O segundo eclipse lunar do ano acontece já esta segunda-feira e é visível a partir de Portugal.

Em Lisboa, a Lua nasce às 20h35, na Madeira às 20h57 e na Região Autónoma dos Açores às 20h41 e é logo a partir deste horário que será possível observar o segundo eclipse lunar a acontecer em 2017. Quando a lua nascer, já estará na penumbra, por isso, não vai ser possível ver o eclipse na sua fase máxima, atingida às 19h21.

Segundo o Observatório Astronómico de Lisboa, “em Portugal continental e nas Regiões Autónomas dos Açores e da Madeira o eclipse será visível apenas na penumbra, pois começa quando o nascimento da lua já se encontra dentro da penumbra”, já que a lua entra nessa fase às 16h48. O fenómeno acaba às 21h53.

Além de em Portugal, o eclipse parcial será visível a partir de outras regiões da Europa, assim como da Austrália, Antártida, Ásia, África, Médio Oriente, na América do Sul será apenas do nordeste do Brasil, Oceano Pacífico, Oceano Índico, e Atlântico Sul.

O eclipse parcial da Lua é “um fenómeno celeste que ocorre quando a Lua penetra, parcialmente, no cone de sombra projetado pela Terra“, explica o Observatório.

(CC0/PD) biancamentil / pixabay

Eclipse parcial da Lua

“O fenómeno acontece sempre que o Sol, a Terra e a Lua se encontram próximos ou em perfeito alinhamento, estando a Terra no meio destes outros dois corpos. O eclipse parcial da Lua só pode ocorrer quando coincide com a fase de Lua cheia e a passagem dela pelo seu nodo orbital”.

Resta então esperar que as condições meteorológicas estejam do lado de todos os que querem observar o fenómeno para “poder presenciar este belo espetáculo”, informa o OAL.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Mais de 300 mortes e uma subida de 4% nos casos confirmados em Portugal. Recuperados quase duplicaram

O número de mortes em Portugal relacionadas com a Covid-19 ultrapassou a barreira das 300, situando-se nas 311 vítimas, mais 16 do que no domingo. O número de recuperados também cresceu para 140. Os casos …

"Uma vergonha para o país". Morte de ucraniano leva a "mudanças profundas" no funcionamento do SEF

O ministro da Administração Interna, Eduardo Cabrita, disse esta segunda-feira que vai haver “mudanças profundas no modelo de funcionamento do Centro de Instalação Temporária do SEF no aeroporto de Lisboa, na sequência do caso da …

City abre processo a Kyle Walker por festa com prostitutas durante quarentena

Kyle Walker, futebolista do Manchester City, viu o clube instaurar-lhe um processo disciplinar, depois de este ter, alegadamente, quebrado a obrigação de confinamento devido à COVID-19 numa festa com prostituas. “Os futebolistas são modelos a seguir …

"Digam aos accionistas não há nada para ninguém". Marcelo apela à Banca (ou deixa que o Governo suspenda os lucros)

O Presidente da República reúne-se, nesta segunda-feira, com os cinco maiores bancos a actuar em Portugal para apelar à sua "sensatez" para agilizarem os empréstimos às empresas e às famílias depois de terem recebido milhões …

FC Porto à caça em Famalicão por Uros Racic

O FC Porto está atento à possível contratação de Uros Racic. O jogador tem-se destacado ao serviço do Famalicão e pode mudar-se para o Dragão a um preço acessível. Até à interrupção das competições, o Famalicão …

Itália com menor número diário de mortes em 15 dias. Nos EUA, a crise compara-se ao 11 de setembro

No dia em que Itália registou o menor número de óbitos por covid-19 em duas semanas, os Estados Unidos registaram 1.200 mortos. O cirurgião geral do país compara a crise a Pearl Harbor e ao 11 …

Substituição de Carlos Costa em contra-relógio. E já há nomes para "render" Centeno

O jornal Público escreve esta segunda-feira que a substituição de Carlos Costa no Banco de Portugal (BdP) está a ser feita em "contra-relógio", uma vez que seu mandato como governador termina dentro de dois meses …

Pedrinho jogava futsal e agora tenta "agarrar um pouco do que Messi faz" no futebol

Pedrinho vê Messi como o seu ídolo no futebol e diz que tenta replicar um pouco daquilo que o argentino faz em campo. O jovem brasileiro assume ainda que assinar pelo Benfica foi "uma decisão …

Com 400 mortes, Suécia prepara-se para mudar de estratégia e aplicar medidas restritivas

A Suécia pode estar prestes a mudar a sua estratégia para combater a pandemia-de covid-19 e a aplicar medidas restritivas para conter o vírus, no momento em que regista mais de 6.800 casos positivos e …

Temido admite uso generalizado de máscaras contra a covid-19

A ministra da Saúde anunciou, em entrevista à RTP1, que a Direção-geral da Saúde pediu um parecer sobre o uso generalizado de máscaras para evitar a propagação do Covid-19, tendo sido aconselhada a equacionar a …