Esta criatura parece um olho, mas é um dos maiores organismos unicelulares da Terra

Um dos maiores organismos unicelulares da Terra estão escondidos nos oceanos do mundo, entre escombros de coral. Pela sua forma, parecem olhos, mas são algas.

Chamadas de “olhos de marinheiro”, estas bolas macias – valonia ventricose – são um tipo de alga e um dos maiores organismos unicelulares da Terra. Ou seja, uma bola é apenas uma célula, apesar de esse não ser o tamanho que normalmente associaríamos a organismos unicelulares.

De acordo com o ScienceAlert, os “olhos de marinheiro” têm alguns truques na manga para conseguirem crescer tanto. Aliás, nem todos são assim tão grandes. Estes organismos podem variar de tamanho, podendo ser tão pequenos como um rolamento ou tão grandes como um globo ocular.

Nas aulas de biologia, podemos aprender que as células simplesmente não podem crescer tanto. No entanto, embora os “olhos de marinheiros” sejam apenas uma célula, contêm vários domínios citoplasmáticos, cada um com o seu próprio núcleo e cloroplastos.

Essa estrutura peculiar significa que, se tentarmos estourá-la, não explodiria como um balão cheio de organelas. De facto, esmagar o “olhos de marinheiro” pode causar o surgimento de mais desta espécie, já que os organismos precisam apenas de possuir um núcleo para se transformar num “olho” totalmente novo.

Valonia ventricosa tem sido estudada particularmente porque as células são tão anormalmente grandes que fornecem um assunto conveniente para estudar a transferência de água e moléculas solúveis em água através de membranas biológicas.

Concluiu-se que as propriedades de permeabilidade tanto na osmose como na difusão eram idênticas e que as moléculas de uréia e metaanal não exigiam nenhum tipo de poros postulados cheios de água na membrana para se mover através dela.

ZAP //

 

 

PARTILHAR

RESPONDER

Mais dois projetos do Chega "chumbados" na comissão de Assuntos Constitucionais

A comissão de Assuntos Constitucionais concluiu esta quarta-feira pela inconstitucionalidade de duas iniciativas do Chega, um projeto de lei para limitar o número de ministros e uma resolução a propor um referendo para reduzir o …

Mourinho, Dier, Lineker: "Os jogadores deixaram de fazer aquilo no relvado?"

Mais do que a vitória sobre o Chelsea, o jogo do Tottenham na Taça da Liga vai ser recordado durante muito tempo por outro motivo... E Mourinho criticou as datas dos jogos. O Tottenham levou a …

"Erro grosseiro". Câmara de Lisboa assume responsabilidade pelo acidente no metro

O presidente da Câmara de Lisboa, Fernando Medina, disse esta quarta-feira que o desabamento que ocorreu terça-feira no túnel do metro na Praça de Espanha decorreu de um "erro grosseiro" numa obra da autarquia, assegurando …

Portugal com mais oito mortos e 825 novos casos

Portugal contabiliza hoje mais oito mortos relacionados com a covid-19 e 825 novos casos de infeção com o novo coronavírus, segundo o boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde (DGS). Desde o início da pandemia, Portugal já …

"Não se aprendeu nada" com Pedrógão. Época de incêndios acaba com 65 mil hectares ardidos e morte de cinco bombeiros

A época mais crítica de incêndios florestais termina esta quarta-feira com cerca de 65 mil hectares de área ardida e a morte de cinco bombeiros e de um piloto de um avião de combate aos …

Deputados britânicos aprovam proposta de lei que anula parte do acordo do Brexit

Os deputados britânicos aprovaram, esta terça-feira, uma proposta de lei controversa que anula parcialmente o Acordo de Saída do Reino Unido da União Europeia. Apesar de divergências dentro do Partido Conservador, este texto, que o Governo …

"Não estamos às escuras". Graça Freitas rejeita inação no caso do lar de Reguengos

A diretora-geral da Saúde, Graça Freitas, foi esta quarta-feira ouvida numa audição conjunta entre a Comissão da Saúde e a Comissão de Trabalho e Segurança Social. Em resposta ao CDS, que questionou a diretora-Geral da Saúde …

"Vá para fora cá dentro" com descontos até 50% que são pagos pelo Estado

O Governo está decidido a estimular o turismo interno e para incentivar os portugueses a seguir o mote "Vá para fora cá dentro" lançou um programa com descontos até 50%, comparticipados pelo Estado, em diversas …

Governo desvaloriza impugnação à nacionalização da Efacec. "Todos têm direito a reagir judicialmente"

O ministro da Economia afirmou, esta terça-feira, que num Estado de direito todos "têm o direito de reagir judicialmente contra decisões de órgãos do Estado", sobre a ação de impugnação de Isabel dos Santos à …

Inquilinos que não paguem renda voltam a poder ser despejados

A lei aprovada na passada sexta-feira clarifica que a proteção aos inquilinos lançada no contexto da pandemia – e que foi prolongada até 31 de dezembro – só é válida se houver um “regular pagamento …