Descobertos esqueletos “vampiros” da Idade do Ferro no Reino Unido

Duas sepulturas pré-históricas, das mais estranhas já encontradas no Reino Unido, foram descobertas no condado de Yorkshire, em Inglaterra, perto da cidade de Pocklington.

De acordo o jornal britânico The Independent, os arqueólogos desenterraram duas misteriosas sepulturas do século III a.C., da Idade de Ferro, que continham esqueletos de pessoas de estatuto social potencialmente alto. A equipa revelou que os rituais fúnebres em causa são incomuns, sendo, muitas das vezes, associadas às práticas funerárias anti-vampiros da época em causa.

Depois de sete meses de escavações, os investigadores da empresa de património MAP Archaeological Practice revelaram que o indivíduo enterrado na primeira sepultura era um guerreiro com uma idade compreendida entre os 17 e os 25 anos, que terá sido “assassinado” duas ou três vezes.

Um exame detalhado ao seu esqueleto revelou que, provavelmente depois de morrer, o seu corpo foi perfurado ritualmente com nove lanças, cinco das quais com pontas de ferro e quatro com pontas de osso. O guerreiro recebeu também um golpe potencialmente letal na testa com um taco de madeira ou outro objeto semelhante.

Até agora, os especialistas não conseguiram determinar por que motivo o seu cadáver foi atacado desta forma, mas avançam com algumas possíveis explicações.

Os cientistas supõem que, apesar de ter sido um guerreiro respeitado, o jovem morreu de causas naturais e não em batalha e, o estranho ritual teria como objetivo dar-lhe uma morte digna, uma morte típica de um guerreiro.

A segunda explicação sustenta que a sociedade tinha tanto medo do guerreiro que até depois de morto o atacaram com objetos afiados de forma a neutralizá-lo – prática semelhante aos rituais utilizados com vampiros e com outras “pessoas que voltam do além”, escreve o diário. Além disso, o metal e outros objetos utilizados depois da sua morte para perfurar o cadáver não foram retirados, sendo antes deixados no corpo do guerreiro para toda a eternidade.

A terceira versão argumenta que o indivíduo teria sido enterrado vivo e logo depois assassinado ritualmente, como indica em especial o golpe letal na testa.

Carruagem com póneis em movimento

A segunda sepultura misteriosa foi encontrada a apenas a 55 metros do primeira. O cadáver, que teria cerca de 60 a 70 anos, foi enterrado com a sua carruagem juntamente com dois póneis adultos.

De acordo com os arqueólogos que exploram a área, é possível que os animais tenham sido colocados vivos na sepultura, sendo posteriormente presos à carruagem, como se estivessem em movimento. Ao que tudo indica, a sepultura foi enchida com terra em volta dos dois póneis ainda vivos, da carruagem e do homem morto.

Os investigadores acreditam que quando a sepultura já tinha terra suficiente para evitar que os animais se movessem, estes foram assassinados e decapitados para que as cabeças ficasse de guarda perante o montículo da sepultura.

Durante as escavações os arqueólogos descobriram ainda que o homem estava completamente vestido e usava um broche fino de bronze. Estava deitado em posição fetal sobre o seu escudo de bronze, madeira e couro de 35 centímetros de diâmetro, muito decorado, e cercado por ossos de seis leitões, cuja carne pode ter sido comida durante a cerimónia funerária.

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

  1. A crueldade dos seres humanos para com os seus semelhantes e para com os animais é algo inacreditável. E, o pior de tudo, é que continuamos tão primitivos, egoístas e estúpidos quanto os nossos antepassados. A violência agora tem outras formas, mas ainda esta ai. Para quem duvida, visite um abatedouro de aves, um abatedouro de bovinos e uma estância de leite. Ou saia na rua depois do anoitecer, na maior parte dos bairros do Rio de Janeiro. Vai ficar decepcionado com a raça humana…

RESPONDER

Arquitetura óssea pode inspirar asas de aeronaves mais fortes

Uma nova descoberta na estrutura interna do osso pode levar a um melhor tratamento da osteoporose e a componentes de aeronaves mais duráveis. A densidade tem sido a referência para medir a força óssea. No entanto, …

Até as estrelas têm auroras (e já as podemos ver)

Uma equipa internacional de astrónomos observou sinais de rádio estranhos vindos de uma anã vermelha. Estas ondas bizarras estavam a ser produzidas pela interação com um exoplaneta que orbitava a estrela, criando uma aurora. Apesar de …

Tiroteios em dois bares fazem oito mortos na Alemanha

Pelo menos oito pessoas morreram hoje em dois tiroteios em dois bares na cidade alemã de Hanau, no centro do país, indicou a polícia local, sem precisar o número. O primeiro tiroteio ocorreu num bar de …

Descobertos sarcófago e altar dedicado ao fundador de Roma do século VI a.C.

Os dois objetos foram descobertos numa área subterrânea perto da Cúria, foi anunciado esta terça-feira. Um sarcófago considerado "excecional" e um altar do século VI a.C., que poderá ter sido dedicado a Rómulo, fundador de Roma, …

40 anos depois, cientistas identificam falha fundamental na eficiência dos painéis solares

Os painéis solares são uma das invenções mais impressionantes, mas é emergente descobrir como torná-los ainda mais eficientes. Recentemente, uma equipa de cientistas resolveu um mistério de 40 anos em torno de um dos principais …

SIC vai lançar serviço de streaming e canal de e-sports este ano

A SIC vai avançar para uma plataforma de streaming ainda em 2020. A "Netflix à portuguesa" ainda não tem nome, mas tem como objetivo "encontrar mais e novas audiências". Em entrevista ao jornal Público, o CEO …

Dagmar Turner tocou violino enquanto lhe era removido um tumor do cérebro

Uma paciente do King's College Hospital, no Reino Unido, tocou violino enquanto os médicos lhe removiam um tumor do cérebro. Desta forma, foi possível preservar a sua capacidade de tocar e a sua paixão de 40 …

"Não é aceitável". Tribunal de Contas refuta acusações de Manuel Heitor

O Tribunal de Contas (TdC) refutou as acusações do ministro do Ensino Superior sobre a auditoria ao modelo de financiamento do setor, considerando-as inaceitáveis e infundadas. "O tribunal tem o máximo respeito pela opinião dos auditados, …

"Lava que se farta". Isabel dos Santos recorre da absolvição de Ana Gomes

A empresária angolana recorreu para o Tribunal da Relação de Lisboa por causa das publicações no Twitter nas quais a antiga eurodeputada acusa a empresária, por exemplo, de "lavar que se farta". Em janeiro, o Tribunal …

Ministro considera "inaceitável" que TAP pague prémios em ano de prejuízos

O ministro das Infraestruturas e da Habitação considerou "inaceitável" que a TAP, empresa que "tem 100 milhões de euros de prejuízos" em 2019, atribua prémios a uma minoria de trabalhadores. "É uma falta de respeito para …