Arqueólogos trabalhavam nas ruínas de um convento medieval quando encontraram (muitos) restos mortais humanos, no País de Gales.
O Ocky White tem andado fora das notícias, desde que fechou há quase 10 anos, mas agora volta a surgir por causa…de esqueletos.
Arqueólogos trabalhavam nas ruínas de um convento medieval, no País de Gales, quando encontraram restos mortais de mais de 240 pessoas.
Esta descoberta “extremamente significativa” surge debaixo do antigo edifício do Ocky White, centro comercial em Haverfordwest.
De acordo com a BBC, os arqueólogos acreditam que as ruínas são do Convento de São Salvador, mosteiro dominicano fundado há quase 800 anos.
O convento era um complexo de edifícios com dormitórios, scriptoriums (salas dedicadas à escrita e aos manuscritos), estábulos e hospital.
Tudo junto a um cemitério, que deverá ter sido utilizado até há 300 anos.
As pessoas terão sido vítimas de um ataque liderado por Owain Glyndŵr – o último galês nativo a ter o título de Príncipe de Gales – numa batalha entre galeses, franceses e ingleses.
Metade dos restos mortais são de crianças. Outros esqueletos têm ferimentos na cabeça, provavelmente consequências da batalha.
“É um lugar de bastante prestígio para ser enterrado. Há aqui uma variedade de pessoas, desde os habitantes mais ricos até aos moradores da cidade em geral”, descreveu o supervisor Andrew Shobbrook.
Em breve, o local onde foram encontrados os restos humanos vai ser uma mercearia e um bar.