/

Estado de saúde de José Eduardo dos Santos piorou “significativamente”

10

Ricardo Stuckert / ABr

O Presidente de Angola, José Eduardo dos Santos

A situação clínica do Presidente de Angola, José Eduardo dos Santos, agravou-se “significativamente” nos últimos dias, de tal forma que não vai marcar presença em qualquer evento da campanha eleitoral.

A notícia é avançada pelo jornal Expresso que salienta que o estado de saúde de José Eduardo dos Santos “está a deteriorar-se” e que piorou “significativamente”.

O Presidente angolano voltou na passada quarta-feira, 19 de Julho, a Luanda, depois de ter estado, mais uma vez, em tratamentos médicos em Barcelona, Espanha, onde estará a ser seguido numa clínica oncológica privada.

Este regresso a Angola serviu, basicamente, para José Eduardo dos Santos assegurar a nomeação de pessoas da sua confiança para altos cargos de segurança.

Na sexta-feira, dois dias depois do seu regresso de Barcelona, o Parlamento angolano, maioritariamente preenchido pelo MPLA, o partido de José Eduardo dos Santos, aprovou um decreto que permite ao Presidente nomear as chefias das Forças Armadas Angolanas, da Polícia Nacional e dos Serviços de Inteligência para os próximos oito anos.

“Com homens da sua confiança nestas áreas, a estratégia de José Eduardo dos Santos visa amarrar quem vier a substituí-lo“, aponta um dirigente do MPLA ao Expresso.

Entretanto, José Eduardo dos Santos deverá voltar a Barcelona, para continuar os tratamentos médicos, mas antes deverá passar os assuntos mais importantes da governação para as mãos do vice-presidente, Manuel Vicente, aponta o semanário.

Nos últimos anos, José Eduardo dos Santos, veio assegurando, entretanto, a colocação de alguns dos seus filhos em lugares estratégicos de poder. Em 2013, José Filomeno dos Santos foi designado presidente do Fundo Soberano de Angola e em 2016, Isabel dos Santos passou a presidir a Sonangol, a companhia petrolífera estatal angolana.

Para 23 de Agosto próximo estão agendadas as primeiras eleições presidenciais de Angola sem uma candidatura de José Eduardo dos Santos que está no poder há 38 anos.

O actual ministro da Defesa de Angola, João Lourenço, um General na reserva que concorre às presidenciais como o candidato do MPLA, é apontado como o provável futuro presidente do país.

ZAP //

10 Comments

  1. Desejo as melhoras possíveis ao José Eduardo dos Santos e continuação de paz e estabilidade em Angola. Haja, futuramente, mais e boas políticas a favor do bem estar e progresso social do povo angolano. Antes de tudo, Angola é deles, não é nossa não! Deixemos de vez de ilusões.

  2. Teimosamente alguns neste mundo continuam convencidos de que o mundo lhes pertence mas afinal acabarão todos por comprovar de que numa coisa somos todos iguais, a morte e a partir desta ponto final para todos bons ou maus. Entretanto e seguindo a sua doutrina ideológica do comunismo vai assegurando desde já a continuação da monarquia comunista em Angola, que recupere o seu estado de saúde e já agora também uma mentalidade mais humanista para que para além da morte possa ser recordado como um bom homem, são os meus votos!.

  3. Os milhões de angolanos vitimas da ditadura desse energúmeno, devem agora estar felizes por dentro de pouco tempo se verem livres dele. O pior é que os seus sucessores , não prometem nada de bom para o futuro dessa pobre gente

  4. João, nós os João(s) não somos assim, somos diferentes, e portanto não devemos desejar a morte de ninguém, nem devemos desejar para que outros fiquem felizes por ver a morte de alguém. Acreditamos que as pessoas mudam. O José acredito sempre quis o bem do povo angolano. Acreditas que ele estaria mesmo a juntar dinheiro para ele? Para quê? ele não morre, como vai morrer, como todos nós? Acreditemos que o futuro vai ser melhor para o povo angolano, iria ser, mesmo com o José vivo! Acredita que o José sempre quis o bem do povo, não encontrou foi a melhor forma de o demonstrar. Uma coisa ele não queria, era o regresso dos saudosistas do tempo do “Angola é nossa!”.

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.