Estado de emergência na Geórgia devido a furacão Dorian. Trump admite evacuação

ESA / HANDOUT / EPA

O Estado da Geórgia, nos Estados Unidos (EUA), declarou esta sexta-feira o estado de emergência para uma parte do seu território devido ao furacão Dorian, que deve atingir o território norte-americano na segunda-feira.

Esta decisão abrange 12 dos 159 municípios do Estado da Geórgia, com o governador, Brian Kemp, a afirmar que o furacão tem potencial para “causar efeitos catastróficos” na região sudeste dos EUA, noticiou a agência Lusa.

A declaração de estado de emergência permite mobilizar os serviços públicos do Estado de forma mais efetiva e recorrer, se necessário, ao auxílio federal.

O governador do Estado da Florida também já tinha declarado o estado de emergência devido ao furacão Dorian.

O furacão de categoria 1 na escala de Saffir-Simpson (que tem cinco níveis) estava localizado a 535 quilómetros a leste das Bahamas, com ventos de 140 quilómetros por hora, movendo-se a uma velocidade de 20 quilómetros por hora.

O Centro Nacional de Furacões (NHC, na sigla em inglês) dos EUA, com sede em Miami, referiu que o furacão pode aumentar a sua intensidade e chegar a categoria 4, ou seja, com ventos de pelo menos 209 quilómetros por hora.

Segundo o NHC, está previsto que o furacão atinja os EUA na segunda-feira, entre Florida Keys e o sul da Geórgia, um espaço de cerca de 800 quilómetros, o que demonstra ainda alguma incerteza sobre o local onde vai tocar terra.

O Presidente norte-americano, Donald Trump, cancelou a sua visita à Polónia, devido ao furacão Dorian. Em declarações, divulgadas pela SIC Notícias, o Presidente admitiu que a força do furacão possa obrigar a evacuar localidades no sudeste do país.

“Tudo indica que será um monstro absoluto. Estamos prontos. Temos os melhores profissionais do mundo a postos, e eles vão ajudar-nos. Já estamos a enviar alimentos e água, mas é possível que a população venha a ser evacuada. Vamos ver o que acontece. Estamos à espera”, declarou.

E sublinhou: “É praticamente certo que vai atingir o centro, o que não é bom. Os ventos estão a ganhar força a um ritmo avassalador, parece que vamos ter ventos extremamente fortes”.

“Estamos prontos, e esperamos que a sorte nos proteja, mas tudo indica que está a evoluir em sentido único desta vez, e tudo indica que vai ser muito mau e gigantesco”, acrescentou Donald Trump.

TP, ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Isabel dos Santos está 100 milhões mais "pobre" (e uma das suas empresas em Portugal tenta evitar a falência)

A fortuna de Isabel dos Santos está avaliada em 2,2 mil milhões de dólares, o que a mantém como a mulher mais rica de África, mas a empresária angolana perdeu 100 milhões de dólares em …

Polícia indiana vai proteger Trump com fisgas (por causa dos macacos selvagens)

Polícia armada com catapultas foi designada para proteger o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, de macacos selvagens durante a sua visita ao Taj Mahal, na Índia. Entre 500 e 700 macacos rhesus vivem no mausoléu …

Análises negativas a dois passageiros do navio Westerdam que chegaram a Lisboa

Dois residentes em Portugal que eram passageiros do navio MS Westerdam, que esteve atracado no Camboja, foram submetidos a análises laboratoriais para o novo coronavírus e os resultados foram negativos. Num comunicado divulgado hoje no seu …

Morreu o escritor Vasco Pulido Valente

O escritor e cronista morreu, esta sexta-feira, aos 78 anos de idade, em Lisboa. O Público, jornal no qual foi cronista desde a sua fundação, confirmou junto de fonte familiar que Vasco Pulido Valente morreu, esta …

Tribunal autoriza Tesla a derrubar floresta na Alemanha para construir fábrica

A justiça alemã permitiu à Tesla, empresa liderada por Elon Musk, destruir 92 hectares na Alemanha para construir uma fábrica de grandes dimensões. Esta será a sua primeira fábrica na Europa. Como informou o Deutsche Welle, citado …

Covid-19. Autocarros com ucranianos retirados da China recebidos à pedrada

Dezenas de manifestantes envolveram-se em confrontos com a polícia, esta quinta-feira, numa localidade no centro da Ucrânia, onde 70 pessoas vão ficar sob quarentena depois de terem regressado da China. Com receio da propagação do Covid-19, …

Músicos estrangeiros precisarão de visto e de poupanças para tocar no Reino Unido

A partir de 2021, os músicos estrangeiros que pretendam atuar no Reino Unido precisarão de visto. Três meses antes de submeterem o pedido, terão também de provar que têm 1000 libras (1180 euros) em poupanças, …

Tribunal Supremo Eleitoral recusa candidatura de Evo Morales ao Senado

O ex-Presidente da Bolívia considerou "um golpe contra a democracia" a decisão do Tribunal Supremo Eleitoral (TSE) de recusar a sua candidatura a senador nas eleições de maio. "A decisão do Tribunal Supremo Eleitoral é um …

Juízes exigem sindicância urgente ao sorteio na Relação de Lisboa

A Associação Sindical dos Juízes (ASJP) exigiu, esta sexta-feira, ao Conselho Superior da Magistratura (CSM) uma "sindicância urgente" aos procedimentos de distribuição de processos no Tribunal da Relação de Lisboa. A posição da Associação Sindical dos Juízes …

Deputado do PSD que avançou com proposta de referendo à eutanásia acabou a assumir alcoolismo

Pedro Rodrigues, deputado social-democrata e antigo líder da JSD, assumiu publicamente, através do Facebook, ter um problema de alcoolismo. Num texto publicado no Facebook, o social-democrata explica que faz esta revelação por estar a ser vítima …