Estado Islâmico destrói antigos mausoléus na cidade histórica síria de Palmyra

varunshiv / Flickr

Palmyra, na Síria

Palmyra, na Síria

Combatentes do grupo extremista Estado Islâmico (EI) destruíram dois antigos mausoléus muçulmanos na cidade história síria de Palmyra.

Maamoun Abdulkarim, diretor-geral de Antiguidades e Museus da Síria, referiu esta terça-feira que os jihadistas fizeram explodir os túmulos de Mohammed bin Ali, um descendente de um primo do profeta Maomé, e de Nizar Abu Bahaaeddine, uma figura religiosa oriunda de Palmyra.

As explosões ocorreram há três dias, segundo o responsável.

O túmulo de Mohammed bin Ali está localizado numa zona montanhosa cerca de quatro quilómetros a norte de Palmyra (centro da Síria).

Já o túmulo de Abu Bahaaeddine está localizado numa zona com vegetação a cerca de 500 metros das antigas ruínas de Palmyra. Este mausoléu, segundo o diretor-geral de Antiguidades e Museus da Síria, terá sido edificado há mais de cinco séculos.

O responsável sírio referiu que os combatentes do EI destruíram pelo menos 50 mausoléus históricos nas regiões que controlam no norte e no leste da Síria.

Consideram que estes mausoléus islâmicos são contra as suas crenças e proibiram as visitas a estes locais”, disse Abulkarim.

Há cerca de 10 dias, os combatentes jihadistas também destruíram vários túmulos num cemitério de residentes de Palmyra, segundo acrescentou o mesmo responsável.

“Todos os túmulos em mármore foram destruídos. Para eles, as sepulturas não podem estar visíveis“, afirmou Abulkarim.

O grupo extremista assumiu o controlo de Palmyra, classificada pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO) como Património Mundial da Humanidade em 1980, em maio último.

Desde então, os receios de uma eventual destruição deste local emblemático têm vindo a aumentar, uma vez que os combatentes extremistas já destruíram diversos tesouros históricos, nomeadamente no Iraque.

Situada a cerca de 210 quilómetros a nordeste da capital síria de Damasco, a “pérola do deserto“, como é apelidada esta cidade com mais de dois mil anos, tem uma grande importância estratégica para o grupo radical.

/Lusa

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.