/

“Ela está feliz, mas eu preocupo-me”, assume pai de Greta Thunberg

Em entrevista à BBC, o pai da ativista sueca contou como foi lidar com a depressão da filha e de como a luta para salvar o ambiente trouxe felicidade a Greta.

Svante Thunberg nunca considerou uma boa ideia a filha deixa de ir às aulas, mas reconheceu que, depois de anos de depressão, Greta Thunberg é hoje mais feliz. Ainda assim, como pai, não deixa de estar preocupado com o ódio que a batalha da jovem ativista sueca tem gerado em todo o mundo.

Greta lidou com uma depressão durante três anos, pouco antes de se tornar uma ativista pelo clima. “Ela parou de falar, parou de ir à escola”, contou o pai em entrevista à BBC.

Para ajudar a jovem, os pais dedicaram mais tempo à família. Durante a entrevista, Svante assume mesmo que Greta acusou os pais de não levarem o tema das alterações climáticas a sério e, em resultado, a família mudou comportamentos de modo a tornar-se mais amiga do ambiente. Enquanto que o pai se tornou vegan, a mãe deixou de andar de avião, por exemplo.

“Eu fiz estas coisas, sabia que era a coisa certa a fazer… mas não o fiz para salvar o clima, fi-lo para salvar a minha filha“, contou o pai da jovem, acreditando que isso fez com que Greta se tornasse muito mais feliz.

“Vocês pensam que ela não é normal porque ela é especial, famosa e todas essas coisas. Mas para mim ela é uma criança normal – ela pode fazer tudo o que os outros fazem. Ela dança, ri muito, diverte-se, está a viver um bom momento.”

Ainda assim, Svante Thunberg receia o “ódio” de que Greta é alvo. “As notícias falsas, todas as coisas que as pessoa fabricam contra ela e o ódio que isso gera“, estão entre as principais preocupações do pai.

Greta não parece partilhar a mesma preocupação. Contudo, Svante espera que as coisas se torem “menos intensas” no futuro. O pai da ativista revelou ainda que, agora que Greta está prestes a completar 17 anos, vai começar a viajar sozinha, mas que também pensa regressar às aulas.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.