Turismo de Portugal vai comprar 46 carros a diesel por ser a “opção mais racional”

Marcelo Camargo / ABr

Apesar das declarações do Ministro do Ambiente, que há poucas semanas avisava para a desvalorização dos carros a diesel, o Estado deverá comprar ainda este anos 46 veículos a diesel, avança o jornal i esta quinta-feira.

De acordo com o diário, os carros serão adquiridos pelo Turismo de Portugal, organismo do Estado que considera que comprar veículos a diesel “é a opção mais racional”, sendo em conta o rácio custo/benefício e a rede de abastecimento elétrica insuficiente que existe no território português.

Ao que o i apurou, a compra dos veículos – um investimento de 672.688 euros (+IVA) – está dependente apenas do visto prévio do Tribunal de Contas. Atualmente, estão a ser usados, de forma provisória, carros alugados em regime de rent-a-car.

Contactado pelo jornal, o Turismo de Portugal respondeu, num primeiro esclarecimento, que os carros elétricos em Portugal não são a melhor opção. “Os veículos elétricos atualmente disponíveis no mercado não possuem a autonomia exigida para as deslocações que se efetuam por todo o país. Além disso, a rede de abastecimento aos veículos elétricos embora em expansão não abrange ainda todo o território, o que pode penalizar a exequibilidade das deslocações”, adiantou fonte oficial do organismo.

Que depois concluiu: “Em função do histórico da taxa de utilização dos veículos no Turismo de Portugal e atendendo ao período do contrato, o rácio custo/benefício torna a opção pelo diesel ainda como a mais racional”.

Contudo, e segundo noticia o i, esta resposta veio depois a ser alterada pelo Turismo de Portugal depois de o jornal ter questionado o Ministério do Ambiente com as aquisições em causa e os argumentos utilizados. Num segundo esclarecimento, o Turismo de Portugal apresenta outros argumentos.

“Esclarecemos ainda que o referido procedimento de contratação de veículos em Aluguer Operacional de Veículos (AOV) foi iniciado no começo de 2017. Nessa altura, concluiu-se que a autonomia dos veículos elétricos disponíveis no mercado inviabilizaria a respetiva utilização pelos nossos serviços. Os preços das viaturas também implicariam um gasto mais elevado do que aquele que foi aprovado para as mesmas 40 viaturas”.

Ainda assim, nota o organismo do Estado, a rede de abastecimentos está hoje mais robusta: “Neste momento existe uma rede mais robusta espalhada por todo o país e os desenvolvimentos tecnológicos e as soluções disponíveis no mercado garantem já uma autonomia superior à que existia no momento em que se iniciou este procedimento”.

O organismo acaba por dizer que se fosse hoje escolhia carros elétricos, os mesmos que inicialmente dizia ser a opção menos racional: “De acordo com os pressupostos atuais, o Turismo de Portugal colocaria como opção prioritária contratar veículos elétricos”.

“Temos como compromisso ter toda a frota elétrica até 2023, na sequência da Estratégia Turismo 2027, e pretendemos proceder à substituição das viaturas a diesel do presente contrato por viaturas elétricas assim que seja contratualmente possível”.

Esta notícia surge menos de um mês depois de Matos Fernandes ter afirmado que “quem comprar carros a diesel não terá valor na troca daqui a 4 anos”. A frota automóvel do Estado tem mais de 70% de veículos a gasóleo, recorde-se.

ZAP //

PARTILHAR

11 COMENTÁRIOS

  1. Pediram opinião ao idiota do ministro do ambiente? Há dia foi para a polícia, 40 carros a Diesel, agora são para o turismo mais 46. O que lhe vão fazer daqui a 4 anos?. Penso que como não terão nenhum valor, ficarão com eles gratuitamente para os familiares e amigos. De políticos nada mais se espera.

  2. as contas são simples uns cortes na carreira e salários dos enfermeiros, mais umas cativações nos hospitais e daqui a 4 anos já se compram mais 40 electricos para os técnicos do turismo poderem passear de forma digna pelo pais.
    Clap, Clap para a classe politica, só a mim me mete nojo?

  3. Um híbrido é a coisa mais estúpida que existe para quem faz um utilização de muita quilometragem. São bons para percursos curtos, mas para percursos longos ou muita quilometragem diária acaba por gastar muito mais do que um equivalente a diesel. Só as baterias pesam uns 500Kg que o motor a gasolina terá de arrastar assim que acaba a bateria (normalmente ao fim de 30/40Km).

  4. Enquanto os “Quadratkopf” mandarem nos inteligentes, que mais se pode esperar?!!!Na versão portuguesa, uma vaca faz muita merd@… logo 230 fazem muito mais!!!!!

  5. Por caricato que pareça, temos no meu País um ministro, que tem andado a apregoar, que está na hora de acabarmos com os veículos a diesel [porque segundo ele, são muito poluentes], pois os elécticos, ficar-nos-ão com o passar dos anos, muito mais económicos [MENTIRA!!!!!!!!!!!]. Posto tal, o dele governo, acabou de adquirir uma frota de:
    Turismo de Portugal vai comprar 46 carros a diesel por ser “mais …
    https://zap.aeiou.pt › Destaque

    há 2 dias – De acordo com o diário, os carros serão adquiridos pelo Turismo de Portugal, organismo do Estado que considera que comprar veículos a …

    Posto tal, aqui vos dedico um real recitar, sobre o que [segundo o meu observar], são os VEÍCULOS eléctricos…

    Por causa da bateria; e…
    Também da autonomia;
    São uma grande “porcaria”!…
    Por isso toma cuidado;
    Pra não veres desperdiçado;
    Teu tão custoso ganhado!

    Não duram mais que dez anos;
    Custam tanto como um novo;
    Suas fracas baterias;
    Para evitarmos enganos;
    Temos que alertar o povo;
    Pra não fazer avarias.

    Pois se compras pra poupar;
    Essa relíquia actual;
    Muito te vai depenar!…
    Pois quando ela se gastar;
    Não podes fugir a tal…
    Nova terás que comprar;

    Por isso tem mui cuidado;
    Com esse fraco chiante;
    E pergunta a validade!…
    Do viver do tal coitado;
    Para se manter andante;
    Pois não passa dessa idade!!!!!!!!!

    Temos por cá um ministro;
    Que isto anda a aconselhar;
    Nem sei, qual é o seu tacho!…
    Mas por já, ter isto visto;
    Deitou o diesel abaixo;
    E a gasóleo foi comprar.

    Não sejas por tal, coitado; e
    Quando um carro fores comprar;
    Não te deixes iludir!…
    Ou verás o teu poupado;
    Como um pássaro a voar;
    E alguém de ti, a sorrir!

    Com o carinho do humor…

    Manuel Santos

RESPONDER

O melhor professor do mundo é queniano e doa 80% do seu salário

Peter Tabichi é queniano, tem 36 anos e doa 80% do salário para desenvolver a sua comunidade local, numa remota vila no Quénia. Este domingo foi eleito, no Dubai, o melhor professor do mundo. Em Pwani, …

Pentágono autoriza mil milhões de dólares para construção de muro de Trump

O secretário da Defesa interino norte-americano, Patrick Shanahan, anunciou na segunda-feira o desbloqueio de mil milhões de dólares para a construção de um muro na fronteira entre os Estados Unidos e o México. Shanahan “autorizou o …

Advogados de Rui Pinto recorrem da prisão preventiva

Os advogados de Rui Pinto, colaborador do "Football Leaks", confirmaram esta segunda-feira que vão recorrer da medida de prisão preventiva aplicada sexta-feira ao seu cliente pelo Tribunal de Instrução Criminal de Lisboa. A decisão de recorrer …

Se a corrida continuar a três, McLaren ameaça deixar a Fórmula 1

A McLaren, a segunda equipa mais antiga da Fórmula 1, ameaça desistir da modalidade caso os regulamentos elaborados para 2021 não a tornem numa competição justa. A visão da Fórmula 1, a modalidade de automobilismo mais …

México quer que rei da Espanha peça perdão pela conquista colonial

Obrador diz que esta é a única forma possível de obter a reconciliação plena entre os países. O pedido foi feito por carta. O presidente mexicano, Andrés Manuel López Obrador, anunciou ter enviado uma carta ao …

"O Vieira pediu-me para dar uma coça a Francisco J. Marques"

Vítor Catão, diretor desportivo do S. Pedro da Cova, afirmou que o Benfica, através do seu presidente Luís Filipe Vieira, lhe deu 200 mil euros para colocar uma "lapa" no carro de Pinto da Costa, …

"Governo saudita deu a ordem" para matar Khashoggi

Em entrevista ao El Mundo, a namorada do jornalista saudita Jamal Khashoggi afirma que a ordem que determinou a sua morte foi dada pelo Governo da Arábia Saudita. Em entrevista ao diário espanhol El Mundo, a …

Já há água, eletricidade e estradas abertas na cidade da Beira

Começam a ver-se pequenos avanços na Beira, em Moçambique, que inicia o lento caminho da reconstrução, após a passagem do ciclone Idai, que matou pelo menos 446 pessoas e destruiu cerca de 90% dos edifícios …

"Um erro desculpável". Governante sem castigo após violar a Lei no caso dos mirtilos

O Tribunal Constitucional decidiu arquivar o caso das incompatibilidades envolvendo o secretário de Estado da Juventude e Desporto, João Paulo Rebelo, que, durante dois anos, acumulou o cargo com a função de gerente numa empresa …

Erros em perguntas de exame obrigam a mudar notas de médicos estrangeiros

O exame feito por médicos estrangeiros para ter equivalência ao curso de Medicina em Portugal teve neste ano mais de 700 candidatos, a esmagadora maioria brasileiros. É uma procura histórica, admitem médicos e serviços académicos, por …