Esqueça as meias azuis. Os “olhos pegajosos” são a nova moda no engate

A tática consiste em estabelecer contacto visual com a pessoa em que se está interessado — e a ciência apoia a sua eficácia.

Depois do ananás no Mercadona e de correr com meias azuis, há uma nova técnica de engate que se está a popularizar pela internet.

O truque chama-se “sticky eyes” — ou “olhos pegajosos“, na língua de Camões — e foi introduzido pela TikToker Chelsea Anderson, que o descreve como infalível para convidar alguém a namoriscar consigo.

Anderson explica que a técnica consiste em, primeiro, estabelecer contacto visual com a pessoa em quem se está interessado e, depois, desviar rapidamente o olhar quando o nosso alvo se apercebe, como se tivesse sido apanhado. Este breve momento de evasão, diz, desperta a intriga.

“Da próxima vez que olhar para a pessoa e ela voltar a encontrar os seus olhos, não desvie o olhar. Deixa-a quebrar o contacto primeiro”, diz. “Quando desviar o olhar, nunca mais olhe para ela. E, em cerca de 45 segundos, eles estarão bem na sua frente, como se tivessem sido convocados psiquicamente por si”, explica a criadora.

@chelseaexplainsitall Sticky Eyes™️ is INCREDIBLY powerful so use it responsibly #datinghacks #moderndating #meetcute ♬ original sound – ChelseaExplainsItAll

O vídeo, que obteve mais de 6,7 milhões de visualizações e 800 000 gostos, divertiu e intrigou os utilizadores das redes sociais. Anderson adverte com humor os espectadores para usarem os “olhos pegajosos” com cautela, pois é fácil usar a técnica acidentalmente na pessoa errada.

A ciência por trás dos “olhos pegajosos”

Embora o conceito possa parecer um truque das redes sociais, os especialistas em encontros dizem que existe alguma verdade. Amy Chan, uma coach de namoro e autora de Breakup Bootcamp: The Science of Rewiring Your Heart, explica que os “olhos pegajosos” são apenas uma versão repaginada das técnicas clássicas de engate que envolvem diferentes tipos de contacto visual para sinalizar interesse romântico. Refere-se a isso como uma forma de “luz verde” – uma maneira de deixar alguém saber que tem permissão para se aproximar de si.

O contacto visual sempre foi uma parte fundamental da atração. Estudos demonstraram que o contacto visual prolongado pode fazer com que alguém pareça mais confiante, carismático e simpático.

No entanto, os especialistas alertam para o facto de a técnica poder correr mal. Olhar demasiado fixamente pode deixar alguém desconfortável em vez de intrigado. Para evitar que isso aconteça, Anderson aconselha a combinar o contacto visual com um sorriso suave para garantir que o olhar seja amigável e convidativo.

A popularidade viral dos “olhos pegajosos” reflete uma tendência maior nos encontros modernos – uma tendência em que as competências sociais pessoais diminuíram devido à pandemia e ao aumento das aplicações de encontros.

Amy Chan acredita que muitos solteiros se tornaram excessivamente dependentes da tecnologia para namorar, fazendo com que até as interações humanas básicas, como o contacto visual, pareçam descobertas inovadoras.

Dito isto, embora os “olhos pegajosos” possam ser uma abertura eficaz, os especialistas sublinham que a verdadeira atração requer mais do que apenas o contacto visual. Descruzar os braços, inclinar ligeiramente a cabeça e até mesmo posicionar subtilmente os pés na direção da outra pessoa também pode ajudar a sinalizar interesse.

“Utilize o olhar fixo como um convite, não como a estratégia completa”, aconselha Chan ao USA Today. “A verdadeira ligação requer conversa, envolvimento e um pouco mais do que apenas um olhar prolongado.”

Adriana Peixoto, ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.