/

Esta noite há chuva de estrelas

Olhe para o céu esta noite, terá um presente vindo do Espaço. A noite de hoje, quinta-feira, para amanhã, será a melhor altura para ver a chuva de meteoros das Gemínidas.

A chuva de meteoros das Gemínidas, que começou no dia 4 de dezembro e dura até à próxima segunda-feira, poderá ser vista com maior intensidade na madrugada desta sexta-feira.

Segundo o Diário de Notícias, até o Google fez questão de comemorar aquilo que é comummente conhecido como “chuva de estrelas” com um doodle, que explica que o fenómeno ocorre quando a Terra cruza a órbita de um cometa.

No caso particular das Gemínidas, o fenómeno vem não de um cometa mas de um asteroide, o Faetonte (que vem de Phaethón, filho de Hélios, deus Sol).

O Observatório Astronómico de Lisboa (OAL) explica que a chuva de meteoros das Gemínidas são “os ‘detritos’ deixados por este asteroide os responsáveis pelo enxame de meteoros visível anualmente entre 4 e 17 de dezembro: o enxame das Gemínidas. O nome deste enxame resulta dos traços das suas estrelas cadentes nos parecerem sair dum ponto da constelação dos Gémeos (o radiante)”.

Para quem quer assistir ao fenómeno, o OAL deixa algumas recomendações: “evitar noites nubladas, a poluição luminosa das grandes cidades e procurar um horizonte desimpedido”.

A observação do pico das Gemínidas “ocorre no dia 14 pelas 12h30, com o número bastante elevado de 120 meteoros por hora. Não será possível observar o seu pico porque ocorre durante o dia”.

Em breve, acontecerá ainda outra chuva de meteoros, provocada pelo cruzamento da Terra com a órbita do Cometa Tuttle. A chuva de meteoros das Úrsidas decorre anualmente entre 17 e 26 de dezembro.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.