Estado ainda não pagou mais de metade dos apoios para elétricos do ano passado

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Mais de metade dos apoios para elétricos atribuídos em 2024 ainda não foram pagos, mas o Governo promete que vai concluir o processo de avaliação até ao final de maio.

Mais de metade dos apoios à mobilidade elétrica atribuídos em 2024 continuam por pagar, numa altura em que os incentivos para 2025 esgotaram em apenas três dias. De acordo com o JN, o Fundo Ambiental ainda está a processar os pedidos do ano passado, num total de 8976 candidaturas, das quais apenas 3207 foram enviadas para pagamento. O Ministério do Ambiente e Energia promete concluir a avaliação até ao final de maio.

As candidaturas abrangem várias tipologias, como carros elétricos, bicicletas (elétricas e convencionais), motociclos, triciclos e carregadores para veículos em condomínios. Nesta última categoria, nenhuma candidatura foi ainda avaliada. Os apoios variam consoante a tipologia, sendo de 4000 euros para carros elétricos e até 1500 euros para bicicletas de carga elétricas.

Apesar dos atrasos no processamento de 2024, a nova onda de apoios de 2025 — com um orçamento de 13,5 milhões de euros — teve uma adesão impressionante. Os fundos foram esgotados em três dias e foram consideradas elegíveis 1425 candidaturas para carros elétricos, 3200 para bicicletas elétricas, 400 para bicicletas de carga e convencionais, e 1001 para outros dispositivos de mobilidade elétrica.

Curiosamente, algumas candidaturas de 2025, como as relativas a carregadores elétricos, poderão ser pagas antes das de 2024. Até ao momento, 197 candidaturas já foram aprovadas e aguardam apenas a submissão dos pedidos de pagamento. Além disso, já foram submetidos pedidos de pagamento para centenas de veículos, liderados pelas bicicletas elétricas (1159), seguidas dos carros (366), bicicletas convencionais (214) e bicicletas de carga (156).

O processo mais simples de candidatura terá sido um fator determinante para a rapidez e maior adesão. Uma das mudanças foi a eliminação da obrigatoriedade de apresentar a fatura no momento da candidatura, sendo agora possível entregá-la apenas após a compra, o que acelera o processo.

Para 2025, o maior montante — 5,7 milhões de euros — foi destinado à aquisição de carros elétricos. Ainda restam 546 vagas, exclusivamente para veículos elétricos ligeiros destinados a Instituições Particulares de Solidariedade Social (IPSS).

ZAP //

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