Estátua “espectacular” de pensador com 4 mil anos foi encontrada em Israel

Israel Antiquities Authority / Facebook

Estátua rara de "pensador" com 4 mil anos encontrada em Israel.

Estátua rara de “pensador” com 3.800 anos encontrada em Israel.

Uma descoberta “única” e “espectacular” – eis como os arqueólogos israelitas envolvidos nesta descoberta rara falam da pequena estátua de um “pensador”, com 3.800 anos, que foi encontrada num vaso de cerâmica.

A pequena escultura foi encontrada durante escavações na cidade israelita de Yehud e está a surpreender os arqueólogos da Autoridade das Antiguidades de Israel (IAA na sigla original em inglês), que é responsável pelos trabalhos de pesquisa.

A figura que está colada a um vaso de cerâmica, com apenas 18 centímetros de altura, tem um braço pousado num joelho e o outro a segurar o queixo, parecendo num “estado de reflexão”, conforme assume o director de escavações da IAA, Gilad Itach, numa nota divulgada pela IAA que fala de uma descoberta “espectacular”.

“Parece que, primeiro, prepararam um jarro característico do período e depois, acrescentaram a estátua única”, algo que “nunca foi descoberto em pesquisas anteriores”, salienta Itach que data o artefacto de 2000 a.C., situando-o na Idade Média do Bronze.

Clara Amit / Israel Antiquities Authority

Vaso encontrado em fragmentos exigiu trabalhos de recuperação.

Vaso encontrado em fragmentos exigiu trabalhos de recuperação.

“O gargalo do jarro serviu como base para formar a parte superior da figura e depois, os braços, pernas e rosto foram acrescentados à escultura”, acrescenta Itach que destaca também, que “o nível de precisão e de atenção ao detalhe para criar esta escultura, há quase quatro mil anos, é extremamente impressionante“.

A pesquisa ainda não permitiu apurar se o artesão que fez o vaso também criou a escultura, ou se esta foi adicionada por outro artista.

No mesmo local, os arqueólogos encontraram outros objectos, como pontas de seta, a cabeça de um machado, lanças e ossos de ovelhas e burros, acreditando que serão artefactos funerários que terão sido enterrados a par de uma pessoa importante.

“Era costume, na Antiguidade, acreditar que os objectos que eram enterrados ao lado do indivíduo continuavam com ele para o outro mundo“, explica Itach, conforme cita a IAA.

Entre as descobertas estão alguns objectos datados de há seis mil anos, incluindo ferramentas de pedra e de basalto e uma batedeira de manteiga da Idade do Cobre.

SV, ZAP

PARTILHAR

RESPONDER

Falhas na formação de médicos levam ministra a criar grupo de trabalho

A ministra da Saúde determinou a constituição de um grupo de trabalho para criar um manual de regras e procedimentos para a avaliação das capacidades de formação de médicos no SNS, depois de falhas apontadas …

Surto de sarampo leva Samoa a fechar escolas e serviços. Ativista anti-vacinação detido

Com o objetivo de conter o surto de sarampo que já matou 60 pessoas, o governo de Samoa está a pedir à população que coloque uma bandeira vermelha em frente às casas nais as pessoas …

Poluição do ar leva Sarajevo a cancelar todos os eventos públicos

As autoridades bósnias consideram que a poluição na capital do país, Sarajevo, atingiu níveis perigosos nos últimos dias. Perante a densa nuvem de nevoeiro que paira na cidade, o governo regional decidiu cancelar todos os …

A banana colada à parede que custou 108 mil euros foi comida

A banana mais cara do mundo, presa a uma parede com fita adesiva, foi descascada e comida por um artista que visitava o stand da galeria Perrotin, na feira de arte contemporânea Art Basel, nos …

Empresas norte-americanas reforçam domínio na venda global de armas

O Instituto Internacional de Estudos de Paz de Estocolmo (SIPRI) revelou esta segunda-feira que as empresas norte-americanas aumentaram o domínio no comércio global de armas em 2018, para 59% do volume total entre as 100 …

Faltam medicamentos para doenças crónicas nas Farmácias (e ninguém sabe porquê)

Há medicamentos para doenças crónicas que estão, constantemente, em falta nas Farmácias Portuguesas. Uma situação preocupante, sobretudo para os pacientes que deles precisam, e que não tem uma explicação. A Associação Nacional de Farmácias está …

Mais de dois mil coalas mortos devido aos incêndios na Austrália

O presidente da Aliança das Florestas do Nordeste da Austrália disse que os incêndios florestais que deflagram no leste do país, desde o início de novembro, provocaram a morte a mais de dois mil coalas. O …

Regionalização sem referendo é “golpe de estado palaciano”

Luís Marques Mendes falou este domingo, no habitual espaço de comentário político na SIC, sobre a regionalização, os "tempos difíceis para a direita", Greta Thunberg e Joe Berardo. Houve ainda tempo para falar sobre o …

China diz que detidos em Xinjiang estão "formados" e "vivem felizes"

Um alto quadro do regime chinês afirmou, esta segunda-feira, que os membros de minorias étnicas chinesas de origem muçulmana mantidos em "centros de treino vocacional" no extremo oeste do país já se "formaram" e levam …

Greve geral volta a parar França. Filas de trânsito chegam aos 620 quilómetros

Os acessos a Paris estão, esta manhã, muito complicados devido ao quinto dia de greve contra a reforma das pensões e que afeta sobretudo a rede de transportes na capital francesa. De acordo com as autoridades, …