Estamos a um clique de ver os filmes em casa no próprio dia da estreia

A tecnologia tem a “infeliz” tendência de vir baralhar as coisas que certos interesses gostariam de manter como estão – e o Screening Room é a proposta de um novo serviço que permitir ver um filme do cinema em casa, logo no dia da sua estreia.

O Screening Room poderia ser apenas mais uma ideia maluca que pudesse ser prontamente descartada e atirada para o lado – não fosse o facto de ser o mais recente projecto de Sean Parker, que já abalou a indústria da música com o Napster e mais tarde ajudou a que o Facebook se tornasse naquilo que é actualmente.

A ideia é extremamente simples e vem dar resposta a algo que o mercado deseja mas que continua por satisfazer: a possibilidade de ver um filme “do cinema” em casa.

Sean Parker quer fazer com que isso seja algo comum e acessível, propondo a visualização de filme logo na sua data de estreia, mediante o pagamento de 50 dólares – que não é propriamente barato, mas que acaba por ser relativamente acessível se se considerar um grupo de 4 ou 5 pessoas.

A questão é que, se tecnicamente não há problemas, há todo um outro conjunto de dificuldades, que está relacionado com a forma como a indústria do cinema está montada, e onde as cadeias que detêm as salas de cinema fazem exigências quanto aos prazos em que os filmes terão que ficar exclusivamente nos cinemas e quando é que poderão passar para os serviços de streaming, TV, bluray, etc.

Po essa razão, o Screening Room tenta amenizar um pouco as coisas, com propostas como a oferta de dois bilhetes de cinema quando um cliente pague os $50 para ver um filme, de modo a que isso os faça ir ao cinema (e potencialmente comprar pipocas ao preço inflacionado que é praticado)…

Mas não será fácil fazer com que os cinemas aceitem esta concorrência. Enquanto não o fizerem…

É bom que não esquecer que não é por um filme não estar disponível legalmente que o mesmo deixa de surgir nas redes pirata, mesmo quando se trata de uma versão sem qualidade, filmada numa sala de cinema e onde se vêem as cabeças das pessoas na fila da frente.

Quanto mais depressa a indústria do cinema chegar à conclusão que a solução é disponibilizar formas legais e acessíveis de consumir os seus conteúdos, e se adaptar a esta nova realidade, melhor.

Um Dia Fui ao Cinema

PARTILHAR

RESPONDER

Novo estudo associa o burnout a uma consequência fatal

Uma nova investigação associa o burnout a um aumento de até 20% no risco de desenvolver fibrilhação auricular, a arritmia crónica mais frequente. O burnout é uma perturbação psicológica causada pelo stress excessivo devido a uma …

Pinto da Costa diz ter total confiança em Sérgio Conceição

O presidente do FC Porto, Pinto da Costa, garantiu que tem "total confiança nos jogadores e no treinador", Sérgio Conceição, que no sábado colocou o lugar à disposição, de acordo com a newsletter oficial dos …

Isabel dos Santos utilizou três identidades para entrar e sair de Portugal

A empresária angola Isabel dos Santos utilizou três documentos de identificação distintos durante as últimas viagens que fez entre Portugal e o Reino Unido. "Izabel Dosovna Kukanova", "Isabel José dos Santos" e "Santos Isabel" foram as …

Voar nunca foi tão seguro, garante a Estatística

Voar em companhias áreas comerciais nunca foi tão seguro, garante um estudo levado a cabo por um professor do Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT) que monitoriza o número de mortes de passageiros de todo o …

Coronavírus já provocou 56 mortes. China começa a desenvolver vacina

China começou a desenvolver uma vacina contra o novo coronavírus, que já provocou a morte a 56 pessoas e infetou 1.975 pessoas no país, informa este domingo o jornal oficial do Partido Comunista Chinês (PCC). De …

Portugueses vencem "Óscares" de animação em Los Angeles

O filme “Tio Tomás, A Contabilidade dos Dias” da realizadora portuguesa Regina Pessoa, venceu este domingo o prémio de Melhor Curta Metragem e Sérgio Martins venceu a Melhor Direção de Animação em Longa Metragem, pelo …

Juiz Neto de Moura muda nome com que assina acórdãos

O juiz Neto de Moura, envolvido em algumas decisões polémicas sobre violência doméstica, alterou o nome com que assina os acórdãos, avança o Jornal de Notícias na sua edição impressa deste domingo. De acordo com …

Violenta tempestade faz pelo menos 30 mortos em Minas Gerais

A violenta tempestade que desde quinta-feira assola o estado de Minas Gerais, sudeste do Brasil, já provocou pelo menos 30 mortos e 17 desaparecidos, anunciou este domingo a Proteção Civil. De acordo com o novo balanço, …

Descobertas quatro novas espécies de tubarões que caminham

Foram descobertas quatro novas espécies de tubarões que caminham usando as suas barbatanas. Ao todo são já conhecidas nove espécies deste tipo de tubarões. Investigadores encontraram tubarões que caminham nas águas do norte da Austrália e …

Caso suspeito de infeção por coronavírus em Portugal deu negativo

A Direção-Geral da Saúde (DGS) informou este domingo que o primeiro caso suspeita de coronavírus em Portugal, com um paciente sob observação no Hospital de Curry Cabral, em Lisboa, deu negativo após  análises. "A Direção-Geral da …