam 14 milhões de euros de indemnização na sequência da saída do técnico da Luz. "Quem chegou …

"Uma vergonha" diz a Ordem sobre decreto que permite aos engenheiros assinar projetos

O projeto de lei que permite aos engenheiros assinar projetos de arquitetura, aprovado esta quinta-feira no parlamento, é "um retrocesso e uma vergonha" para o vice-presidente da Ordem dos Arquitetos, Daniel Fortuna do Couto. Daniel Fortuna …