Estado Islâmico executa 400 mulheres, crianças e idosos

STR / EPA

O grupo jihadista Estado Islâmico degolou pelo menos 400 pessoas, na maioria mulheres, crianças e idosos, na cidade síria de Palmyra, desde que tomou o seu controlo da quarta-feira, informou a televisão oficial síria, citando fontes locais.

Dezenas de vítimas serão funcionários do Governo sírio, incluindo o chefe do Departamento de enfermagem do hospital de Palmira, que não foi identificado pela televisão, e sua família.

As cercas de 400 vítimas terão sido executadas sob pretexto de que “cooperavam com o Governo da Síria e não obedeciam às suas ordens”.

O primeiro-ministro sírio, Wael al Halqi, condenou o “horrível massacre” perpetrado pelo EI e responsabilizou os “países que apoiam o terrorismo financeiramente e militarmente, principalmente a Arábia Saudita, Qatar e Turquia, e alguns países ocidentais”, acrescentou a televisão oficial.

O chefe do Governo de Damasco apelou ainda à comunidade internacional e às organizações humanitárias para “pressionarem estes governos que apoiam o terrorismo”.

Segundo um outro testemunho de um activista de Palmyra à Al Jazeera, os jihadistas terão prendido ainda cerca de 300 soldados do exército de Damasco e combatentes de grupos pró-regime de Bashar al-Assad, executando-os posteriormente.

A cidade milenar, que atualmente se chama Tadmur, está desde quarta-feira nas mãos do Estado Islâmico.

As ruínas desta localidade são um dos seis locais sírios incluídos na lista do Património da Humanidade da Unesco, e também estão incluídos na sua lista de lugares em perigo.

Palmyra tem uma importância estratégica, pois serve de ligação entre a província síria de Deir al Zur, um dos bastiões do Estado Islâmico, e o Iraque com os arredores de Damasco.

Após a conquista de Palmyra e Ramadi, o Estado Islâmico passou a controlar cerca de metade do território Sírio.

ZAP / Lusa

PARTILHAR

4 COMENTÁRIOS

  1. Com tanta tecnologia, é dececionante e muito triste não haver ninguem que elimine esta raça assasina deste mundo. Um bando de assasinos pirados que ninguem os detém.

  2. Comparados com estes bandalhos, os autores do holocausto de Hitler são quase anjos,ante o tipo de carnificina bárbara levada a cabo por este denominado Estado islâmico,
    Para quando um Tribunal tipo de Nuremberga?
    Antes de tudo a História julgará os pseudo-Estados ,que passam ao largo sem actuarem como deveriam,designsadamente as próprias Nações Unidas grandes coniventes, bem como NATO,UNIÃO EUROPEIA e afins.
    Que mundo cão em que vivemos.

  3. Já ocuparammetade da Siria, parte do Iraque e ninguém faz nada??!! Cheira-me que tudo tem a ver com o desaparecimento do Bin Laden… Muito estranho este movimento após…

RESPONDER

Quase 40% dos americanos com dificuldades financeiras. Doar sangue é a sua maior receita

A economia dos Estados Unidos (EUA), considerada uma das maiores do mundo, permitiu avanços sociais e tecnológicos inestimáveis. Contudo, atualmente, cerca de 40% dos norte-americanos afirmam ter dificuldade em pagar por comida, por habitação, por …

"Políticos devem ser colocados contra a parede". Greta pede desculpa

A ativista do clima Greta Thunberg pediu desculpa por ter dito que os políticos devem ser colocados “contra a parede”, após diversas pessoas terem considerado que a jovem estava a defender a violência. A sueca de …

Carnaval belga retirado da lista de Património Imaterial da UNESCO após queixas de antissemitismo

As festas da cidade de Aalst, na Bélgica, foram retirada da lista do Património Imaterial da Humanidade, depois de a UNESCO ter sancionado a presença de carros carnavalescos contendo imagens antissemitas. O presidente da Câmara …

Conselho de Ministros aprova proposta de OE2020 (e foram quase 10 horas de reunião)

O Conselho de Ministros aprovou hoje a proposta de Orçamento do Estado para 2020, dez horas depois de a reunião extraordinária ter começado, anunciou hoje o primeiro-ministro na sua página na rede social Twitter. "O Conselho …

Nova espécie de baleia mostra como este animal evoluiu para conseguir nadar

Cientistas descobriram uma nova espécie de baleia, que existiu há 35 milhões de anos, que pode dar novas pistas sobre como as baleias evoluíram para conseguir nadar. De acordo com a revista Newsweek, os investigadores analisaram …

Casal separado após sobreviver a Auschwitz reencontra-se 72 anos depois em Nova Iorque

Em 1944, David Wisnia e Helen "Zippi" Spitzer eram dois prisioneiros judeus e secretamente namorados que, miraculosamente, conseguiram sobreviver ao campo de concentração nazi Auschwitz, na Polónia. Porém, no final da guerra, foram separados depois de …

Benfica 4-0 Famalicão | Pizzi entrega saco cheio de Natal

O Benfica terminou o seu ano de Liga NOS com mais uma vitória, de novo por 4-0, tal como havia acontecido na anterior partida no Estádio da Luz, ante o Marítimo. Desta vez frente ao …

Morreu o ator Danny Aiello

Morreu esta quinta-feira, em Nova Jérsia, o ator Danny Aiello, que recordamos pelos seus muitos êxitos dos anos 80. Tinha 86 anos. "É com profunda dor que comunicamos que Danny Aiello, amado marido, pai, avô, ator …

Videojogo chinês incita jogadores a atacar os "traidores" em Hong Kong

Há um novo videojogo que está a ganhar popularidade na China. Chama-se "Fight the Traitors Together" e permite que os jogadores ataquem manifestantes de Hong Kong. No jogo, os jogadores podem bater nos manifestantes pró-democracia, sendo …

Mundial de Clubes proíbe demonstrações públicas de afeto

Começou na passada quarta-feira, dia 11 de dezembro, em Doha, capital do Catar, o Mundial de Clubes da FIFA, prova onde estão inseridos clubes como Flamengo e Liverpool. E esta até poderia ser mais uma …