Está explicado porque é que os cães são tão parecidos com os donos

A explicação para este estranho fenómeno pode estar relacionada com a forma como escolhemos os nossos outros companheiros, mais concretamente os de duas patas.

É provável que em algum momento da nossa vida já tenhamos associado parecenças entre um determinado cão e o respetivo dono – e quem nunca o fez que atire a primeira pedra.

Mas a razão pela qual isto acontece é algo que nunca se conseguiu perceber muito bem, apesar de ser um facto cada vez mais próximo de estar cientificamente provado, como mostra a BBC.

Foi para encontrar respostas a esta pergunta que Michael Roy, psicólogo da Universidade da Califórnia, nos Estados Unidos, quis experimentar um teste muito simples.

O psicólogo visitou três parques, abordou várias pessoas com cães e pediu para fotografar as várias duplas em separado. De seguida, pediu a um grupo de voluntários para tentar adivinhar, sem qualquer tipo de ajuda, os pares corretos.

O teste foi repetido vezes sem conta mas o resultado final foi claro: a maioria dos participantes conseguiu emparelhar as fotografias com bastante precisão.

Roy admite que o teste não é generalizado, não só por ter sido apenas testado em cães de raça mas também porque quase todas as escolhas se basearam em semelhanças físicas. No entanto, muitas das escolhas foram feitas com base em aspetos mais subtis como, por exemplo, o formato dos olhos.

Quando os olhos presentes nas fotografias eram tapados, foi muito mais difícil para os participantes fazer a ligação entre o cão e o dono correspondente.

Parece estranho mas a resposta para esta questão pode ser bastante mais simples do que pensávamos, isto é, a forma como escolhemos os nossos amigos de quatro patas pode estar também muito ligada com a forma como escolhemos os parceiros do sexo oposto.

Tal como namorar com alguém parecido connosco pode ser crucial para o sucesso de uma relação, especialistas acreditam que o mesmo acontece quando se trata dos nossos cães e até de objetos como um automóvel, exatamente por nos dar um sentimento mais reconfortante.

E um fator curioso é que o nosso narcisismo não é apenas superficial, ou seja, não nos focamos só naquilo que os nossos olhos veem mas também na personalidade.

Para melhor perceber este fenómeno, Borbala Turcsan, da Universidade Eotvos, na Hungria, foi outra das pessoas que tentou encontrar mais respostas para esta questão, nomeadamente na ligação dos traços emocionais entre cães e donos.

“O relacionamento com um cão é muito especial. Não se trata apenas de um animal de estimação mas sim de um membro da família, um amigo, uma companhia. Por isso acredito que exista esse paralelo com os relacionamentos entre humanos”, explicou na altura a cientista.

A ideia de que os cães têm uma personalidade pode parecer estranha mas experiências mostram que algumas características humanas podem também estar presentes nestes animais como, por exemplo, a agressividade ou a timidez.

Turcsan descobriu que os cães e os donos tendem a apresentar personalidades muito parecidas. “A semelhança foi até maior do que aquela que existe entre casais ou amigos”, destaca.

Conclusão: escolher animais que sejam compatíveis connosco é uma decisão bastante sábia. Afinal, de acordo com a taxa de divórcios, é bem mais provável que um cão dure mais tempo lá em casa do que a sua cara-metade.

ZAP / BBC

PARTILHAR

RESPONDER

Zara, 19 anos, quer ser a mulher mais nova de sempre a voar sozinha à volta do mundo

Uma jovem, de 19 anos, pôs mãos à obra para levar a cabo um "gap year" (o chamado ano sabático) com um propósito muito fora do comum: tornar-se a mulher mais nova de sempre a …

Francês diz ter usado método matemático para ganhar o Euromilhões

O francês, que não quis revelar a sua fórmula à imprensa, ganhou, no dia 11 de junho, 30 milhões de euros com a combinação com a qual jogava há um mês. A história foi contada, esta …

Mais de metade da população portuguesa já tem a vacinação completa

Mais de metade da população residente em Portugal (52%) já tem a vacinação completa contra a covid-19, revela o relatório semanal de vacinação divulgado esta terça-feira pela Direção-Geral da Saúde (DGS). Segundo o último relatório semanal …

Campeão olímpico criou problemas no seu país natal

Richard Carapaz, medalha de ouro no ciclismo, foi direto: "O país nunca acreditou em mim". Presidente do Equador, ministro e Comité Olímpico reagiram. Poucos dias depois de ter subido ao pódio final da Volta a França …

Jovens preocupados com fertilidade e efeitos secundários das vacinas contra a covid-19

Com o avanço das campanhas de vacinação, um grande número de pessoas das faixas etárias baixo dos 30 anos mostra-se relutante em tomar a vacina contra a covid-19. Os jovens falam de preocupações com fertilidade …

Clarisse: dois gestos que ficam para a memória olímpica

Clarisse Agbégnénou foi campeã olímpica no judo, pela primeira vez - mas a atitude que demonstrou, mal venceu a final, ficará também para os registos. Campeã mundial cinco vezes, mais duas medalhas de prata. Cinco medalhas …

Sindicatos avançam com ações legais para travar despedimento coletivo na TAP

Os sindicatos que representam os trabalhadores da TAP vão avançar com ações legais para travar o despedimento coletivo que a empresa iniciou na segunda-feira, que abrange 124 profissionais. "Até agora houve conversa, a partir de agora …

Ginastas alemãs usam fato integral para combater sexualização da modalidade

Ao contrário do que acontece com os ginastas masculinos, que podem optar por calções ou calças, as mulheres competem, desde o início da modalidade, de bodies que expõem grande parte do seu corpo. Quando, no último …

Tribunal europeu dá razão à SIC e condena Estado por violar liberdade de expressão

Portugal foi condenado pelo Tribunal Europeu dos Direitos do Homem (TEDH) por violação da liberdade de expressão num caso em que a SIC foi obrigada a indemnizar um ex-deputado do PS por ofensa à sua …

Misturar doses da AstraZeneca e da Pfizer aumenta até seis vezes as defesas contra covid-19

Um novo estudo realizado na Coreia do Sul concluiu que o número de anticorpos contra a covid-19 aumentou seis vezes em quem misturou as doses da AstraZeneca e da Pfizer em relação a quem tomou …