Estado de emergência na Geórgia devido a furacão Dorian. Trump admite evacuação

ESA / HANDOUT / EPA

O Estado da Geórgia, nos Estados Unidos (EUA), declarou esta sexta-feira o estado de emergência para uma parte do seu território devido ao furacão Dorian, que deve atingir o território norte-americano na segunda-feira.

Esta decisão abrange 12 dos 159 municípios do Estado da Geórgia, com o governador, Brian Kemp, a afirmar que o furacão tem potencial para “causar efeitos catastróficos” na região sudeste dos EUA, noticiou a agência Lusa.

A declaração de estado de emergência permite mobilizar os serviços públicos do Estado de forma mais efetiva e recorrer, se necessário, ao auxílio federal.

O governador do Estado da Florida também já tinha declarado o estado de emergência devido ao furacão Dorian.

O furacão de categoria 1 na escala de Saffir-Simpson (que tem cinco níveis) estava localizado a 535 quilómetros a leste das Bahamas, com ventos de 140 quilómetros por hora, movendo-se a uma velocidade de 20 quilómetros por hora.

O Centro Nacional de Furacões (NHC, na sigla em inglês) dos EUA, com sede em Miami, referiu que o furacão pode aumentar a sua intensidade e chegar a categoria 4, ou seja, com ventos de pelo menos 209 quilómetros por hora.

Segundo o NHC, está previsto que o furacão atinja os EUA na segunda-feira, entre Florida Keys e o sul da Geórgia, um espaço de cerca de 800 quilómetros, o que demonstra ainda alguma incerteza sobre o local onde vai tocar terra.

O Presidente norte-americano, Donald Trump, cancelou a sua visita à Polónia, devido ao furacão Dorian. Em declarações, divulgadas pela SIC Notícias, o Presidente admitiu que a força do furacão possa obrigar a evacuar localidades no sudeste do país.

“Tudo indica que será um monstro absoluto. Estamos prontos. Temos os melhores profissionais do mundo a postos, e eles vão ajudar-nos. Já estamos a enviar alimentos e água, mas é possível que a população venha a ser evacuada. Vamos ver o que acontece. Estamos à espera”, declarou.

E sublinhou: “É praticamente certo que vai atingir o centro, o que não é bom. Os ventos estão a ganhar força a um ritmo avassalador, parece que vamos ter ventos extremamente fortes”.

“Estamos prontos, e esperamos que a sorte nos proteja, mas tudo indica que está a evoluir em sentido único desta vez, e tudo indica que vai ser muito mau e gigantesco”, acrescentou Donald Trump.

TP, ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Vila Galé abandona projeto que ameaçava reserva indígena no Brasil

O Vila Galé anunciou que vai abandonar o projeto para a instalação de um resort na região da Bahia, que tem estado debaixo de críticas por estar previsto para um local de potencial reserva indígena. Em …

Depois de ter sido expulsa da Hungria, universidade criada por George Soros reabre na Áustria

A Universidade da Europa Central, criada pelo bilionário George Soros em Budapeste, na Hungria, em 1991, foi expulsa do país depois que o primeiro-ministro Viktor Orbán a acusou de promover valores liberais no país, incluindo …

Bloco defende fim de portagens nas ex-Scut do interior

A coordenadora do BE defendeu esta segunda-feira, no Porto, o fim das portagens nas ex-Scut do interior do país e a necessidade de "rever" as parcerias público-privadas rodoviárias por serem "absolutamente lesivas para os cofres …

Jovem muçulmana de Tavira já tem equipamento para jogar basquetebol

A jovem atleta do Clube de Basquetebol de Tavira, impedida de alinhar num jogo no passado domingo, já possui o equipamento que lhe permite jogar segundo as regras da modalidade e da religião muçulmana. Fátima Habib …

Presidente da Catalunha começa a ser julgado por desobediência

O presidente do Governo regional da Catalunha reconheceu, esta segunda-feira, que não cumpriu a ordem da comissão nacional de eleições espanhola de remover os símbolos separatistas alegando ser "ilegal" e de cumprimento "impossível". "Sim, eu desobedeci", …

Um restaurante acabou de abrir a um quarteirão da Casa Branca. Chama-se "Comida de Imigrante"

Um restaurante chamado "Immigrant Food" ("Comida de Imigrante") abriu a um quarteirão da Casa Branca. O local quer fazer com que ajudar imigrantes seja tão fácil como pedir comida de um menu. Assim, além de comida, …

Trump admite testemunhar no inquérito para a sua destituição

O Presidente dos EUA admitiu, esta segunda-feira, "considerar seriamente" a possibilidade de testemunhar por escrito no inquérito para a sua destituição, que decorre no Congresso. "Embora não tenha feito nada de errado e não goste de …

INE espanhol está a "espiar" telemóveis para estudo estatístico

Um estudo do INE espanhol está a receber duras críticas por alegadamente infringir a privacidade de dados dos cidadãos. O gabinete irá monitorizar os telemóveis dos espanhóis. O Instituto Nacional de Estatística (INE) de Espanha deu …

Donald Tusk vai presidir o Partido Popular Europeu

O presidente do Conselho da União Europeia (UE) é o único candidato à presidência do Partido Popular Europeu (PPE) e vai suceder no cargo ao francês Joseph Daul. Esta será a primeira vez que um europeu …

EUA. Casal vegan vai ser julgado por homicídio depois da morte do filho de 18 meses

Um casal americano, que segue uma alimentação vegan, vai ser julgado por homicídio depois da morte do filho de 18 meses, por malnutrição. Ambos vão permanecer detidos até à data do julgamento, em dezembro. Segundo noticiou …