Brasileiros de saco cheio da política votam no palhaço Tiririca

O palhaço brasileiro Tiririca, que ficou conhecido em 2010, depois de ter sido o deputado federal eleito com mais votos, faz agora campanha pela reeleição para o parlamento do Brasil.

Tiririca, cujo nome é Francisco Everardo Oliveira Silva, foi eleito por São Paulo com 1,35 milhões de votos nas eleições anteriores e caracterizou-se pelo tom jocoso que emprestou à sua entrada na vida política, tornando-se um símbolo do descontentamento dos eleitores com a política.

Há quatro anos, o palhaço dizia na sua propaganda eleitoral não saber qual era o trabalho de um deputado, e usava o slogan “Vota Tiririca. Pior do que tá, não fica“.

Para as eleições deste ano, a frase da campanha é “Tá de saco cheio da política? Vote no Tiririca“.

“Eu votei. De novo eu vou votar. Tiririca, Brasília é o seu lugar”, canta Tiririca no ritmo da música “O portão”, fantasiado com roupas do músico.

tiririca1O deputado estreou-se no horário político de televisão nesta semana, com uma paródia à música “O Portão”, do cantor Roberto Carlos.

Até Tiririca desiludido com política

Em 2013, Tiririca chegou a dizer que desistiria da política por estar “desiludido”, mas mudou de ideia e tenta agora um novo mandato pelo Partido da República (PR), que integra a coligação que apoia a reeleição presidencial de Dilma Rousseff, do Partido dos Trabalhadores.

Como deputado, o palhaço destacou-se pela presença constante no Congresso, mas não conseguiu fazer aprovar nenhuma das suas iniciativas, a grande maioria ligada à classe artística, nomeadamente a circense.

Entre as propostas de Tiririca, estão um programa de estímulo a artistas desconhecidos, a inclusão de atividades circenses nas escolas, a equiparação de autocaravanas utilizados pela população itinerante a moradias populares, e o reconhecimento da atividade circense como manifestação cultural.

De acordo com a campanha do candidato, a proposta para um novo mandato segue os mesmos objetivos, primeiramente com o trabalho pela aprovação dos projetos de lei já feitos.

No site da campanha do deputado, no entanto, essas propostas não são detalhadas.

Em contrapartida, como seria de esperar, há uma série de vídeos de humor com o candidato.

As eleições brasileiras realizam-se no dia 5 de outubro, com votações para Presidente, governadores dos estados, senadores, deputados federais e deputados estaduais.

/Lusa

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.