/

Estação Espacial Internacional prepara-se para receber naves comerciais

NASA

Os astronautas Barry Wilmore e Terry Virts completaram o seu terceiro passeio espacial no exterior da Estação Espacial Internacional

Os astronautas Barry Wilmore e Terry Virts completaram o seu terceiro passeio espacial no exterior da Estação Espacial Internacional

Dois astronautas norte-americanos completaram este domingo com êxito uma caminhada espacial de quase seis horas que lhes permitiu instalar equipamento de comunicações para facilitar a chegada de naves comerciais à Estação Espacial Internacional (EEI).

Os astronautas Terry Virts e Barry Wilmore terminaram às 17:30 deste domingo a sua terceira caminhada espacial em oito dias, informou a agência espacial norte-americana NASA no seu blog.

A caminhada espacial durou 5 horas e 38 minutos. Esta foi a quarta caminhada espacial de Wilmore, que acumula agora 25 horas e 36 minutos de passeios no vácuo.

Durante a sua caminhada, os dois astronautas instalaram 122 metros de cabos e várias antenas da estação, para a preparar para a acoplagem de voos operados pelas empresas privadas Boeing e SpaceX.

O objectivo é receber astronautas e material para o laboratório espacial.

“Este trabalho faz parte de uma reconfiguração da estação espacial para a preparar para a chegada de naves de proprietários privados”, explicou a agência espacial.

A EEI, empreendimento conjunto das agências espaciais americana NASA, europeia ESA, e russa Roscosmos, encontra-se em orbita há 15 anos, a mais de 400 quilómetros da superfície terrestre.

ZAP / Lusa

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.