Encontrado esqueleto acorrentado em Inglaterra, uma rara evidência da escravidão romana

(dr) MOLA

As algemas encontradas no esqueleto de Great Casterton, em Rutland

O esqueleto encontrado em Rutland, Inglaterra, foi identificado pelos cientistas como uma evidência rara e importante da escravidão na Britânia romana, sendo uma “descoberta internacionalmente significativa”.

Os restos mortais foram encontrados por trabalhadores da construção civil em Great Casterton, em Rutland, e a datação por radiocarbono mostrou que eram de um período entre o ano 226 D.C. e 427 D.C., conta o jornal The Guardian.

Os tornozelos deste homem, que os investigadores pensam que teria cerca de 20 ou 30 anos, foram presos por pesados grilhões de ferro e o seu corpo parece ter sido lançado para uma vala.

Esta é a primeira descoberta deste tipo no Reino Unido, com os cientistas a considerarem que se trata de uma rara e importante prova da escravidão existente na Britânia romana.

“Ter a oportunidade de estudar o corpo de uma pessoa que provavelmente foi escrava é muito importante. Este enterro é excecionalmente incomum“, disse Michael Marshall, um investigador do Museu de Arqueologia de Londres (MOLA), que participou na pesquisa.

A equipa nunca saberá a identidade deste indivíduo, mas já tem algumas suposições do que lhe poderá ter acontecido. “Pode ter sido alguém que enfureceu outras pessoas. Ou as pessoas que o enterraram poderiam ser tirânicas e horríveis”, sugere Marshall.

Os arqueólogos têm examinado uma série de teorias, incluindo uma que defende que as algemas podem ter sido colocadas depois de este homem ter morrido, como forma de rebaixá-lo ainda mais ou para marcá-lo como um criminoso na vida após a morte.

Os poucos esqueletos encontrados com algemas noutros países são normalmente vítimas de desastres naturais e não foram enterrados. Mas não é este o caso, dizem os arqueólogos.

A posição do esqueleto também é estranha, acrescenta Chris Chinnock, um dos arqueólogos a trabalhar neste projeto, e o facto de haver um cemitério romano a apenas 60 metros sugere que foi voluntária a decisão de não enterrar este homem de forma decente. A explicação mais provável é ter sido atirado para uma vala e depois coberto.

As conclusões desta equipa de arqueólogos foram publicadas, esta segunda-feira, num artigo na revista científica Britannia.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Governo quer fazer alterações na duração de cargos de dirigentes

As mudanças que estão a ser preparadas passam por reduzir a duração dos cargos em substituição e, por outro lado, pelo ajustamento do período das comissões do serviço em função da avaliação. Segundo o Jornal de …

Responsável pelas manifestações em Lisboa é coordenador no Gabinete de Apoio à Presidência da CML

O responsável pelas manifestações na cidade de Lisboa é coordenador técnico no Gabinete de Apoio à Presidência da Câmara liderada por Fernando Medina. De acordo com o semanário Expresso, António Santos tem sido, nos últimos …

Sporting e Braga jogam Supertaça em Aveiro no dia 31 de julho

A Supertaça Cândido Oliveira, que vai ser disputada entre Sporting e Sporting de Braga, vai ser disputada em Aveiro, a 31 de julho, anunciou a Federação Portuguesa de Futebol (FPF). "A decisão da Supertaça Cândido de …

Um quarto da população portuguesa já tem a vacinação completa

Em Portugal, 42% das pessoas já receberam a primeira dose de uma vacina contra a Covid-19 e 25% — cerca de um quarto da população — estão completamente vacinados. De acordo com o mais recente relatório …

Cardiologista do Tottenham admite ponto final na carreira de Eriksen

O cardiologista do Tottenham, Sanjay Sharma, admite um ponto final na carreira de Christian Eriksen, que caiu inanimado no jogo entre a Dinamarca e a Finlândia. O encontro entre Dinamarca e Finlândia, da primeira jornada do …

ARS Norte conta avançar com recuperação de consultas em atraso ainda este mês

A Administração Regional de Saúde (ARS) do Norte conta avançar durante este mês com o programa especial de incentivos financeiros para recuperação de consultas presenciais nos cuidados de saúde primários (CSP), propondo-se recuperar metade da …

Cristiano Ronaldo no Euro 2020

"Rei do Euro". Ronaldo fez história na Hungria (e ainda vai durar "mais uns 3 aninhos")

Cristiano Ronaldo marcou dois dos golos de Portugal na vitória frente à Hungria por 3-0, na estreia da Selecção no Euro 2020, e tornou-se no melhor marcador de sempre dos Campeonatos Europeus de futebol. Aos …

"Insultos são a arma dos fracos". Ministro defende lei das minas e lança farpas a Catarina Martins

Matos Fernandes defende acerrimamente o novo decreto lei da exploração mineira e lança farpas a Catarina Martins, que o criticou: "Insultos são a arma dos fracos". No domingo, o Bloco de Esquerda anunciou que ia pedir …

Crónica ZAP - Linha de Fundo por Teófilo Fernando

Linha de Fundo: Ronaldo e agitadores derrubaram a muralha

Rajada final garantiu vitória lusa na estreia. Ronaldo a bisar e a quebrar três recordes. Todos os jogos da primeira jornada. Visto da Linha de Fundo. A paciência tem limites Hungria 0 – 3 Portugal (Raphaël …

O ex-líder do PAN, André Silva.

"Ficaram a usufruir de uma renda". André Silva arrasa deputados dissidentes do PAN

Cristina Rodrigues e Francisco Guerreiro, deputados eleitos pelo PAN, "sempre estiveram concertados" e deixaram o partido por "ambições pessoais", ficando a "usufruir de uma renda" à custa desses lugares políticos. A acusação é de André …