Estado Islâmico reivindica atentado de Londres

(dv) Gabriele Sciotto / EPA

Um dos presumíveis atacantes da London Bridge, imobilizado no chão por um agente da polícia britânica, com um dos falsos coletes de explosivos.

Um dos presumíveis atacantes da London Bridge, imobilizado no chão por um agente da polícia britânica, com um dos falsos coletes de explosivos.

O grupo extremista Estado Islâmico reinvindicou a autoria dos atentados de sábado em Londres, revelou hoje o SITE, centro norte-americano de vigilância de redes sociais usadas por terroristas.

Segundo adiantou a BBC, também a agência Amaq, ligada à propaganda do Estado Islâmico, divulgou este domingo uma mensagem a confirmar que “uma unidade de combatentes do Estado Islâmico realizou os ataques de sábado em Londres”.

Este é o terceiro ataque que o Estado Islâmico reivindica no Reino Unido, depois do atentado com bomba em Manchester, no dia 22 de maio, e de um ataque na ponte de Westminster, em Londres, em março.

Os atacantes atropelaram pessoas na ponte e esfaquearam outras, depois de saírem do veículo, em Borough Market, antes de serem abatidos pela polícia.

Não foi revelada ainda a identidade dos autores dos atentados. A polícia londrina declarou que os suspeitos serão identificados tão breve quanto possível.

Vamos divulgar as identidades dos três homens diretamente responsáveis pelos ataques tão breve quanto seja operacionalmente possível”, declarou Mark Rowley, chefe da unidade antiterrorista da Scotland Yard.

O comissário Rowley adiantou que a polícia acredita que todos os atacantes foram abatidos, mas que as investigações continuam para garantir que não há outros – e que a partir de agora haverá mais “medidas físicas” nas pontes da capital britânica para proteger os cidadãos.

Rowley revelou que 8 polícias dispararam no total “cerca de 50 balas” para travar os 3 agressores, e que um cidadão acabou por ser atingido acidentalmente, ficando ferido.

ZAP // Lusa

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.