A Estação Espacial Internacional é um “ninho” de fungos e bactérias

NASA

A EEI – Estação Espacial Internacional

Um novo estudo, levado a cabo pela NASA, identificou as bactérias e fungos que habitam a Estação Espacial Internacional (EEI), revelando que a EEI é uma espécie de “ninho” para estes organismos.

A investigação, publicada esta segunda-feira na revista especializada Monday Microbiome Journal, visa catalogar estes organismos de forma a conseguir desenvolver novas medidas de segurança para futuras viagens espaciais.

Em comunicado, Kasthuri Venkateswaran do Laboratório de Propulsão a Jato da NASA, adiantou que a bactérias e os fungos em causa podem afetar a saúde humana, podendo influenciar algumas patologias, como alergias ou doenças infecciosas. Neste contexto em particular, explica o responsável, os os astronautas ficam ainda mais expostos, uma vez que já têm a sua imunidade alterada devido à viagem espacial.

Checinska Sielaff, cientista da equipa de investigação, esclareceu que o desenvolvimento de doenças depende de vários fatores, como “o estado de saúde de cada indivíduo” e a “forma como estes organismos se comportam em ambiente espacial”.

“É importante identificar os tipos de microrganismos que podem acumular-se nos ambientes únicos e fechados associados ao voo espacial, quanto tempo sobrevivem e o seu impacto na saúde humana e na intra-estrutura da nave espacial”, elencou Venkateswaran.

O novo estudo oferece o catálogo mais abrangente e completo de bactérias e fungos que vivem na EEI, detalhando o perfil microbiológico distinto e em constante mudança da estação. Desde que foi estabelecida, em 1998, a EEI já recebeu 227 astronautas que, invariavelmente, introduziram uma gama de microrganismos na estrutura.

Génese e tipo de organismos encontrados

A investigação da NASA concluiu que a maioria dos micróbios detetados na EEI está associada aos humanos. O organismo mais presente é o estafilococos, seguindo-se depois o Pantoea e o Bacillus. Foram também encontrados organismos considerados patogénicos oportunistas na Terra, tais como o Staphylococcus aureus, que aparece geralmente na pele e nas vias nasais, e o Enterobacter, relacionado com o foro gasto-intestinal.

Na Terra, estes organismos são comummente encontrados em ginásios, escritórios e hospitais, o que sugere que a EEI é semelhante a outros ambientes construídos e moldados pela ocupação humana, observa a agência Europa Press.

Para identificar os organismos, a equipa recorreu a técnicas agrícolas tradicionais e a métodos de sequenciamento de genes que foram aplicados em oito zonas distintas das EEI, como a casa de banho, a mesa de jantar, o quarto, a janela de exibição e a plataforma de exercício. O estudo foi conduzido em três voos durante um período de 14 meses.

Com estes dados, os cientistas conseguiram estudar se as bactérias e fungos diferem consoante a sua localização na Estação Espacial Internacional e o fator tempo. A equipa descobriu que os fungos se mantiveram estáveis, enquanto que as comunidades microbianos iam mudando com o passar dos meses.

Os organismos da EEI são influenciados por uma série de fatores, como a ventilação, a humidade, a pressão do ar e até a disposição da estação. A quantidade e a diversidade destes seres é diretamente afetada pelo número de astronautas e bordo e pelo número de atividades realizadas a bordo, tal como observa o portal Gizmodo. Por tudo isto, interessa à NASA saber a quantidade e as estirpes destes seres que vivem a bordo da EEI.

O “primeiro catálogo completo de bactérias e fungos encontrados na superfície de sistemas espaciais fechados” permitirá desenvolver “medidas de segurança que atendam às exigências da NASA para a expansão humana no espaço”, rematou Venkateswaran.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Crónica ZAP - Linha de Fundo por Teófilo Fernando

Linha de Fundo: SL7, arte e paciência

Líder soma e segue. Leões e dragões vencem à justa. As frases e os números da semana. Visto da Linha de Fundo. Líder reina no castelo Vitória SC 1 (Bruno Duarte 78', g.p.) – SL Benfica …

"Atropelamento e fuga." Terra e Vénus cresceram como planetas rebeldes

Planetas como a Terra e Vénus, que residem dentro de Sistemas Solares, são fruto de repetidas colisões. Esta conclusão desafia os modelos convencionais sobre a formação de planetas. Investigadores do Laboratório Lunar e Planetário (LPL) da …

A origem do "Gigante de Segorbe" pode finalmente ter sido esclarecida

Um novo estudo revela que a origem do "Gigante de Segorbe" pode ser bastante mais complexa daquilo que se pensava. O "Gigante de Segorbe", como é conhecido, foi um indivíduo encontrado por arqueólogos numa necrópole islâmica …

Instagram suspende planos de uma versão da aplicação para crianças

Para já, a empresa ainda não fez se se trata de um abandono temporário ou definitivo. Tempestade mediática em torno da influência das redes sociais na saúde mental dos jovens, sobretudo raparigas, pode ter influenciado …

Com todos os votos contados, PS vence com pior resultado que em 2013 e PSD conquista 113 câmaras

PS continua a ser o partido com mais representação autárquica em Portugal, apesar de cair para números anteriores à liderança de António Costa. PSD recupera das hecatombes de 2013 e 2017. Quase 24 horas depois após …

Presidente sul-coreano admite proibir consumo de carne de cão

O Presidente da Coreia do Sul, Moon Jae-in, admitiu, esta segunda-feira, a possibilidade de proibir o consumo de carne de cão, costume que se tornou "uma vergonha internacional", segundo fonte do seu gabinete. "Não terá chegado …

Pelo menos 24 países criaram novas leis para controlar o conteúdo na Internet, revela relatório

Autoridades de pelo menos 24 países, incluindo os Estados Unidos (EUA), estabeleceram novas regras que determinam o tratamento dos conteúdos por parte das plataformas 'online', concluiu um relatório da Freedom House. No seu relatório anual, intitulado …

Exames nacionais e provas de aferição deverão “retomar a normalidade” este ano

Depois de dois anos letivos condicionados pela pandemia da covid-19, o Governo está apostado em retomar, entre outras formas de avaliação, a obrigatoriedade de exames nacionais nas disciplinas de conclusão do ensino secundário. Os exames nacionais …

Advogados dizem que há questões "pontuais" por resolver no SEF do aeroporto de Lisboa

Responsável pela Comissão dos Direitos Humanos da Ordem dos Advogados reveleu que mantém uma "estreita relação e cooperação com o Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF) e que o centro de instalação temporária no aeroporto …

EUA "golearam" Europa mas a Europa "humilhou" o Mundo

Vitória clara dos americanos no golfe, mas vitória ainda mais "gorda" dos europeus no ténis. Quem é europeu e gosta de várias modalidades desportivas, teve muito para ver neste fim-de-semana. E terminou com emoções completamente distintas: …