Está explicado porque os mamutes machos morriam mais do que as fêmeas

Os mamutes machos da Idade do Gelo morriam “de forma estúpida” e de forma mais frequente, quando comparado com as mamutes fêmeas, revela um novo estudo publicado na Current Biology.

Presos em pântanos ou poças, arrastados por avalanches de lama, afogados depois de quebrarem uma camada fina de gelo: era este o destino de muitos desafortunados mamutes, que viviam na Sibéria, há milhares de anos.

Agora, graças aos fósseis bem conservados destes animais, um grupo de paleontólogos conseguiu obter uma visão bastante mais precisa da sua vida pré-histórica, avança o New York Times.

Depois de uma análise genética aos restos destes mamutes, vítimas de muitas armadilhas naturais, os cientistas perceberam que a maioria destes “azarados” eram machos.

“Em muitas espécies, os machos tendem a fazer coisas um bocado estúpidas que acabam por matá-los e parece que o mesmo também acontecia com os mamutes”, explica ao jornal norte-americano Love Dalen, biólogo evolutivo do Museu Sueco de História Natural.

No estudo publicado na revista Current Biology, Love Dalen e o resto da equipa analisaram o ADN de ossos e dentes de 98 mamutes e descobriram que 69% das amostras pertenciam a machos.

De acordo com o jornal, a equipa defende que o motivo desta proporção invulgar pode estar relacionada com o facto de os machos terem um comportamento imprudente.

Tal como os elefantes selvagens de hoje em dia, os mamutes machos da Idade do Gelo provavelmente andavam mais tempo sozinhos e metiam-se em situações de risco com mais frequência do que as fêmeas.

As fêmeas, pelo contrário, só se moviam em grupo, lideradas por uma matriarca mais velha, que conhecia o terreno e que mantinha as companheiras longe dos perigos.

“Sem a vantagem de viver numa manada dirigida por uma fêmea experiente, os mamutes machos corriam mais riscos de morrer em armadilhas naturais como pântanos, buracos e lagos”, explica Dalen.

Estes herbívoros gigantes desapareceram há cerca de quatro mil anos, como consequência das mudanças do clima e porque os humanos os começaram a caçar com mais frequência.

ZAP // RT

PARTILHAR

6 COMENTÁRIOS

  1. “Dalen e o resto da equipa analisaram o ADN de ossos e dentes de 98 mamutes machos e descobriram que 69% das amostras pertenciam a machos”

    … Bem, é como hoje em dia… Nem sempre os machos são machos… eheheh

  2. “… andavam mais tempo sozinhos e metiam-se em situações de risco…” Não tinham a vantagem de serem dirigidos por uma fêmea experiente…! Onde é que eu já vi isto??

RESPONDER

Antártida tem quase mais 20% de colónias de pinguins-imperador do que se pensava

Imagens de satélite revelam que há quase mais 20% de colónias de pinguins-imperador na Antártida do que se pensava anteriormente, totalizando 61, divulgou esta quarta-feira a Agência Espacial Europeia (ESA). Dados obtidos por dois satélites europeus …

De taxista a bombeiro. EHang lança drone para combater incêndios em arranha-céus

A chinesa EHang tem concentrado os seus esforços em serviços de táxi ou turismo aéreo. Agora, a empresa de mobilidade quer provar a versatilidade da sua plataforma de veículos autónomos com o lançamento de uma …

Netflix lidera mercado de streaming em Portugal e ranking do IMDb

A Netflix junta, neste momento, o melhor de dois mundos. Tem um catálogo maior, e por isso com mais produções bem cotadas no IMDb, e é também o serviço de streaming com maior número de …

"Estou cansada de ter medo". Candidata da oposição faz tremer presidenciais na Bielorrússia

Na Bielorrússia, Svetlana Tikhanovskaya, candidata da oposição de apenas 37 anos, está a fazer frente ao mais antigo líder da europa, na corrida as eleições presidenciais. Tikhanovskaya mantém-se firme na luta pelo poder contra o presidente …

Fauci revela que recebeu ameaças de morte e que as suas filhas foram assediadas

Anthony Fauci, um dos principais peritos em doenças infecciosas da Casa Branca, revelou esta quarta-feira que recebeu ameaças de morte e que as suas filhas foram assediadas por causa das suas declarações sobre a covid-19. "Receber …

Califórnia já tem uma estrada pavimentada com plástico

O que parece uma estrada comum é agora a mais recente novidade na cidade de Oroville, na Califórnia. A nova construção junta uma tecnologia que mistura garrafas de plástico com asfalto. Por cada quilómetro de …

Mais de mil operacionais combatem cinco grandes fogos em Portugal

Mais de 1100 operacionais e 16 meios aéreos estão a combater, esta quinta-feira, os cinco maiores incêndios rurais em território continental, concentrados sobretudo na região Centro, de acordo com dados da Proteção Civil. Segundo o site …

Coca-Cola financiou estudos científicos que minimizaram o papel das bebidas açucaradas na obesidade, revela investigação

A Coca-Cola terá financiado com milhões de dólares vários estudos científicos que minimizaram o impacto das bebidas açucaradas na obesidade. A conclusão é de uma investigação publicada na revista médica Public Health Nutrition, que conta …

André Ventura vai pedir suspensão temporária do mandato no Parlamento

O deputado do Chega vai pedir, em setembro, a suspensão do mandato parlamentar até fevereiro do próximo ano para se dedicar às campanhas eleitorais da região dos Açores e das Presidenciais. Em declarações à agência Lusa, …

Governo abre concursos para 800 novos técnicos especializados nas escolas

As escolas vão poder contratar mais de 800 novos técnicos especializados, um reforço de recursos humanos "englobado nas medidas excecionais de organização e funcionamento das escolas para o próximo ano letivo". "As escolas vão poder contratar …