Bloco e PCP querem Educação Física a contar para acesso à universidade

António Cotrim / Lusa

Catarina Martins (BE) e jerónimo de Sousa (PCP)

Bloquistas e comunistas apresentam, esta quarta-feira, no Parlamento, os projetos de resolução para reverter a decisão do anterior Governo que retirou à disciplina qualquer peso relativamente à média de acesso à universidade.

O Bloco de Esquerda e o PCP querem que a nota de Educação Física volte a contar para a média de acesso ao Ensino Superior, tal como acontecia até à reforma introduzida pelo ministro da Educação do Governo PSD/CDS, Nuno Crato, avança o Observador.

Os dois partidos já apresentaram projetos de resolução nesse sentido. Os bloquistas criticam o facto desta disciplina ter sofrido “uma acentuada desvalorização a partir de 2012″ e os comunistas relembram que as alterações do anterior Executivo foram “profundamente criticadas pela comunidade educativa, docentes do ensino superior, investigadores, estudantes, atletas e estruturas associativas e representativas do setor”.

A ideia de reverter esta decisão já tinha sido anunciada, em 2016, pelo secretário de Estado da Educação, João Costa, no entanto, as novas regras continuam por aplicar, escreve o jornal online.

O Bloco recomenda que se faça uma avaliação “das alterações feitas pelo anterior Governo em relação à disciplina” e o PCP sugere ainda ao Governo que “reponha a carga horária nos 2º e 3º Ciclos do Ensino Básico e no Ensino Secundário”.

De acordo com o Diário de Notícias, a organização que agrega os professores da área garante que os receios de que esta alteração possa penalizar alguns alunos são rejeitados pela realidade dos números, que dizem que a disciplina “não baixa a média” final.

“Se formos analisar os dados da avaliação, a média com Educação Física, na maior parte dos casos, fica igual ou pode eventualmente aumentar alguns pontos”, diz ao jornal Nuno Fialho, vice-presidente do Conselho Nacional das Associações de Professores e Profissionais de Educação Física (CNAPEF), acrescentando que é “o que não acontece com outras disciplinas, como Matemática, que tem uma influência bastante maior”.

O docente considera que é crucial que a disciplina tenha o mesmo peso do que as outras, já que, além de “fazer com que muitos alunos não se apliquem tanto”, a desvalorização da Educação Física só contribui para o sedentarismo que se verifica “na passagem do nono para o décimo ano, em particular entre as raparigas”.

ZAP //

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

  1. Não posso deixar de concordar com a generalidade da argumentação aqui e noutros fóruns apresentada, com a exceção de que a afirmação ..”disciplina “não baixa a média” final.” é falsa e moralmente desonesta. Os alunos que que acedem aos cursos com médias mais elevadas, não são com certeza brilhantes alunos de educação física, ou seja os melhores alunos vão ser prejudicados. A prova dos nove, era avaliar se os alunos que entraram para o ensino superior nos últimos 3 anos, para cursos com médias acima de 17 val. eram ou não prejudicados nas suas ambições com a media de educação física. Se fizermos a média de todos os alunos do secundário que deve ser de 12 ou 13 valores no secundário então claro podemos afirmar que a nota não prejudica, mais uma vez prejudicamos quem mais trabalha e se esforça em beneficio de quem nada estuda, mas que tem jeito para fazer o pino e dar uns chutos na bola….

  2. É que saber fazer o pino e dar uns chutos na bola, também não é para todos e esses também são prejudicados não contando para nota como nos países desenvolvidos, é que o portuguesito a nível de educação anda sempre anos de luz atrás.
    Mas também com mentalidades e “educação” como esta não se pode esperar mais nada.

RESPONDER

Comic Con Portugal troca Matosinhos por Oeiras

A edição de 2018 da Comic Con Portugal vai realizar-se no concelho de Oeiras, e não em Matosinhos como nos últimos anos, de acordo com um comunicado divulgado esta terça-feira pela autarquia presidida por Isaltino …

A 24 de março, estudantes americanos vão marchar pelas suas vidas em Washington

Um grupo de estudantes que sobreviveu ao tiroteio da semana passada, numa escola de Parkland, na Flórida, está a preparar uma marcha em Washington para exigir mudanças na política de armamento dos Estados Unidos. Os sobreviventes do …

Oxfam: mais 26 casos denunciados e cada vez menos financiamento

A Oxfam revelou que recebeu 26 novas denúncias de má conduta sexual por parte de funcionários. A confirmação foi dada esta terça-feira por Mark Goldring, presidente executivo da organização, no parlamento britânico. Desde que o escândalo …

Exército alemão sem equipamentos básicos como coletes de protecção e abrigos de Inverno

A Alemanha, uma das principais economias da Europa, tem um dos exércitos mais mal equipados da NATO, de acordo com um documento confidencial do Ministério da Defesa alemão que foi divulgado por órgãos de informação. Segundo …

Vítor Constâncio deixa BCE com reforma milionária

Quando em Maio deixar o cargo de vice-presidente do Banco Central Europeu (BCE), Vítor Constâncio vai ter direito a uma "reforma dourada" de 25 mil euros por mês. Os números correspondem à pensão do BCE …

Hugo Soares acusa direção do PSD de "desrespeito institucional grave"

O presidente do PSD não convocou o líder parlamentar, Hugo Soares, para a Comissão Permanente nem para Comissão Política Nacional. Estatutos dizem que presidente da bancada tem assento nos órgãos. O Observador avança que hoje, pelas …

Análises ao sangue e urina poderão detetar precocemente doenças do espectro do autismo

Análises inovadoras ao sangue e à urina poderão vir a detetar precocemente o autismo nas crianças, ligado a danos nas proteínas que estão no plasma sanguíneo. Uma equipa de cientistas baseada na universidade britânica de Warwick …

Torres do Estabelecimento Prisional de Lisboa estão sem vigilância durante 14 horas por dia

As torres do Estabelecimento Prisional de Lisboa (EPL), onde no início de fevereiro houve desacatos com os reclusos, estão sem vigilância durante 14 horas por dia. O aviso é do Sindicato Nacional do Corpo da Guarda …

Novos modelos fornecem informações do coração da Nebulosa Roseta

Uma nova investigação, liderada pela Universidade de Leeds, fornece uma explicação para a discrepância entre o tamanho e idade da cavidade central da Nebulosa Roseta e o tamanho e idade das suas estrelas centrais. A Nebulosa …

Novo partido da direita francesa quer o Frexit

O ex-número dois de Marine Le Pen desfiliou-se da Frente Nacional em setembro do ano passado e assumiu no domingo a liderança do recém-criado partido: Os Patriotas. Nasceram oficialmente no domingo mas já contam com 6500 …