Estado Islâmico tem célula especial para preparar ataques a Portugal e Espanha

(dr) Empire of Fear

Mapa divulgado em 2015 pelo Daesh com planos para o califado até 2020

Mapa divulgado em 2015 pelo Daesh com planos para o califado até 2020

O Daesh tem um grupo específico cuja tarefa é preparar atentados contra o antigo território de Al Andalus, correspondente à Península Ibérica. Esta é uma das razões para Espanha estar há um ano no nível 4 (em 5) de alerta terrorista.

A notícia foi avançada esta segunda-feira pelo jornal espanhol ABC, que se baseia em informações dos serviços secretos do país.

O Daesh, que neste momento domina um vasto território na Síria e Iraque, tem ao seu dispor um grupo especial chamado Al Andalus, ligado à estrutura da organização dedicada a preparar atentados no exterior e que teria por objetivo planear e executar atentados em Espanha.

Os serviços de informação espanhóis têm analisado a propaganda do Estado Islâmico, sobretudo online, que indicam que os países mais previsíveis para atentados são França, Bélgica, Alemanha, Reino Unido, Dinamarca, Holanda e Espanha.

Embora de momento não existam provas conclusivas da existência deste grupo Al Andalus, dados confidenciais das Secretas apontam para esta atividade do Daesh em Espanha. Esta seria uma das principais razões que levam o país a estar há um ano em nível 4 de alerta contra terrorismo, numa escala de 5.

Não foi apresentada uma redução do nível de alerta devido às recentes eleições, nem se prevê que ocorra durante o verão e as altas concentrações de turistas.

Império do medo

Em 2015, foi divulgado um mapa que mostrava o território que o grupo terrorista deseja ver ocupado pelo seu califado até 2020. Na ponta, pintada a negro, a Península Ibérica – ou Al Andalus, a designação árabe dada aos territórios de Portugal, Espanha e França ocupados pelos mouros no século VIII e que os extremistas querem reconquistar.

Nos primeiros meses deste ano, repetiram-se as ameaças, com um jihadistas a garantir num dos vídeos: “Os muçulmanos voltarão a povoar Córdoba, Toledo ou Játiva. Al Andalus não és espanhol ou português, és o Al Andalus muçulmano”.

Para Andrew Hosken, jornalista da BBC que inclui o mapa do califado do Estado Islâmico no seu livro “Império do Medo: Dentro do Estado Islâmico”, o objetivo dos terroristas é simples: “reconquistar tudo o que veem como o mundo islâmico“.

(dr) Empire of Fear

-

Os Serviços Secretos admitem que muitos terroristas são espanhóis e outros podem ter obtido passaportes ou vistos para o espaço Schengen, o que lhes permite liberdade de deslocação na Europa. Especialistas alertam também que alguns terroristas teriam aproveitado a crise dos refugiados para entrar na União Europeia.

Os especialistas estão atentos a grupos que operam no Magrebe, e especialmente na Líbia, para onde poderiam viajar indivíduos radicalizados em Espanha e que, posteriormente, poderiam ser utilizados em ataques contra o país.

ZAP / SN

PARTILHAR

4 COMENTÁRIOS

  1. Os franceses e penso também que os espanhóis já têm muitos árabes a ocupar os seus territórios, portanto lá virá o dia da decisão final, por cá em Lisboa a Câmara Municipal vai pagar a construção de mais uma mesquita certamente já a pensar em receber calorosamente essa gente, portanto quando os países se põe a jeito há que aproveitar a oportunidade.

  2. MAIS UMA VEZ…o que faz a imprensa para chamar a atenção. Eu não estou a viver em Portugal, mas informo que nos (portugueses) somos muito falados por aqui devido a isso mesmo “ainda não tivemos nenhum ataque terrorista”, é desta forma e por isso que ainda este ano vamos ter um turismo acima da média, muita gente vai fazer este ano ferias a Portugal. PARA TODA A IMPRENSA E OUTROS…… Deixem estar em paz quem esta em paz e olhem para a politica ou uma outra coisa para fazerem NOTICIAS, informo que a felicidade ou alguém feliz ou algo que se passa muito bem, também é NOTICIA, não é só a pobreza, miséria ou a morte que faz o noticiário. Abram os olhos e não deem importância a este tipo de noticias, informação ou vídeos, deixem passar ao lado. Todos os terroristas procuram por isso mesmo, abrirem os noticiários com o que fazem ou dizem. Abraço para todos e continuem assim em paz.

    • Era bom que assim fosse mas infelizmente estamos a ser invadidos por estes terroristas através de refugiados. Não estou nada descansada.

  3. A Espanha está só em nível de alerta 4 ?
    Então estão muito atrasados pois aqui em Portugal já estão em nível 20 abaixo de zero, e isto só depois de acontecer alguma coisa (Deus queira que não).

RESPONDER

O monumento mais alto do cemitério de Nova Orleães conta uma história de vingança e mesquinhez

Com 24 metros de altura, o Monumento Moriarty é o mais alto no cemitério Metairie de Nova Orleães, nos Estados Unidos. A sua construção conta uma história de mesquinhez: o memorial foi uma desculpa para …

FBI detém membro de um dos mais perigosos e lucrativos grupos de hackers

O FBI deteve recentemente um alegado membro de um dos mais temidos grupos de piratas informáticos do mundo, conhecido como Fin7. O grupo é suspeito de ataques informáticos que levaram a uma receita ilícita estimada em …

Artista gráfico faz reconstrução facial de Henrique VII de Inglaterra

Um artista gráfico fez uma reconstrução ultrarrealista de Henrique VII, Rei de Inglaterra entre 1485 e 1509. De acordo com o site Live Science, Matt Loughrey produziu a imagem de Henrique VII a partir da sua …

Marcelo promulga diploma que permite festa do Avante! (mas deixa recados ao Governo)

O Presidente da República promulgou, esta terça-feira, o diploma do parlamento sobre proibição de festivais e espetáculos de natureza análoga até 30 de setembro devido à covid-19, mas com reparos sobre "a garantia do princípio …

Governo italiano vai contratar 60 mil pessoas para vigiar distanciamento social

O Governo italiano vai contratar "assistentes cívicos" para garantir que os cidadãos cumprem o distanciamento social. Depois de mais de dois meses confinados nas suas casas para conter a propagação do coronavírus, os italianos começaram a …

Rio volta a admitir que PSD viabilize Orçamento Suplementar do Governo

O presidente do PSD afirmou hoje que viabilizará ao Governo uma proposta de Orçamento Suplementar, "como tudo indica que é", que proceda à adaptação de medidas a tomar até ao final do ano para o …

J.K. Rowling anuncia novo livro infantil a ser publicado gratuitamente online

A escritora britânica J.K. Rowling, autora da saga "Harry Potter", vai publicar um novo livro infantil, intitulado "The Ickabog", um conto de fadas que será disponibilizado 'online', gratuitamente e em formato de série, a partir …

Empresa portuguesa cria cabine que faz desinfeção total em 25 segundos

A Starmodular, uma empresa com sede em Belmonte, distrito de Castelo Branco, criou um sistema destinado a espaços abertos ao público que permite a desinfeção total em 25 segundos para evitar a propagação da Covid-19, …

TAP duramente criticada por marginalização do Norte. Rio fala em "empresa regional"

Rui Rio foi apenas uma das várias vozes que criticaram o novo plano de voo da TAP, em que a maioria das ligações repostas são de Lisboa. Marcelo Rebelo de Sousa também demonstrou a sua …

Teatros e cinemas podem reabrir, mas com um lugar de intervalo

Teatros, salas de espetáculos e cinemas podem reabrir com todas as filas ocupadas e um lugar de intervalo entre os espetadores, que serão obrigados a usar máscara. Teatros, salas de espetáculos e cinemas podem reabrir, a …