A Estação Espacial Internacional é um “ninho” de fungos e bactérias

NASA

A EEI – Estação Espacial Internacional

Um novo estudo, levado a cabo pela NASA, identificou as bactérias e fungos que habitam a Estação Espacial Internacional (EEI), revelando que a EEI é uma espécie de “ninho” para estes organismos.

A investigação, publicada esta segunda-feira na revista especializada Monday Microbiome Journal, visa catalogar estes organismos de forma a conseguir desenvolver novas medidas de segurança para futuras viagens espaciais.

Em comunicado, Kasthuri Venkateswaran do Laboratório de Propulsão a Jato da NASA, adiantou que a bactérias e os fungos em causa podem afetar a saúde humana, podendo influenciar algumas patologias, como alergias ou doenças infecciosas. Neste contexto em particular, explica o responsável, os os astronautas ficam ainda mais expostos, uma vez que já têm a sua imunidade alterada devido à viagem espacial.

Checinska Sielaff, cientista da equipa de investigação, esclareceu que o desenvolvimento de doenças depende de vários fatores, como “o estado de saúde de cada indivíduo” e a “forma como estes organismos se comportam em ambiente espacial”.

“É importante identificar os tipos de microrganismos que podem acumular-se nos ambientes únicos e fechados associados ao voo espacial, quanto tempo sobrevivem e o seu impacto na saúde humana e na intra-estrutura da nave espacial”, elencou Venkateswaran.

O novo estudo oferece o catálogo mais abrangente e completo de bactérias e fungos que vivem na EEI, detalhando o perfil microbiológico distinto e em constante mudança da estação. Desde que foi estabelecida, em 1998, a EEI já recebeu 227 astronautas que, invariavelmente, introduziram uma gama de microrganismos na estrutura.

Génese e tipo de organismos encontrados

A investigação da NASA concluiu que a maioria dos micróbios detetados na EEI está associada aos humanos. O organismo mais presente é o estafilococos, seguindo-se depois o Pantoea e o Bacillus. Foram também encontrados organismos considerados patogénicos oportunistas na Terra, tais como o Staphylococcus aureus, que aparece geralmente na pele e nas vias nasais, e o Enterobacter, relacionado com o foro gasto-intestinal.

Na Terra, estes organismos são comummente encontrados em ginásios, escritórios e hospitais, o que sugere que a EEI é semelhante a outros ambientes construídos e moldados pela ocupação humana, observa a agência Europa Press.

Para identificar os organismos, a equipa recorreu a técnicas agrícolas tradicionais e a métodos de sequenciamento de genes que foram aplicados em oito zonas distintas das EEI, como a casa de banho, a mesa de jantar, o quarto, a janela de exibição e a plataforma de exercício. O estudo foi conduzido em três voos durante um período de 14 meses.

Com estes dados, os cientistas conseguiram estudar se as bactérias e fungos diferem consoante a sua localização na Estação Espacial Internacional e o fator tempo. A equipa descobriu que os fungos se mantiveram estáveis, enquanto que as comunidades microbianos iam mudando com o passar dos meses.

Os organismos da EEI são influenciados por uma série de fatores, como a ventilação, a humidade, a pressão do ar e até a disposição da estação. A quantidade e a diversidade destes seres é diretamente afetada pelo número de astronautas e bordo e pelo número de atividades realizadas a bordo, tal como observa o portal Gizmodo. Por tudo isto, interessa à NASA saber a quantidade e as estirpes destes seres que vivem a bordo da EEI.

O “primeiro catálogo completo de bactérias e fungos encontrados na superfície de sistemas espaciais fechados” permitirá desenvolver “medidas de segurança que atendam às exigências da NASA para a expansão humana no espaço”, rematou Venkateswaran.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Guterres é hoje empossado para segundo mandato à frente da ONU. Marcelo estará presente

O secretário-geral da Organização das Nações Unidas (ONU), António Guterres, presta hoje juramento e toma posse para um segundo mandato durante uma sessão plenária da Assembleia Geral das Nações Unidas, em Nova Iorque. Desta forma, a …

Câmara de Lisboa proíbe instalação de ecrãs no espaço público durante Euro2020

A instalação de ecrãs no espaço público durante o período do Euro2020 não será autorizada pela Câmara Municipal de Lisboa, tendo em conta a situação pandémica, anunciou hoje o município. “A Câmara Municipal de Lisboa, tendo …

A sucção da tromba de um elefante é mais rápida do que a velocidade de um comboio-bala

Os elefantes conseguem sugar coisas a uma velocidade de 530 quilómetros por hora — mais rápido do que um comboio-bala japonês. A tromba dos elefantes é-lhes altamente útil, já que a usam tanto para comer como …

Mais de metade dos rios do mundo não flui todo o ano

Entre 51% e 60% dos 64 milhões de quilómetros de rios e riachos do planeta Terra não fluem periodicamente ou secam durante parte do ano. De acordo com a agência Europa Press, este é o resultado …

Astrónomos podem ter detetado as maiores estruturas giratórias do universo

Pela primeira vez, astrónomos acabam de encontrar evidências de que algumas das maiores estruturas do cosmos giram numa escala de centenas de milhões de anos-luz. A estrutura em questão é um filamento cósmico, uma estrutura longa …

"A melhor seleção do mundo é a Bélgica"

Elogios do selecionador da Dinamarca ao adversário, mas ainda mais elogios aos seus jogadores, apesar de nova derrota dinamarquesa. Dois jogos em casa, duas derrotas. Apesar de realizar os seus encontros em Copenhaga, a Dinamarca está …

Se extraterrestres visitassem a Terra "não estariam vivos", diz astrónomo do SETI

Especialistas do Search for Extraterrestrial Intelligence (SETI), entidade que tem por objetivo a busca de vida no espaço, estão a afastar-se cada vez mais da ideia de encontrar inteligência extraterrestre igual à humana. Num artigo de …

Cientistas ajudam enxames de drones a evitar obstáculos (copiando o instinto dos pássaros)

Uma equipa de engenheiros da EPFL, na Suíça, desenvolveu um modelo de controlo preditivo que permite que enxames de drones voem em ambientes confusos com rapidez e segurança. Usar enxames de drones tem imensas vantagens, mas …

Países Baixos 2-0 Áustria | Laranja embala e carimba oitavos

Os Países Baixos venceram hoje a Áustria por 2-0, em jogo da segunda jornada do Grupo C do Euro2020 de futebol, e são a terceira seleção a garantir o apuramento para os oitavos de final …

Espanhol condenado a 15 anos por matar a mãe e alimentar-se dos seus restos mortais

Um espanhol de 28 anos foi condenado a 15 anos de prisão por matar a mãe e alimentar-se dos seus restos mortais, que partilhou com o cão. Em maio deste ano, um júri do tribunal da …