//

Onde está o Wally? Cientista de dados ajuda a encontrá-lo mais depressa

Embora ajude a passar o tempo, o famoso jogo “Onde está o Wally?” pode testar a paciência de muitos quando o boneco com um chapéu e uma camisola às riscas se parece esconder à vista de todos. Por isso, um cientista de dados inventou um método para o encontrar mais rapidamente.

O cientista de dados Randy Olson começou por traçar as posições de Wally em 68 páginas duplas nas quais aparece nas sete edições principais de “Onde está o Wally?”, livros criados pelo ilutrador inglês Martin Handford.

Ao realizar uma estimativa de densidade kernel dos pontos – visualização da probabilidade de Wally aparecer num determinado local, com base nos seus esconderijos anteriores -, Olson começou a tirar algumas conclusões.

De acordo com o IFLScience, “Wally quase nunca aparece no canto superior esquerdo”. Além disso, “Wally raramente fica nas bordas” e, em particular, “nunca está localizado na parte inferior da página direita“.

Explicações anteriores para estes padrões passam pelo facto de as bordas serem o local onde as pessoas iniciam as buscas. O canto inferior direito pode receber atenção especial, uma vez que é o local onde se coloca os dedos para virar a página.

Olson foi ainda mais longe no projeto, tentando criar o caminho mais rápido pela página que visitava todas as coordenadas anteriores de Wally. Fazer isso provavelmente revelaria os locais futuros de Wally muito mais rapidamente do que uma técnica básica.

Para encontrar o caminho ideal, Olson usou um algoritmo genético, que usa operadores de inspiração biológica para melhorar continuamente a sua solução.

Olson resumiu as lições gerais do caminho gerado. “A parte inferior da página esquerda é um bom lugar para começar”, escreveu Olson no seu blogue. “Se Wally não está na metade inferior da página esquerda, provavelmente não está na página esquerda”.

O próximo ponto a tentar é o quarto superior da página direita. A próxima melhor aposta é a metade inferior direita da página direita.

Se continuar sem encontrar Wally, pode estar escondido no meio das páginas ou no canto superior esquerdo e direito.

Olson disse que o seu método permitiu descobrir Wally em menos de 10 segundos.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.