Se espirrar de olhos abertos, os olhos não explodem. Mas é difícil fazê-lo

É verdade que espirrar com os olhos abertos faz com que eles expludam ou saltem fora das órbitas? Não, isso é um mito. Fechar os olhos quando se espirra é um reflexo e, apesar de não ser impossível fazê-lo de olhos abertos, é pouco provável consegui-lo.

O espirro é uma forma de o organismo se livrar de agentes invasores que pretendem infiltrar-se no nosso nariz, como por exemplo o pó.

“Ao fechar automaticamente as pálpebras, mais substâncias são, potencialmente, impedidas de entrar e agravar a situação nos olhos”, explicou David Huston, da Texas A&M College of Medicine, num comunicado.



O alergologista, autor de um artigo sobre o assunto, defende que o fecho dos olhos é um reflexo involuntário do corpo, não só pela contração dos músculos, mas também para proteger a região ocular das partículas expelidas no espirro.

Mas isso não impossibilita que algumas pessoas espirrem de olhos abertos. Uma jovem youtuber fez um vídeo, há quase dez anos, onde mostra que os seus olhos não saltam, apesar de não os fechar enquanto espirra.

Tendo em conta que não existe nenhuma ligação entre o nariz e a garganta com a parte de trás do olho, não é possível criar pressão suficiente para que os olhos saltem fora.

E mesmo que isso fosse possível, não era o facto de se “manter as pálpebras fechadas” que o iria impedir, disse Robert Naclerio, professor de cirurgia e responsável de otorrinolaringologia da Universidade de Chicago, à NBC.

Origem do mito

No dia 30 de abril de 1882, o jornal norte-americano The New York Times publicou uma notícia, na qual contava a história de uma mulher, cujos olhos tinham “saltado” depois de um ataque de espirros agressivo.

De acordo com a IFL Science, a publicação contou que a mulher “teve um ataque súbito de espirros e um dos seus globos oculares explodiu”, o que lhe terá provocado dores muito intensas.

 

Sofia Teixeira Santos, ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

DGS diz que demora de conclusões sobre eventos-piloto não é por erro técnico

A Direção-Geral da Saúde (DGS) rejeitou, esta terça-feira, que tenha havido erro técnico no tratamento de dados dos eventos-piloto da Cultura, ocorridos em abril e maio, mas admitiu que o processo está demorado. Numa declaração enviada …

Governo quer fazer alterações na duração de cargos de dirigentes

As mudanças que estão a ser preparadas passam por reduzir a duração dos cargos em substituição e, por outro lado, pelo ajustamento do período das comissões do serviço em função da avaliação. Segundo o Jornal de …

Responsável pelas manifestações em Lisboa é coordenador no Gabinete de Apoio à Presidência da CML

O responsável pelas manifestações na cidade de Lisboa é coordenador técnico no Gabinete de Apoio à Presidência da Câmara liderada por Fernando Medina. De acordo com o semanário Expresso, António Santos tem sido, nos últimos …

Sporting e Braga jogam Supertaça em Aveiro no dia 31 de julho

A Supertaça Cândido Oliveira, que vai ser disputada entre Sporting e Sporting de Braga, vai ser disputada em Aveiro, a 31 de julho, anunciou a Federação Portuguesa de Futebol (FPF). "A decisão da Supertaça Cândido de …

Um quarto da população portuguesa já tem a vacinação completa

Em Portugal, 42% das pessoas já receberam a primeira dose de uma vacina contra a Covid-19 e 25% — cerca de um quarto da população — estão completamente vacinados. De acordo com o mais recente relatório …

Cardiologista do Tottenham admite ponto final na carreira de Eriksen

O cardiologista do Tottenham, Sanjay Sharma, admite um ponto final na carreira de Christian Eriksen, que caiu inanimado no jogo entre a Dinamarca e a Finlândia. O encontro entre Dinamarca e Finlândia, da primeira jornada do …

ARS Norte conta avançar com recuperação de consultas em atraso ainda este mês

A Administração Regional de Saúde (ARS) do Norte conta avançar durante este mês com o programa especial de incentivos financeiros para recuperação de consultas presenciais nos cuidados de saúde primários (CSP), propondo-se recuperar metade da …

Cristiano Ronaldo no Euro 2020

"Rei do Euro". Ronaldo fez história na Hungria (e ainda vai durar "mais uns 3 aninhos")

Cristiano Ronaldo marcou dois dos golos de Portugal na vitória frente à Hungria por 3-0, na estreia da Selecção no Euro 2020, e tornou-se no melhor marcador de sempre dos Campeonatos Europeus de futebol. Aos …

"Insultos são a arma dos fracos". Ministro defende lei das minas e lança farpas a Catarina Martins

Matos Fernandes defende acerrimamente o novo decreto lei da exploração mineira e lança farpas a Catarina Martins, que o criticou: "Insultos são a arma dos fracos". No domingo, o Bloco de Esquerda anunciou que ia pedir …

Crónica ZAP - Linha de Fundo por Teófilo Fernando

Linha de Fundo: Ronaldo e agitadores derrubaram a muralha

Rajada final garantiu vitória lusa na estreia. Ronaldo a bisar e a quebrar três recordes. Todos os jogos da primeira jornada. Visto da Linha de Fundo. A paciência tem limites Hungria 0 – 3 Portugal (Raphaël …