Estação Espacial Internacional prepara-se para receber naves comerciais

NASA

Os astronautas Barry Wilmore e Terry Virts completaram o seu terceiro passeio espacial no exterior da Estação Espacial Internacional

Os astronautas Barry Wilmore e Terry Virts completaram o seu terceiro passeio espacial no exterior da Estação Espacial Internacional

Dois astronautas norte-americanos completaram este domingo com êxito uma caminhada espacial de quase seis horas que lhes permitiu instalar equipamento de comunicações para facilitar a chegada de naves comerciais à Estação Espacial Internacional (EEI).

Os astronautas Terry Virts e Barry Wilmore terminaram às 17:30 deste domingo a sua terceira caminhada espacial em oito dias, informou a agência espacial norte-americana NASA no seu blog.

A caminhada espacial durou 5 horas e 38 minutos. Esta foi a quarta caminhada espacial de Wilmore, que acumula agora 25 horas e 36 minutos de passeios no vácuo.

Durante a sua caminhada, os dois astronautas instalaram 122 metros de cabos e várias antenas da estação, para a preparar para a acoplagem de voos operados pelas empresas privadas Boeing e SpaceX.

O objectivo é receber astronautas e material para o laboratório espacial.

“Este trabalho faz parte de uma reconfiguração da estação espacial para a preparar para a chegada de naves de proprietários privados”, explicou a agência espacial.

A EEI, empreendimento conjunto das agências espaciais americana NASA, europeia ESA, e russa Roscosmos, encontra-se em orbita há 15 anos, a mais de 400 quilómetros da superfície terrestre.

ZAP / Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Médicos imigrantes impedidos de ajudar a combater o coronavírus nos EUA

Devido às regras dos vistos, muitos médicos imigrantes estão a ser proibidos de ajudar a combater a pandemia de covid-19 fora do hospital em que trabalham. Os Estados Unidos continuam a sentir em força as consequências …

Espanha insiste em emissão conjunta de dívida europeia "a médio prazo"

A ministra da Economia espanhola diz que o acordo alcançado pelo Eurogrupo "fazia falta", mas insiste que haja emissão conjunta de dívida europeia "a médio prazo". O Parlamento espanhol aprovou, entretanto, a renovação do estado …

Hyundai apresenta conceito de novo elétrico conduzido com joysticks

A Hyundai apresentou o conceito para um novo veículo, chamado Prophecy. O carro elétrico não é guiado pelo tradicional volante, mas sim por dois joysticks. As feiras automóveis estão todas interrompidas devido à pandemia de covid-19, …

Hospital da Cruz Vermelha excluído da rede de combate à pandemia

O Hospital da Cruz Vermelha não vai integrar a "rede covid", criada em resposta à pandemia do novo coronavírus, anunciou esta quinta-feira o executivo, realçando que esta decisão é tomada porque, face à situação atual, …

Coronavírus. Luvas de látex são perigosas quando não utilizadas corretamente

Quase como acontece com as máscaras, caso não sejam utilizadas corretamente, as luvas descartáveis de látex podem ser perigosas, ajudando a disseminar mais facilmente o vírus. A pandemia de covid-19 despertou grande interesse de como as …

Bloco de Esquerda "não vai aceitar austeridade" no pós-pandemia

A coordenadora nacional do Bloco de Esquerda diz que "não vai aceitar austeridade" em 2021, após a pandemia da covid-19, e garantiu que, pelo seu partido, "não faltará maioria" para ajudar Portugal a sair de …

Em Canonica d'Adda, homens e mulheres têm dias diferentes para ir às compras

A presidente da câmara de uma pequena cidade da Lombardia, Canonica d'Adda, em Itália, decidiu que homens e mulheres terão dias diferentes para fazer compras, visando limitar a multidão nas lojas e lutar contra a …

Linhas de crédito alargadas a todos os setores de atividade

O Governo alargou os apoios "à globalidade do tecido empresarial", nomeadamente aos setores do comércio e serviços, dos transportes, do imobiliário, da construção, indústrias extrativas e transformadoras. As linhas de crédito lançadas pelo Governo para apoiar …

Rui Rio: PSD não está a cooperar com o PS, mas com o Governo em nome de Portugal

O presidente do PSD, Rui Rio, afirmou esta quinta-feira que não está a cooperar com o PS, mas com o Governo de Portugal na crise da pandemia, esclarecendo que aquilo que defende é uma lógica …

Seis demissões na direção do Barcelona. "Alguém meteu dinheiro ao bolso"

Seis dirigentes do FC Barcelona apresentaram demissão ao presidente do clube catalão Josep Maria Bartomeu, avança a imprensa espanhola. De acordo com a agência noticiosa EFE, que dá conta das baixas esta sexta-feira, entre as demissões …