/

Esqueletos da dinastia Ming revelam segredos sobre a prática dos “Pés de Lótus”

2

A prática dos “pés de lótus” foi praticada na China durante mil anos e é preservada em documentos históricos, sapatos encontrados em túmulos da elite e nos testemunhos de mulheres com pés atados que sobrevivem até hoje.

Só nos últimos anos os arqueólogos observaram os esqueletos com os pés atados para aprender mais sobre as mulheres que experimentaram esta forma extrema de modificação corporal.

Elizabeth Berger, pós-doutorada em estudos chineses na Universidade de Michigan, estava a trabalhar numa escavação arqueológica no local de Yangguanzhai, perto de Xi’an, na província chinesa de Shaanxi.

A equipa de arqueólogos, liderada por Liping Yang, da Academia Arqueológica de Shaanxi, estava principalmente interessada numa aldeia neolítica enterrada naquela região. Inesperadamente, encontraram um cemitério sobreposto de uma era muito posterior, a Dinastia Ming e salvaram as sepulturas.

“Eu estava a olhar para os ossos e notei que havia algo muito estranho nos pés“, disse Berger à Live Science. “O meu primeiro pensamento foi de que poderia ser uma amarração dos pés e comecei a investigar e descobri que não havia muitas publicações sobre como era os ossos dos pés amarrados, embora houvesse muita pesquisa sobre a história disso”.

Num artigo publicado na edição de março de 2019 do International Journal of Paleopathology, Berger e os seus colegas relataram que quatro das oito mulheres da elite tinham sinais de pés atados.

Os investigadores pensam que as primeiras formas de ligação com os pés começaram na Dinastia Song do Sul. No início, a prática visava tornar os pés mais estreitos, um processo que não alterava os ossos muito severamente. A ligação mais extrema do pé em uma forma de arco muito mais curto começou durante a dinastia Ming. A prática começou entre as mulheres da elite e depois espalhou-se para outras classes.

Isto geralmente começava numa idade jovem, as ligaduras apertadas que dobravam o pé em forma de “lótus” tinham de ser usadas durante toda a vida de uma mulher. Existia um estilo do norte e um estilo do sul nos anos 1600. Enquanto os dedos permaneciam retos no estilo do sul, no estilo do norte, todos os dedos, exceto o dedo grande, estavam enrolados sob a sola, tornando o pé ainda menos estável.

A amostra das escavações em Yangguanzhai era pequena, mas Berger acredita que o padrão observado pode refletir a amarração do pé como uma prática em evolução.

Os investigadores notaram que os metatarsos das mulheres, que são os ossos longos do arco do pé, e os poucos ossos sobreviventes foram dramaticamente alterados. No entanto, em comparação com os poucos casos posteriores de esqueletos do pé, os encontrados em Yangguanzhai tinham ossos do tarso em redor do calcanhar que não eram tão alterados, embora fossem ligeiramente reduzidos em tamanho.

Christine Lee, antropóloga da Universidade Estadual da Califórnia, em Los Angeles, disse que normalmente há uma aversão à escavação de sepulturas com menos de mil anos na China. “Estão preocupados com a possibilidade de perturbar acidentalmente os seus ancestrais, o que causaria má sorte”. Escavações em cemitérios do último milénio, quando a prática de atar os pés era praticada, são raras, a menos que os túmulos estejam sob ameaça de serem destruídas.

Lee notou um padrão geral: a taxa da prática entre as mulheres parecia aumentar da dinastia Ming para a dinastia Qing, o que se encaixa com o conhecimento histórico sobre a prática. A amarração dos pés tornou-se mais difundida, especialmente entre as mulheres da elite, durante a dinastia Qing.

As mulheres com os pés atados enfrentaram consequências para a saúde ao longo das suas vidas, incluindo infeções, dedos perdidos, perda de mobilidade, dor durante a caminhada e uma taxa mais alta de fraturas decorrentes de quedas na velhice, descobriram as pesquisas.

Historiadores e economistas ainda publicam artigos a investigar os fatores que influenciam a amarração de pés, já que as motivações por trás da prática parecem ser mais complexas do que o simples cumprimento de padrões de beleza.

Um estudo recente na revista PLOS ONE mostrou que a amarração de pé, pelo menos no início do século XX, estava ligado à alta produtividade entre meninas e mulheres em indústrias artesanais como tecer e bordar têxteis.

“Definitivamente, há muito mais estudos que precisam de ser feitos sobre como a prática mudou ao longo do tempo em diferentes lugares da China“, disse Berger. “Eu vejo muitas descrições na literatura ocidental que descrevem isto como uma prática monolítica, enquanto que, na verdade, foi praticada durante mil anos e mudou de um lugar para outro.”

2 Comments

  1. Observador
    Meu caro de mal a pior
    A Monarquia prendia-se com a chefia do Estado e, Constitucionalmente não interferia, por via de regra, directamente ma a formação dos os governos.
    Com todo o respeito permito-me alertar para o facto de que quase tudo o que é escrito sobre a Monarquia revela um conhecimento intencionalmente deformado da Instituição.
    A história é sempre escrita, e divulgada, e ensinada, na versão dos vencedores. Vivemos em Respubica desde 1910, independentemente dos regimes que se têm acoitado sob essa Chefia de Estado.
    Neste entendimento, e restringindo-nos apenas aos tempos adequados, os pés das consortes (e filhas) dos Senhores Presidentes da Respubica, a terem sido dramaticamente alterados, tê-lo-ão sido mais na óptica do desenvolvimento do palmo (palma?) inglês
    Cumprimentos

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.