Está (mesmo) a chegar o sistema que transforma qualquer automóvel em autónomo

(dr) Peter Bohler / Bloomberg Businessweek

A Bloomberg Businessweek testou um carro equipado com o sistema de condução autónoma de George Hotz

A Bloomberg Businessweek testou um carro equipado com o sistema de condução autónoma de George Hotz

No final do ano passado, o superhacker George Hotz surpreendeu tudo e todos ao anunciar que ia criar um sistema que permitia transformar qualquer automóvel num automóvel autónomo – e surpreendentemente, tudo parece estar a avançar a passo acelerado, rumo a um lançamento comercial ainda este ano.

O sistema de George Hotz tem gerado bastante polémica, e entrou em rivalidade directa com a Tesla, de Elon Musk, que não acredita que um sistema criado “numa garagem” possa competir com os sistemas que são criados por equipas especializadas que já trabalham nisto há anos (ou décadas).

Geroge Hotz, mais conhecido nos meios informáticos como geohot, ficou famoso por ter sido o primeiro hacker a fazer o jailbreak do iOS, o sistema operativo do iPhone, da Apple.

Sendo George Hotz um verdadeiro mago das artes digitais, seria um erro subestimá-lo, e neste momento o seu carro autónomo parece conseguir lidar com quase tudo o que os outros sistemas fazem, mesmo sendo muito mais recente e contando com menos informação.

Aliás, essa falta de informação – que é de importância crítica num sistema que aprende com o exemplo dado pela condução normal dos condutores – já levou a que Hotz criasse uma app que permite que outras pessoas usem os seus smartphones para registarem vídeos enquanto conduzem.

Essa informação é então usada pelo sistema de Hotz para a sua aprendizagem de condução.

A app chamar-se-á Chffr e será disponibilizada no final de Junho.

A versatilidade do sistema foi recentemente posta à prova, quando George Hotz foi até Las Vegas para demonstrar o seu automóvel.

Só quando lá chegou é que descobriu que as estradas locais não usam os habituais traços descontínuos para marcar as faixas de rodagem, mas sim marcadores reflectores em relevo que criam um perfil “pontilhado”.

A situação inesperada para o sistema obrigou a umas viagens rápidas para que ele aprendesse a lidar com isso… parecendo tê-lo feito sem problemas.

Se Hotz conseguir cumprir a promessa de lançar este sistema no mercado, e a menos de 1000 dólares, haverá pelo menos um executivo de uma grande marca a ter que engolir um sapo. Outra vez.

Aberto até de Madrugada

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

  1. O GeoHot… fez bem mais que isso e tem envolvimentos bem mais profundos que o que é dado a entender. Por um lado criou problemas com a Sony ao dar com o martelo na PS3… por outro lado criou uma aliança com a Microsoft que inclusivamente já o financiou bem no passado.

    Ele faz comichão a muita gente.. até porque é um “puto” (tem 26 anos apenas).. só que… bom.. é um daqueles “putos” que sabe dar cartas!

    Sinceramente acredito que ele consiga fazer o que diz .. e mais ainda (não se iludam… há mais pessoas.. e de fundos ilimitados nas sombras – M$ = ?)

  2. Pessoalmente concordo com o Elon Musk. Duvido que o George consiga fazer algo tão complexo por ele próprio. Para um carro ser autónomo é necessária uma miríade de sensores e horas de treino. O exemplo que foi dado mostra que ele não tem todas as horas e cenários de treino que são necessárias. No entanto, não nego que utilizando Machine Learning (Inteligência Artificial) ele tenha conseguido acelerar esse processo. Mas tenho sérias dúvidas que ele consiga por cá fora o que diz.

RESPONDER

Portugueses estão menos preocupados com a pandemia, mas apreensivos com a economia

O grau de preocupação com a pandemia diminuiu de 80,9% durante o estado de emergência para 76,2% no estado de calamidade, mas os portugueses estão mais alerta quanto ao impacto na economia, conclui um inquérito …

Nova morte, saqueamentos e protestos. Minneapolis vive caos após homicídio de George Floyd

Um homem foi encontrado morto a tiro, na madrugada de hoje, suspeito de ter sido vítima dos protestos, em Minneapolis, contra a morte de um homem negro sob custódia policial. Durante a noite de quarta-feira, milhares …

Filho de Deeney tem problemas respiratórios. Jogador foi alvo de abusos por recusar treinar

O futebolista Troy Deeney, capitão do Watford, revelou que tem sido alvo de abusos e comentários depreciativos, por ter recusado voltar aos treinos, face aos problemas respiratórios do seu filho. “Vi comentários em relação ao meu …

Parlamento aprova alargamento de apoios a todos os sócios-gerentes afetados pela pandemia

O parlamento aprovou hoje, em votação final global, um texto final que alarga os apoios no âmbito do `layoff´ aos sócios-gerentes das micro e pequenas empresas afetadas pela pandemia covid-19, independentemente do volume de faturação. Com …

Pandemia de covid-19 alimenta corrupção na América Latina

A propagação da Covid-19 na América Latina está a alimentar a corrupção nos vários países que a integram, que vai desde a inflação dos preços a situações de aproveitamento económico e de ligações entre políticos …

Mais de 500 católicos portugueses contra proibição de comunhão na boca

Mais de 500 católicos portugueses, entre leigos e sacerdotes, apelaram à Conferência Episcopal Portuguesa para revogar a proibição de os fiéis receberem a comunhão na boca, por causa da pandemia de covid-19, informou na quarta-feira …

Adeptos recusam devolução dos bilhetes. Bayern distribui dinheiro por clubes amadores

Os adeptos do Bayern renunciaram ao direito de serem reembolsados pelos bilhetes comprados para os jogos até ao final da temporada. O clube decidiu distribuir o dinheiro pelos emblemas amadores da região da Baviera. Tal como …

Trabalhadores acusam TAP de pagar abaixo do salário mínimo a tripulantes em lay-off

O Sindicato Nacional do Pessoal de Voo da Aviação Civil (SNPVAC) acusou hoje a TAP de não estar a pagar o previsto na lei do ‘lay-off’, indicando vários casos em que a remuneração é inferior …

Tesla baixa preço de quase todos os modelos nos Estados Unidos

A empresa de carros elétricos Tesla baixou o preço dos Modelos 3, S e X no mercado norte-americano, visando estimular as vendas que estão em declínio durante a pandemia, avança a agência Reuters. O semanário …

Assessor de Boris cometeu infração ao confinamento, conclui polícia

A polícia britânica concluiu que Dominic Cummings, assessor do primeiro-ministro, Boris Johnson, cometeu uma violação "menor" das regras de confinamento introduzidas para combater o novo coronavírus, mas não pretende abrir um processo. Cummings admitiu ter conduzido …