/

Esta segunda-feira há eclipse lunar. E é visível a partir de Portugal

O segundo eclipse lunar do ano acontece já esta segunda-feira e é visível a partir de Portugal.

Em Lisboa, a Lua nasce às 20h35, na Madeira às 20h57 e na Região Autónoma dos Açores às 20h41 e é logo a partir deste horário que será possível observar o segundo eclipse lunar a acontecer em 2017. Quando a lua nascer, já estará na penumbra, por isso, não vai ser possível ver o eclipse na sua fase máxima, atingida às 19h21.

Segundo o Observatório Astronómico de Lisboa, “em Portugal continental e nas Regiões Autónomas dos Açores e da Madeira o eclipse será visível apenas na penumbra, pois começa quando o nascimento da lua já se encontra dentro da penumbra”, já que a lua entra nessa fase às 16h48. O fenómeno acaba às 21h53.

Além de em Portugal, o eclipse parcial será visível a partir de outras regiões da Europa, assim como da Austrália, Antártida, Ásia, África, Médio Oriente, na América do Sul será apenas do nordeste do Brasil, Oceano Pacífico, Oceano Índico, e Atlântico Sul.

O eclipse parcial da Lua é “um fenómeno celeste que ocorre quando a Lua penetra, parcialmente, no cone de sombra projetado pela Terra“, explica o Observatório.

(CC0/PD) biancamentil / pixabay

Eclipse parcial da Lua

“O fenómeno acontece sempre que o Sol, a Terra e a Lua se encontram próximos ou em perfeito alinhamento, estando a Terra no meio destes outros dois corpos. O eclipse parcial da Lua só pode ocorrer quando coincide com a fase de Lua cheia e a passagem dela pelo seu nodo orbital”.

Resta então esperar que as condições meteorológicas estejam do lado de todos os que querem observar o fenómeno para “poder presenciar este belo espetáculo”, informa o OAL.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.