Estado australiano declara estado de emergência devido a incêndios fatais

Miguel A. Lopes / Lusa

O governo do estado de Nova Gales do Sul, a região mais afetada pelos incêndios que já causaram três mortos na Austrália, declarou esta segunda-feira o estado de emergência, antecipando o agravamento das condições meteorológicas.

O primeiro-ministro do governo regional, Gladys Berejilkian, atribuiu a medida à necessidade de garantir a segurança da população, confrontada com as chamas que queimaram mais de 150 casas.

Cerca de 100 pessoas ficaram feridas, incluindo 20 bombeiros, em resultados dos incêndios. Mais de 60 focos de incêndio continuam ativos em Nova Gales do Sul, das quais 40 permanecem fora de controlo, informou o Serviço de Bombeiros Rural na rede social Twitter.

“Muitos desses incêndios permanecerão fora de controlo durante condições climáticas perigosas [previstas] para amanhã. Um risco de incêndios catastróficos foi declarado em Sydney e nas áreas de Hunte”, adiantou o serviço de emergência.

Na terça-feira, são esperadas temperaturas acima de 35 graus, tempo especialmente seco e ventos fortes.  Além de Nova Gales do Sul, onde os incêndios devastaram 850 mil hectares de terra desde o início do ano, em partes do estado de Queensland, também foram registados nos últimos dias 50 incêndios florestais no noroeste do país.

A época de incêndios na Austrália varia de acordo com a área e as condições meteorológicas, embora geralmente sejam registadas no verão australiano (entre dezembro e março).

Nos últimos anos, os incêndios na Austrália — que este ano também sofreu uma seca severa — aumentaram em intensidade e os especialistas associam esta realidade às mudanças climáticas.

Os piores incêndios ocorridos na Austrália nas últimas décadas ocorreram no início de fevereiro de 2009 no estado de Victoria (sudeste), tendo causado 173 mortos e 414 feridos, queimando uma área de 4.500 quilómetros quadrados.

// Lusa

 

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. Ainda têm dúvidas quanto ao aquecimento global?
    O Mundo está seguramente a pagar pelos estragos que fez…~
    Isto é só o começo!…
    Certamente, o que nos espera, não será melhor!…

RESPONDER

Detido bilionário chinês que criticou Presidente Xi Jinping. Estava desaparecido há um mês

O bilionário chinês Ren Zhiqiang que criticou a forma como Presidente da China, Xi Jinping, lidou com a pandemia, está sob custódia das autoridades chinesas devido a uma investigação em que é o principal suspeito. …

Bloqueio dos coronabonds pela Holanda é "irresponsável"

Jean-Claude Juncker, antigo presidente da Comissão Europeia, considera que o bloqueio pela Holanda do uso do Mecanismo Europeu de Estabilidade é "irresponsável". O antigo presidente da Comissão Europeia, Jean-Claude Juncker, considerou esta quinta-feira “irresponsável” o bloqueio …

Creche recusou receber filho de enfermeira por falta de funcionários. Meteram baixa

A creche e pré-escolar "Voar mais alto", em Setúbal, recusou receber uma criança de três anos, filha de uma enfermeira, por falta de funcionários. A notícia é avançada esta quinta-feira pelo Observador que adianta que as …

Subsídio por assistência a filhos vai ser pago 100% em toda a função pública

O subsídio por assistência a filho sobe de 65% para 100% do salário aos funcionários públicos inscritos na Caixa Geral de Aposentações. O Governo aprovou, esta quinta-feira, um diploma que aumenta o subsídio por assistência …

Espanha avança com novo prolongamento do estado de emergência. Contágios em Itália voltam a subir

O primeiro-ministro espanhol, Pedro Sánchez, avançou que dentro de quinze dias terá de voltar ao parlamento para prolongar o estado de emergência por mais duas semanas. Depois de afirmar que Espanha não terá ainda "posto fim …

Boris Johnson saiu dos cuidados intensivos

O primeiro-ministro britânico saiu dos cuidados intensivos, avançou Downing Street. De acordo com o comunicado, Boris Johnson está "muito bem-disposto". Boris Johnson saiu esta tarde dos cuidados intensivos, segundo um comunicado de Downing Street. O primeiro-ministro …

SEF instaurou inspeção interna à morte de ucraniano, mas não detetou suspeitas de crime

Esta quarta-feira, o ministro da Administração Interna prestou esclarecimentos sobre a morte de um cidadão ucraniano à guarda do SEF, no aeroporto de Lisboa, na Comissão de Assuntos Constitucionais, Direitos, Liberdades e Garantias. Eduardo Cabrita considerou …

Colocações no ensino superior adiadas para o final de setembro

Na sequência do adiamento nos calendários dos exames nacionais do ensino secundário, o acesso às licenciaturas é também atrasado. O calendário de acesso ao ensino superior vai ser atrasado em cerca de três semanas. Os resultados …

Rangel e outros 13 eurodeputados do PPE pedem expulsão de partido húngaro

O eurodeputado do PSD Paulo Rangel e outros 13 chefes de delegação do Partido Popular Europeu (PPE) pediram na terça-feira a expulsão do partido húngaro Fidesz, exigindo ao líder parlamentar daquela família política, Manfred Weber, …

Milhares pediram o cancelamento do TV Fest. Festival foi suspenso

O Ministério da Cultura criou um festival televisivo exclusivamente dedicado à música portuguesa em parceria com a RTP, mas o formato e os critérios estão a causar forte polémica no meio. Uma petição pública online …