Está explicado porque é que os cães são tão parecidos com os donos

A explicação para este estranho fenómeno pode estar relacionada com a forma como escolhemos os nossos outros companheiros, mais concretamente os de duas patas.

É provável que em algum momento da nossa vida já tenhamos associado parecenças entre um determinado cão e o respetivo dono – e quem nunca o fez que atire a primeira pedra.

Mas a razão pela qual isto acontece é algo que nunca se conseguiu perceber muito bem, apesar de ser um facto cada vez mais próximo de estar cientificamente provado, como mostra a BBC.

Foi para encontrar respostas a esta pergunta que Michael Roy, psicólogo da Universidade da Califórnia, nos Estados Unidos, quis experimentar um teste muito simples.

O psicólogo visitou três parques, abordou várias pessoas com cães e pediu para fotografar as várias duplas em separado. De seguida, pediu a um grupo de voluntários para tentar adivinhar, sem qualquer tipo de ajuda, os pares corretos.

O teste foi repetido vezes sem conta mas o resultado final foi claro: a maioria dos participantes conseguiu emparelhar as fotografias com bastante precisão.

Roy admite que o teste não é generalizado, não só por ter sido apenas testado em cães de raça mas também porque quase todas as escolhas se basearam em semelhanças físicas. No entanto, muitas das escolhas foram feitas com base em aspetos mais subtis como, por exemplo, o formato dos olhos.

Quando os olhos presentes nas fotografias eram tapados, foi muito mais difícil para os participantes fazer a ligação entre o cão e o dono correspondente.

Parece estranho mas a resposta para esta questão pode ser bastante mais simples do que pensávamos, isto é, a forma como escolhemos os nossos amigos de quatro patas pode estar também muito ligada com a forma como escolhemos os parceiros do sexo oposto.

Tal como namorar com alguém parecido connosco pode ser crucial para o sucesso de uma relação, especialistas acreditam que o mesmo acontece quando se trata dos nossos cães e até de objetos como um automóvel, exatamente por nos dar um sentimento mais reconfortante.

E um fator curioso é que o nosso narcisismo não é apenas superficial, ou seja, não nos focamos só naquilo que os nossos olhos veem mas também na personalidade.

Para melhor perceber este fenómeno, Borbala Turcsan, da Universidade Eotvos, na Hungria, foi outra das pessoas que tentou encontrar mais respostas para esta questão, nomeadamente na ligação dos traços emocionais entre cães e donos.

“O relacionamento com um cão é muito especial. Não se trata apenas de um animal de estimação mas sim de um membro da família, um amigo, uma companhia. Por isso acredito que exista esse paralelo com os relacionamentos entre humanos”, explicou na altura a cientista.

A ideia de que os cães têm uma personalidade pode parecer estranha mas experiências mostram que algumas características humanas podem também estar presentes nestes animais como, por exemplo, a agressividade ou a timidez.

Turcsan descobriu que os cães e os donos tendem a apresentar personalidades muito parecidas. “A semelhança foi até maior do que aquela que existe entre casais ou amigos”, destaca.

Conclusão: escolher animais que sejam compatíveis connosco é uma decisão bastante sábia. Afinal, de acordo com a taxa de divórcios, é bem mais provável que um cão dure mais tempo lá em casa do que a sua cara-metade.

ZAP / BBC

PARTILHAR

RESPONDER

SEF instaurou inspeção interna à morte de ucraniano, mas não detetou suspeitas de crime

Esta quarta-feira, o ministro da Administração Interna prestou esclarecimentos sobre a morte de um cidadão ucraniano à guarda do SEF, no aeroporto de Lisboa, na Comissão de Assuntos Constitucionais, Direitos, Liberdades e Garantias. Eduardo Cabrita considerou …

Colocações no ensino superior adiadas para o final de setembro

Na sequência do adiamento nos calendários dos exames nacionais do ensino secundário, o acesso às licenciaturas é também atrasado. O calendário de acesso ao ensino superior vai ser atrasado em cerca de três semanas. Os resultados …

Rangel e outros 13 eurodeputados do PPE pedem expulsão de partido húngaro

O eurodeputado do PSD Paulo Rangel e outros 13 chefes de delegação do Partido Popular Europeu (PPE) pediram na terça-feira a expulsão do partido húngaro Fidesz, exigindo ao líder parlamentar daquela família política, Manfred Weber, …

Milhares pediram o cancelamento do TV Fest. Festival foi suspenso

O Ministério da Cultura criou um festival televisivo exclusivamente dedicado à música portuguesa em parceria com a RTP, mas o formato e os critérios estão a causar forte polémica no meio. Uma petição pública online …

Comércio internacional pode cair para níveis da Grande Depressão

A Organização Mundial do Comércio referiu na quarta-feira que o arrefecimento do comércio internacional provocado pela Covid-19 pode chegar aos níveis registados nos anos 30 devido à Grande Depressão. Segundo noticiou o Observador, na melhor das …

Loja de telemóveis apanhada a vender álcool gel com lucro até 400%

Os inspetores da Autoridade de Segurança Alimentar e Económica (ASAE) encontraram, em Lisboa, uma loja de reparação e venda de acessórios para telemóveis a vender frascos de gel desinfetante de 500 ml a 24,95 euros …

Em Portimão, uma sirene toca quando alguém sai de casa sem justificação

A sirene do quartel dos Bombeiros de Portimão vai passar a tocar sempre que alguém sair de casa e andar na rua sem justificação. O anúncio foi feito pela Câmara Municipal de Portimão em comunicado. De …

Short Selling - ou como vender ações emprestadas para ganhar muito dinheiro

Vender ações da bolsa que não são suas é uma forma de ganhar bastante dinheiro. Esta forma de negociação, denominada short selling, é muito lucrativa mas implica algum risco, pelo que é prudente aconselhar-se junto …

"Nem mais um abuso". Grupo no Whatsapp servia para planear ataques à polícia em Espanha

Dois homens de 25 e 30 anos, os dois criadores de um grupo de Whatsapp que servia para planear ataques à polícia espanhola, foram detidos esta terça-feira. De acordo com o jornal espanhol El País, o …

Trabalhadores independentes que reduziram descontos da Segurança Social terão apoio mais baixo

Os trabalhadores independentes que optaram por reduzir em 25%, de forma fictícia, o rendimento sobre o qual incidem as contribuições, e que por isso descontaram menos, verão refletida essa diminuição no apoio que podem receber …