Operação de colocação de uma antena para a transmissão do sinal digital de rádio contou com a participação de um helicóptero.
Não, não se trata de mais um projeto de reconstrução ou modificação mirabolante. A Torre Eiffel cresceu, de facto, seis metros esta semana graças a uma manobra capaz de gerar vertigens a muitos.
Uma equipa de engenheiros acrescentou uma nova antena de rádio no topo com a ajuda de um helicóptero. A torre, o edifício mais alto de Paris, passou a medir 330 metros depois da recente adição.
Enquanto a manobra decorria, grupos de turistas atentos assistiam, à medida que o objeto era colocado na posição correta, ao mesmo tempo que dois engenheiros acompanhavam o procedimento – que à distância não era totalmente percetível.
A nova antena será usada para transmitir rádio digital na capital francesa.
O monumento foi construído em 1889 a partir de um projeto do arquiteto Gustave Eiffel, no entanto, o plano original era que fosse desmantelado 20 anos depois.
De forma a evitar este final, o autor tentou que fossem dadas à torre outras funções, como a monitorização da meteorologia, mas também para observação astronómica.
Ainda assim, foi o seu papel como emissor de sinal rádio para fins militares que salvou a torre da sua destruição, de acordo com os relatos oficiais.
De facto, na I Guerra Mundial terá servido para enviar telegramas até aos Estados Unidos e é lhe atribuída a descodificação de mensagens alemãs durante esse mesmo conflito.
A antena anterior foi posicionada em 2000 e era usada para a televisão digital.
E não há fotos?…
Caro leitor,
Obrigado pela sugestão. Acrescentámos à notícia um vídeo com o momento da instalação da antena.
Obrigado.