Esqueça o sangue ou DNA, respire e saiba como está de saúde

Mizrak / Flickr

-

Muitos são os avanços que recentemente têm ocorrido a nível da Medicina. O mais recente, relacionado com exames médicos, não usa nem sangue nem DNA – apenas a respiração.

Raed Dweik, médico responsável pelo programa de hipertensão pulmonar no Instituto Respiratório da Clínica de Cleveland, passou vinte anos a estudar os padrões moleculares na respiração que podem dar indícios do que está a acontecer dentro do corpo.

Isto inclui doenças como câncro do pulmão, doenças do fígado, cardíacas, asma e inflamações intestinais. E as implicações médicas são de extrema importância: este dispositivo – semelhante ao usado para soprar ao balão para detectar a taxa de álcool no sangue – pode ser tão preciso quanto o teste de sangue ou a tradicional biópsia, mas mais barato e menos invasivo.

clevelandclinic.org

Raed Dweik, investigador do Instituto Respiratório da Clínica de Cleveland,

Raed Dweik, investigador do Instituto Respiratório da Clínica de Cleveland,

«Para muitas pessoas, a respiração representa o que está nos pulmões», afirmou Dweik em declarações à Mashable. «Porém, percebemos agora que qualquer coisa que esteja no corpo e que está, eventualmente, no sangue, pode ser medida através da respiração», acrescentou.

Alguns dispositivos de análise da respiração apresentam uma maior concentração de certas moléculas.  Outros mostram exactamente quais as moléculas presentes e em que níveis, o que permite aos médicos entender melhor a saúde do indivíduo e, ao mesmo tempo, adquirir conhecimentos sobre a doença ou condição do mesmo.

Porém, nem todas as doenças são reveladas através destes dispositivos. Dweik não conseguiu, por exemplo, encontrar um padrão de respiração distinto em pacientes com câncro do esófago. Algumas condições podem também influenciar o resultado final, como é o caso da obesidade.

«Isso chocou-nos», advogou o médico responsável pelo projecto. «E foi por isso mesmo que comecei a pensar na respiração como algo muito para além dos pulmões… Agora temos de perceber o que acontece com as pessoas obesas que faz com que tenham uma respiração diferente. Será que metabolizam os alimentos de forma diferente? Este factor levanta muitas questões», desabafou.

Um dos próximos passos – e talvez o mais revolucionário – é fazer com que estes dispositivos andem sempre com as pessoas, e assim controlarem a sua saúde.

Esta realidade ainda está, no entanto, um pouco distante, uma vez que muitos dos dispositivos em estudo são do tamanho de máquinas de lavar roupa.

Ainda assim, Dweik não desanima e conclui: «Quando mais olhamos para a respiração, mais novidades descobrimos».

CG, ZAP

PARTILHAR

RESPONDER

Portugal está "numa terceira fase de crescimento" da pandemia, avisa epidemiologista

"Estamos numa terceira fase de crescimento" de novos casos de covid-19, garante Baltazar Nunes, epidemiologista do Instituto Nacional de Saúde Dr. Ricardo Jorge. O número de novos casos voltou a aumentar esta sexta-feira, batendo o recorde …

Áustria corrige Trump. Os seus cidadãos não vivem em florestas

O Governo austríaco decidiu corrigir a afirmação do Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, que afirmou que as pessoas naquele país europeu vivem em "cidades da floresta". Trump referiu recentemente a Áustria e outros países europeu …

UE em rota de colisão com a Polónia. Em causa estão os crimes de ódio

A relação entre a União Europeia e a Polónia está cada vez mais comprometida. As duas partes têm chocado no que toca à discussão dos crimes de ódio. No seu primeiro discurso sobre o estado de …

Leixões nega ter colocado adeptos na bancada a ver um jogo

Episódio aconteceu numa partida de voleibol em Gondomar. Presidente garante que jovens pertencem aos órgãos sociais do clube, Federação não confirma a identidade à entrada. A Supertaça de voleibol começou, no Grupo B, com o duelo …

Ventura quer ser Sá Carneiro do século XXI e ter juventude partidária

O presidente do Chega vai apresentar-se este fim de semana em Évora para a II Convenção Nacional do partido populista de direita como “o principal continuador em Portugal” de Sá Carneiro, o falecido líder fundador …

Alemanha tem provas materiais de que Maddie está morta

As autoridades alemãs têm provas materiais de que Madeleine McCann está morta, garante o porta-voz da Procuradoria de Braunschweig, Hans Christian Wolters, à RTP. Apenas está por provar o envolvimento de Christian Brueckner no homicídio …

BE quer que direito das grávidas a acompanhante seja respeitado

O Bloco de Esquerda (BE) quer que as normas da Direção-Geral da Saúde (DGS) sobre gravidez e parto no âmbito da covid-19 sejam revistas para que o direito das mulheres grávidas a estarem acompanhadas seja …

Proposta do PCP para passar Novo Banco para esfera pública foi chumbada

A recomendação ao Governo proposta pelo PCP para reverter da venda do Novo Banco, transferindo-o para a esfera pública, foi hoje chumbada no parlamento com os votos contra de PS, PSD, CDS-PP, PAN, Iniciativa Liberal …

Trump ataca voto por correspondência. Resultados podem não ser "determinados de forma precisa"

O Presidente dos EUA, Donald Trump, reforçou na quinta-feira no Twitter os ataques ao voto por correspondência nas eleições de novembro, ao que a rede social reagiu ligando duas das suas mensagens a informação verificada …

Quatro candidatos disputarão sucessão de Santana no Aliança

O novo líder do Aliança, que sucederá ao fundador do partido, Pedro Santana Lopes, vai ser escolhido entre quatro candidatos no próximo congresso nacional, agendado para 26 e 27 de setembro em Torres Vedras. Segundo noticiou esta …