/

Se espirrar de olhos abertos, os olhos não explodem. Mas é difícil fazê-lo

É verdade que espirrar com os olhos abertos faz com que eles expludam ou saltem fora das órbitas? Não, isso é um mito. Fechar os olhos quando se espirra é um reflexo e, apesar de não ser impossível fazê-lo de olhos abertos, é pouco provável consegui-lo.

O espirro é uma forma de o organismo se livrar de agentes invasores que pretendem infiltrar-se no nosso nariz, como por exemplo o pó.

“Ao fechar automaticamente as pálpebras, mais substâncias são, potencialmente, impedidas de entrar e agravar a situação nos olhos”, explicou David Huston, da Texas A&M College of Medicine, num comunicado.

O alergologista, autor de um artigo sobre o assunto, defende que o fecho dos olhos é um reflexo involuntário do corpo, não só pela contração dos músculos, mas também para proteger a região ocular das partículas expelidas no espirro.

Mas isso não impossibilita que algumas pessoas espirrem de olhos abertos. Uma jovem youtuber fez um vídeo, há quase dez anos, onde mostra que os seus olhos não saltam, apesar de não os fechar enquanto espirra.

Tendo em conta que não existe nenhuma ligação entre o nariz e a garganta com a parte de trás do olho, não é possível criar pressão suficiente para que os olhos saltem fora.

E mesmo que isso fosse possível, não era o facto de se “manter as pálpebras fechadas” que o iria impedir, disse Robert Naclerio, professor de cirurgia e responsável de otorrinolaringologia da Universidade de Chicago, à NBC.

Origem do mito

No dia 30 de abril de 1882, o jornal norte-americano The New York Times publicou uma notícia, na qual contava a história de uma mulher, cujos olhos tinham “saltado” depois de um ataque de espirros agressivo.

De acordo com a IFL Science, a publicação contou que a mulher “teve um ataque súbito de espirros e um dos seus globos oculares explodiu”, o que lhe terá provocado dores muito intensas.

 

Sofia Teixeira Santos, ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.