/

Vénus de Egerszeg. Estátua da Idade da Pedra descoberta na Hungria

Uma equipa de arqueólogos encontrou, na Hungria, uma estátua de Vénus de Egerszeg, um artefacto que vai ajudar os especialistas a entender a cultura neolítica europeia.

Uma equipa de arqueólogos do Göcsej Museum encontrou recentemente uma estátua incompleta cm características femininas em Zalaegerszeg, no oeste da Hungria. A figura foi apelidada de Vénus de Egerszeg, pela semelhança com a grega Vénus de Milo.

A descoberta foi feita durante a construção de uma pista automotiva na cidade húngara. O artefacto vai ajudar os especialistas a compreender uma parte muito importante da cultura neolítica europeia: “a estátua preserva a marca do espírito das pessoas que viveram há milhares de anos.”

A estátua representa uma figura feminina, “com seios delicadamente modelados, braços amputados e ombros horizontalmente alinhados”. A cabeça da figura foi encontrada ao lado do torso, quebrada, o que leva a crer que a estátua era uma representação completa de um corpo humano feminino.

Os arqueólogos sugerem que a estátua foi propositadamente quebrada em pedaços. Aliás, ídolos femininos semelhantes também foram encontrados partidos em pedaços na região,

Segundo o Hungary Today, a “destruição do ídolo pode estar relacionada com a natureza e a fertilidade das terras agrícolas”. De acordo com o diário húngaro, poder ter sido um esforço para destruir o poder atribuído ao ídolo ou para estabelecer um relacionamento mais próximo com as divindades.

Além da figura de argila, a equipa também encontrou alguns fragmentos de cerâmicas pintados de amarelo, vermelho e branco, além de ferramentas de pedra, com cerca de 6 mil anos. Os cientistas acreditam que eram utilizados em rituais e atividades culturais.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.