Estagiários da presidência checa do Conselho da UE terão de pagar as próprias despesas

1

A segunda vaga de estudantes de Erasmus a estagiar na presidência checa do Conselho da União Europeia terá de pagar as suas próprias despesas.

A presidência checa do Conselho da União Europeia tem início em julho e pretende colocar estudantes de Erasmus a desempenhar tarefas. Embora a primeira vaga de estagiários tenha as despesas de deslocação e alojamento pagas, a segunda vaga não terá a mesma sorte.

Assim, segundo a plataforma Euractiv, além de os jovens não receberem pelas funções desempenhadas, ainda terão de pagar pelas suas próprias despesas.

O primeiro-ministro da República Checa, Andrej Babiš, já tinha manifestado o seu desagrado com os elevados custos da presidência rotativa do Conselho da UE. Da última vez que a República Checa esteve na liderança, gastou o equivalente a cerca de 135 milhões de euros, segundo o jornal Público.

Como o Estado checo não tem condições para contratar diplomatas experientes, muito do trabalho será feito por estudantes universitários. Os estudantes estão agora a reclamar devido às condições do estágio.

De acordo com a Euractiv, os estudantes queixam-se que terão de investir pelo menos 3.000 euros do seu próprio bolso para cobrir todos os custos relacionados com a sua estadia em Bruxelas.

“Gostávamos que as condições do estágio fossem iguais para todos os estagiários e que os custos da presidência checa do Conselho da União Europeia não tivessem de ser pagos pelas nossas poupanças ou dos nossos pais”, reclamam os estudantes.

“Queremos aproveitar a oportunidade para cooperar com especialistas checos que atualmente trabalham nas instituições da UE”, disse ainda a embaixadora Edita Hrdá, chefe da Representação Permanente Checa em Bruxelas.

Daniel Costa, ZAP //

1 Comment

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.