A Estação Matternet é um “portal seguro de drones” para hospitais

O sistema é simples: a equipa médica do hospital coloca as amostras que precisam de ser testadas no interior da estação, e esta encarrega-se automaticamente de as colocar num drone. Depois, o topo da torre em forma de cebola abre e lança para o ar o veículo aéreo, que leva as amostras para o laboratório mais próximo.

A estação de lançamento de drones, desenvolvida pela Matternet, permite que estes veículos aéreos autónomos operem de uma forma simples no circuito de envio e receção de estudos clínicos. Para já, estará disponível em hospitais e centros médicos nos Estados Unidos e na Suíça.

Este sistema permite que os hospitais trabalhem de maneira ágil, rápida e segura sem usar o transporte terrestre. “O nosso objetivo é oferecer uma conexão rápida entre centros médicos, com a tecnologia de transporte mais rápida disponível até o momento”, explicou Andreas Raptopoulos, CEO da Matternet, em comunicado.

A plataforma, em forma de cebola, é complementada por um software online que permite a identificação e a monitorização das amostras. A estrutura, de três metros de altura, permite que o drone seja implantado com segurança na descolagem e no pouso, com alta precisão.

Este é um passo importante dado pela startup num esforço para tornar a assistência médica mais eficiente e reduzir custos. Normalmente, quando as amostras precisam de ser entregues a um laboratório, a prática padrão demora entre uma e duas horas, mesmo que seja urgente. “Com nosso sistema, conseguiremos entregá-las em questão de minutos“, disse Raptopoulos, citado pelo Fast Company.

Economizar tempo tem benefícios óbvios para os pacientes, especialmente se alguém precisar de tratamento imediato. Por esse motivo, o objetivo da Matternet é implementar este sistema “em todas as cidades e em todos os principais sistemas de saúde do país”.

“Acreditamos que a assistência médica deve ter à sua disposição os métodos logísticos mais avançados que a tecnologia pode oferecer”, rematou o responsável.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Cientistas capturaram em vídeo explosão de um enorme buraco negro

Uma equipa de astrónomos capturou o momento exato em que um buraco negro lança material quente para o Espaço à velocidade da luz. O telescópio espacial de raios-X Chandra captou a explosão de um buraco negro. …

Vitória SC 2-2 Sporting | Emoção, erros e golos no Castelo

Vitória de Guimarães e Sporting empataram 2-2 no “Castelo”, num bom jogo de futebol, com golos, emoção, bons lances colectivos, erros individuais e recuperações. Andraz Sporar, com dois golos, foi a figura da partida, o …

A seis meses das eleições, taxa de desaprovação de Trump atinge novo recorde

Mais de metade dos norte-americanos (54,2%) está insatisfeita com a liderança de Donald Trump, segundo as recentes pesquisas de opinião. De acordo com o jornal online Independent, que cita o site especializado em análise de pesquisas de …

O Uruguai passou no teste: a quantidade de idosos não parece tê-lo penalizado

O Uruguai tem quase 1.000 quilómetros de fronteira com o Brasil e a população mais envelhecida da América do Sul. Ainda assim, é o país sul-americano que melhor faz frente à pandemia de covid-19 na …

No trânsito, não só perdemos paciência como também saúde

Começar o dia com um engarrafamento é o truque ideal para o nosso dia ficar arruinado. O trânsito, além de alterar o humor, pode também afetar a nossa saúde. Além das consequências negativas diretas do trânsito, …

CO2 na atmosfera no nível mais alto de sempre em maio

A concentração de dióxido de carbono (CO2) na atmosfera atingiu, em maio, o nível mais alto de sempre, anunciaram cientistas da Administração Oceânica e Atmosférica Nacional dos Estados Unidos. Em maio, a concentração de dióxido de …

Tem 15 anos e é o "coração de leão". Jyoti pedalou quase 1.200 quilómetros com o pai ferido na bicicleta

Jyoti Kumari, conhecida na Índia como "coração de leão", transportou o pai ferido por mais de 1.200 quilómetros de bicicleta, durante sete dias. Jyoti Kumari, uma adolescente de 15 anos, vivia com o pai em Gurugram, …

Açores considerados "um dos destinos mais seguros na Europa" em 2020

Os Açores são um dos destinos mais seguros da Europa em 2020. A distinção tem por base as medidas de segurança sanitárias, o baixo número de casos e a segurança no serviço de saúde. Os Açores …

Benfica 0 - 0 Tondela | Muro amarelo trava liderança da "águia"

Uma espécie de empate com sabor a derrota. Menos de 24 horas após o desaire do FC Porto ante o Famalicão por 2-1, o Benfica não foi além de um nulo na recepção desta quinta-feira …

Premier League aprova cinco substituições

A Premier League aprovou, esta quinta-feira, as cinco substituições por jogo até final da presente temporada, assim como o aumento do número de jogadores no banco de suplentes, de sete para nove. Os clubes da Liga …