Está explicado porque é que os cães são tão parecidos com os donos

A explicação para este estranho fenómeno pode estar relacionada com a forma como escolhemos os nossos outros companheiros, mais concretamente os de duas patas.

É provável que em algum momento da nossa vida já tenhamos associado parecenças entre um determinado cão e o respetivo dono – e quem nunca o fez que atire a primeira pedra.

Mas a razão pela qual isto acontece é algo que nunca se conseguiu perceber muito bem, apesar de ser um facto cada vez mais próximo de estar cientificamente provado, como mostra a BBC.

Foi para encontrar respostas a esta pergunta que Michael Roy, psicólogo da Universidade da Califórnia, nos Estados Unidos, quis experimentar um teste muito simples.

O psicólogo visitou três parques, abordou várias pessoas com cães e pediu para fotografar as várias duplas em separado. De seguida, pediu a um grupo de voluntários para tentar adivinhar, sem qualquer tipo de ajuda, os pares corretos.

O teste foi repetido vezes sem conta mas o resultado final foi claro: a maioria dos participantes conseguiu emparelhar as fotografias com bastante precisão.

Roy admite que o teste não é generalizado, não só por ter sido apenas testado em cães de raça mas também porque quase todas as escolhas se basearam em semelhanças físicas. No entanto, muitas das escolhas foram feitas com base em aspetos mais subtis como, por exemplo, o formato dos olhos.

Quando os olhos presentes nas fotografias eram tapados, foi muito mais difícil para os participantes fazer a ligação entre o cão e o dono correspondente.

Parece estranho mas a resposta para esta questão pode ser bastante mais simples do que pensávamos, isto é, a forma como escolhemos os nossos amigos de quatro patas pode estar também muito ligada com a forma como escolhemos os parceiros do sexo oposto.

Tal como namorar com alguém parecido connosco pode ser crucial para o sucesso de uma relação, especialistas acreditam que o mesmo acontece quando se trata dos nossos cães e até de objetos como um automóvel, exatamente por nos dar um sentimento mais reconfortante.

E um fator curioso é que o nosso narcisismo não é apenas superficial, ou seja, não nos focamos só naquilo que os nossos olhos veem mas também na personalidade.

Para melhor perceber este fenómeno, Borbala Turcsan, da Universidade Eotvos, na Hungria, foi outra das pessoas que tentou encontrar mais respostas para esta questão, nomeadamente na ligação dos traços emocionais entre cães e donos.

“O relacionamento com um cão é muito especial. Não se trata apenas de um animal de estimação mas sim de um membro da família, um amigo, uma companhia. Por isso acredito que exista esse paralelo com os relacionamentos entre humanos”, explicou na altura a cientista.

A ideia de que os cães têm uma personalidade pode parecer estranha mas experiências mostram que algumas características humanas podem também estar presentes nestes animais como, por exemplo, a agressividade ou a timidez.

Turcsan descobriu que os cães e os donos tendem a apresentar personalidades muito parecidas. “A semelhança foi até maior do que aquela que existe entre casais ou amigos”, destaca.

Conclusão: escolher animais que sejam compatíveis connosco é uma decisão bastante sábia. Afinal, de acordo com a taxa de divórcios, é bem mais provável que um cão dure mais tempo lá em casa do que a sua cara-metade.

ZAP / BBC

PARTILHAR

RESPONDER

A pandemia veio interromper as touradas no Peru. Mas há quem não esteja muito satisfeito com isso

Em poucos meses a pandemia do novo coronavírus conseguiu um feito há muito desejado por ativistas de todo o mundo: interrompeu as touradas. O cancelamento dos espetáculos - criticados pela sua violência para com os …

Dezenas de sites franceses com propaganda islâmica após pirataria informática

Várias dezenas de pequenos websites franceses foram afetados por uma onda de pirataria informática, publicando mensagens de propaganda islâmica, indica hoje a agência noticiosa France-Press (AFP). Mensagens como “Vitória para Maomé, vitória para o Islão e …

Jogos Olímpicos em 2021 vão mostrar que "humanidade derrotou o vírus"

O primeiro-ministro japonês, Yoshihide Suga, disse esta segunda-feira que o país está "determinado" em organizar os Jogos Olímpicos no verão de 2021 e declarou que o evento servirá "como prova de que a humanidade derrotou …

Herdeiro da Samsung assume as rédeas da empresa depois da morte do pai

Lee Jae-Yong, filho do presidente da Samsung, assumiu a liderança da empresa depois do seu pai ter falecido este domingo. O herdeiro assume as rédeas numa altura em que a gigante da tecnologia procura evoluir. Sob …

Vídeos de suicídios, abortos ou abusos sexuais. Ex-moderadora do YouTube descreve pesadelo (e processa plataforma)

Uma ex-moderadora do YouTube apresentou uma queixa contra a plataforma na segunda-feira, acusando-a de não proteger os funcionários que são sujeitos a uma análise e remoção de vídeos violentos publicados na página. O processo contra o …

Resultados nos Açores levam PS a pensar em eleições antecipadas

O PS voltou a ganhar as eleições regionais dos Açores, obtendo 39,13% dos votos, o que não garante a maioria absoluta. Os resultados levam o partido a pensar já em eleições antecipadas. "[O governo regional] está …

"Ainda não sei bem o que fiz". João Almeida e Rúben Guerreiro de volta a Portugal

João Almeida e Rúben Guerreiro foram duas das maiores figuras desta edição do Giro, a volta a Itália em bicicleta. Os dois ciclistas aterraram esta segunda-feira, em Lisboa, e parece que ainda não perceberam a …

Autarca de Pedrógão Grande critica "péssima investigação" sobre reconstrução de casas

O presidente da Câmara de Pedrógão Grande acusou o Ministério Público e a Polícia Judiciária de terem feito uma "péssima investigação" no processo sobre a reconstrução das casas, cujo julgamento se iniciou esta segunda-feira. "[As acusações] …

Novo Banco e TAP são "riscos não negligenciáveis" para o défice

A TAP e o Novo Banco podem ter um efeito orçamental maior que o estimado pelo Governo em 2021, constituindo "riscos não negligenciáveis" para o défice, segundo uma avaliação do Conselho das Finanças Públicas (CFP) …

NASA revela que há água na Lua

A NASA revelou, esta segunda-feira, que foi encontrada água em forma de gelo numa superfície da Lua. Os investigadores apontam ainda para a possibilidade de existirem múltiplos depósitos subterrâneos na Lua onde esteja armazenada água …