Esta criatura parece um olho, mas é um dos maiores organismos unicelulares da Terra

Um dos maiores organismos unicelulares da Terra estão escondidos nos oceanos do mundo, entre escombros de coral. Pela sua forma, parecem olhos, mas são algas.

Chamadas de “olhos de marinheiro”, estas bolas macias – valonia ventricose – são um tipo de alga e um dos maiores organismos unicelulares da Terra. Ou seja, uma bola é apenas uma célula, apesar de esse não ser o tamanho que normalmente associaríamos a organismos unicelulares.

De acordo com o ScienceAlert, os “olhos de marinheiro” têm alguns truques na manga para conseguirem crescer tanto. Aliás, nem todos são assim tão grandes. Estes organismos podem variar de tamanho, podendo ser tão pequenos como um rolamento ou tão grandes como um globo ocular.

Nas aulas de biologia, podemos aprender que as células simplesmente não podem crescer tanto. No entanto, embora os “olhos de marinheiros” sejam apenas uma célula, contêm vários domínios citoplasmáticos, cada um com o seu próprio núcleo e cloroplastos.

Essa estrutura peculiar significa que, se tentarmos estourá-la, não explodiria como um balão cheio de organelas. De facto, esmagar o “olhos de marinheiro” pode causar o surgimento de mais desta espécie, já que os organismos precisam apenas de possuir um núcleo para se transformar num “olho” totalmente novo.

Valonia ventricosa tem sido estudada particularmente porque as células são tão anormalmente grandes que fornecem um assunto conveniente para estudar a transferência de água e moléculas solúveis em água através de membranas biológicas.

Concluiu-se que as propriedades de permeabilidade tanto na osmose como na difusão eram idênticas e que as moléculas de uréia e metaanal não exigiam nenhum tipo de poros postulados cheios de água na membrana para se mover através dela.

ZAP //

 

 

PARTILHAR

RESPONDER

Costa admite segunda onda de covid-19. E dá 4 de maio como limite para normalizar ensino

Esta sexta-feira, em entrevista à Rádio Renascença, o primeiro-ministro disse que não é altura de se "baixar a guarda" e assegurou que a decisão mais difícil é a da reabertura das escolas. Para vencer esta batalha …

Encontradas centenas de garrafas de cerveja tóxica da era vitoriana

Mais de 600 garrafas de cerveja com cerca de 140 anos foram encontradas no Reino Unido. Muitas ainda continham cerveja, que estava contaminada com elevados níveis de chumbo. Uma equipa de arqueólogos encontrou mais de 600 …

Há um fármaco, ainda em teste, que bloqueia efeitos da covid-19

Investigadores conseguiram decifrar como o SARS-CoV-2 interage e infeta as células humanas do rim e, a partir daí, começaram a testar o potencial do fármaco. Investigadores de um estudo internacional identificaram um fármaco, em fase clínica …

Europa quer usar Mecanismo Europeu de Estabilidade (e Centeno pode ir buscar 6 mil milhões)

O jornal espanhol El País revelou algumas das medidas de apoio às economias da Zona Euro que estão a ser preparadas pelo Eurogrupo. Portugal pode aceder a 6,3 mil milhões de euros. Os ministros da Finanças …

Cientistas descobrem novo parente do velociraptor nos Estados Unidos

Cientistas descobriram no Novo México, nos Estados Unidos, fósseis do chamado primo sul-americano do Velociraptor. De acordo com o site IFLScience, o Dineobellator notohesperus viveu durante o Cretáceo Superior, há cerca de 67 milhões de anos, …

Não é tempo de discutir aumentos. Prioridade da Função Pública é "garantir salários a 100%"

Pedro Siza Vieira não tem a certeza se os aumentos prometidos à Função Pública continuam de pé. Sindicatos dizem que a prioridade é garantir salários a 100% a todos os trabalhadores. O Governo prometeu à Função …

Elementos da equipa de Guaidó terão sido "sequestrados"

A oposição venezuelana denunciou esta sexta-feira que 10 colaboradores do líder opositor e presidente da Assembleia Nacional, Juan Guaidó, “foram sequestrados” nos últimos dias pelas forças de segurança. “Dez membros da sua equipa foram sequestrados, cinco …

Há um micróbio que pode metabolizar um dos plásticos mais difíceis de reciclar

Cientistas identificaram um micróbio que pode ajudar a decompor um dos plásticos mais resistentes que existem atualmente. Segundo o site Science Alert, o micróbio em questão é uma bactéria chamada Pseudomonas sp. TDA1 e poderá romper …

Fusão de estrelas de neutrões ajudou a formar o Sistema Solar

Uma nova investigação revelou que as colisões de estrelas de neutrões deram origem aos elementos pesados do Sistema Solar. Duas estrelas de neutrões a colidirem uma com a outra é um fenómeno extremamente raro. No entanto, …

Um novo tipo de buraco negro foi apanhado em flagrante a cometer um "crime"

Os astrónomos encontraram as evidências para o autor de um homicídio cósmico: um buraco negro de uma classe conhecida como "massa intermediária", que destruiu uma estrela que passou perto de si. Com cerca de 50 mil …